Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMedo Clássico

Por que Frankenstein é chamado de Prometeu moderno?

Desvende a mensagem por trás do clássico de Mary Shelley

05/04/2023

Frankenstein é um marco da literatura de terror e de ficção científico. Publicado há mais de 200 anos, o romance de Mary Shelley é uma história de monstros, tanto humanos quanto inumanos, que continua a cativar leitores através das gerações.

LEIA TAMBÉM: MARY SHELLEY, CRIADORA DE FRANKENSTEIN, ETERNIZOU O NOSSO MEDO DO DESCONHECIDO

Mary Shelley tinha apenas 18 anos quando foi desafiada por Lord Byron a escrever um conto de terror que daria origem à sua obra mais aclamada. O livro foi publicado pela primeira vez em 1º de janeiro de 1818, quando a autora tinha 20 anos, sob o título Frankenstein ou O Prometeu Moderno. A obra, no entanto, foi editada anonimamente porque era bem incomum que mulheres escrevessem esse tipo de história na época.

Filha dos intelectuais Mary Wollstonecraft e William Godwin, Mary Shelley cresceu em um ambiente repleto de incentivos literários, o que contribuiu com o seu forte interesse pela ciência, como podemos observar em Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura. Essa inclinação, em especial o método de galvanização, motivou-a a escrever um livro que, apesar das influências góticas e do Romantismo, é considerado a primeira obra de ficção científica.

mary shelley

Dentre suas influências literárias, uma que se destaca é Paraíso Perdido, de John Milton. Ela também se inspirou em experiências pessoais, principalmente a morte precoce da mãe, em acontecimentos da época, como a Revolução Francesa, e em mitologia. Afinal, de onde viria a relação com Prometeu?

Quem era Prometeu na mitologia grega?

De acordo com a mitologia, Prometeu era o titã que criou os humanos à imagem dos deuses. Foi ele quem os ensinou a caçar. Porém, após ter induzido Zeus a aceitar oferendas “de baixa qualidade”, o deus do Olimpo decidiu privar os mortais do fogo.

Só que Prometeu pegou o fogo de volta de Zeus e o deu à humanidade. Quando Zeus descobriu, condenou Prometeu a uma punição eterna: o titã seria preso a uma rocha no cume do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia viria para arrancar o seu fígado — que se regenerava por causa de sua imortalidade — repetindo o castigo para sempre.

LEIA TAMBÉM: O QUE É MITO E O QUE É MITOLOGIA?

Qual a relação entre Frankenstein e Prometeu?

A história escrita por Mary Shelley se compara à figura mitológica de Prometeu porque tanto ele como Viktor Frankenstein foram penalizados por tentar ajudar os humanos. De maneira semelhante ao titã grego, o cientista também quis ditar as regras da humanidade, o que levou a um fim trágico.

mary shelley

Em uma analogia, o poder dos deuses levado aos humanos por Prometeu na forma de fogo também foi “manipulado” por Frankenstein de certo modo, ao querer criar vida de maneiras não naturais. Por isso ele é chamado de Prometeu moderno. Há outra semelhança entre as duas histórias: Prometeu dá o fogo aos humanos de uma estátua de barro, enquanto Frankenstein dá vida a um homem a partir de pedaços de um corpo sem vida

Tanto a lenda grega quanto a obra de Mary Shelley têm uma lição categórica: não tente desafiar ou imitar os poderes dos deuses, pois as consequências serão catastróficas.

LEIA TAMBÉM: DISSECANDO AS CRIATURAS DE MARY SHELLEY, BRAM STOKER E ROBERT LOUIS STEVENSON

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Rodney Mullen

    12 de julho de 2023 às 19:15

    Muito bom

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Frankenstein
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Paraíso Perdido + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide