Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesListas

10 Destinos para se encantar com o Carnaval

O melhor da festa ao redor do mundo

12/02/2024

Já está ouvindo os batuques? Se você é do time da folia, certamente já escutou o chamado reverberando no seu ouvido e o corpo estremecendo com a energia que começa a tomar conta das ruas e do coração do povo. É tempo de Carnaval, época do ano em que as cores e formas começam a emergir em um espetáculo encantador e sedutor. É hora de abrir alas para os tons mais vibrantes e as fantasias mais inusitadas nessa celebração contagiante.

LEIA TAMBÉM: VOCÊ CONHECE AS ORIGENS MITOLÓGICAS DO CARNAVAL?

Para muito além das marchinhas “Aurora” ou “Balancê”, o Carnaval é a festa popular mais tradicional do Brasil, e envolve milhões de pessoas nos preparativos, produção e concretização nos mais variados setores. Embora os brazucas possam dizer com orgulho que o Rio de Janeiro tem o maior Carnaval do mundo, eleito pelo Guinness World Records, a festa não é exclusividade nossa e tampouco teve suas raízes originais em terras brasileiras.

Apesar de ser conhecida pela origem católica, remetendo originalmente ao antigo Império Romano, a celebração carnavalesca já era realizada pelos povos pagãos. As festividades na Antiguidade eram relacionadas a cultos religiosos de purificação dos maus espíritos e fertilidade, regadas com muita comida, bebida, dança e prazeres carnais.

A Igreja Católica, ao invés de banir as festas, adaptou-as ao calendário cristão, criando um período de extravagâncias antes da Quaresma, tempo de jejum e penitência. Com isso, a festa seguiu tomando proporções no continente europeu e passou a levar alegorias pelos cantos do globo. A Caveira tirou o passaporte da gaveta, vestiu a melhor fantasia e vai te levar para uma jornada de celebrações carnavalescas ao redor do mundo:

1. Rio de Janeiro, Brasil

Em Roma, como os romanos, no Rio de Janeiro, como os cariocas. A maior celebração de Carnaval do mundo atrai tanto foliões de todas as partes do Brasil como do mundo. Da Sapucaí aos bloquinhos de rua, a junção de milhões de pessoas transforma a Cidade Maravilhosa em um grande palco de cores, extravagância, música e muita alegria. Fantasias deslumbrantes, coreografias impressionantes e o samba como trilha sonora, o Carnaval do Rio de Janeiro é uma experiência única, com muita tradição e cultura.

origens mitológicas do carnaval
Richard Ebert/UOL – Reprodução

2. Nova Orleans, Estados Unidos

Uma das festas mais famosas e antigas dos Estados Unidos, o Mardi Gras, que significa “terça-feira gorda”, transforma as ruas da capital da Louisiana com as mais vibrantes cores, preenchidas com as músicas envolventes e tradições únicas. Desfiles de carros alegóricos, grupos de dança, colares de contas e bandas de jazz trazem para o dia que antecede a Quarta-feira de Cinzas o encontro entre a tradição e a modernidade. Com origem na tradição francesa do século XVIII, a celebração reúne multidões de espectadores do mundo todo em um Carnaval vibrante e único.

mardi gras
Carol M. Highsmith/Wikimedia Commons 

3. Veneza, Itália

Trajes originais exagerados e máscaras, elegância, um pouco menos de aventuras nas ruas, e mais bailes privados, marcam a exclusividade do Carnevale em Veneza. As máscaras, originais dos festivais gregos e romanos, remontam a séculos de história e eram utilizadas antigamente como forma de oportunizar pessoas de diferentes classes sociais a participarem da celebração. A cidade flutuante se transforma em um verdadeiro conto de fadas, colorido e criativo. Representante fiel da cultura italiana, o Carnevale de Veneza é uma verdadeira viagem ao tempo em uma das cidades mais românticas do mundo.

carnaval veneza
Wikimedia Commons

4. Barranquilla, Colômbia

O maior Carnaval da Colômbia engloba tradições africanas, indígenas, europeias e do Oriente Médio, todas reunidas na cidade portuária caribenha de Barranquilla. Com menos turistas internacionais, a diversão está em vestir o traje e se sentir parte da celebração que remonta a riqueza e diversidade cultural, unidas à alegria do povo colombiano. As roupas deslumbrantes, os ritmos de cumbia, vallenato e salsa dão o tom para os foliões se entregarem à atmosfera festiva.

carnaval barranquilla
Mark Garten/National Geographic

5. Viareggio, Itália

A maior celebração carnavalesca da região da Toscana, embora não tão popular quanto Veneza, desfila sua própria magia e criatividade. Com carros alegóricos que são verdadeiras obras de arte, muitas vezes satíricos e apresentando críticas políticas, o evento se transforma em espetáculo visual único. A cidade de Viareggio é tomada por músicos, dançarinos e artistas de rua que se mesclam e transformam o ambiente em uma grande festa, celebrando a cultura italiana de forma original e criativa.

carnaval viareggio
carnevalari.it/Reprodução

6. Salvador, Brasil

Se você, assim como Johnny Hooker, nunca foi à Bahia e tampouco a Salvador, precisa rever seu passaporte de folião do carnaval. Por lá, a experiência é regada a dendê, com uma pulsação afro-brasileira, conduzida pelos famosos trios elétricos que levam multidões a jogarem seus corpos carnavalescos pelos blocos e nas ruas. No ritmo do axé e do samba, milhões de foliões de todas as partes do Brasil e do mundo transformam a capital baiana em um palco de muita energia e diversão. A manifestação cultural chega com tudo celebrando a diversidade, união e alegria do povo brasileiro de forma vibrante e autêntica.

carnaval de salvador
UOL/Reprodução

LEIA TAMBÉM: DESFILES DE CARNAVAL QUE TOCARAM O TERROR NA AVENIDA

7. Basileia, Suíça

Uma das celebrações mais notórias da Europa, o Carnaval da Basiléia chega encantando habitantes locais e visitantes com uma atmosfera particular e festiva. Não imaginou que os suíços gostam de festa? Pois acredite, o desfile anual reúne cerca de 20 mil foliões marchando pelas ruas em fantasias que seguem o tema oficial do ano. Ao som de música tradicional e tambores, as máscaras e trajes são confeccionados com a inspiração histórica e cultural da região. Para seguir os costumes tradicionais, os visitantes são incentivados a não usar pinturas faciais, bonés de bobo da corte e narizes falsos.

carnaval basileia
Kanton Basel-Stadt

8. Binche, Bélgica

Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural e Imaterial, o Carnaval de Binche, na Bélgica, é um evento peculiar, localizado no país amante das celebrações, e terra da cerveja. Os Gilles, figuras icônicas do Carnaval, são o grande destaque do evento, vestindo chapéus de penas e trajes elaborados. A tradição é tão valorizada que os visitantes são proibidos de comprar as fantasias de Gilles. Ou seja, apenas uma roupa casual e você já pode desfrutar dos encantos do Carnaval belga e toda sua peculiaridade.

carnaval binche
Belga / Benoit Doppagne

9. Luanda, Angola

Migrando para o continente africano, o Carnaval de Luanda, na Angola, preenche as ruas de cores vibrantes, com destaque para o preto, vermelho e amarelo, cores da nação. Os participantes desfilam em trajes com declarações políticas e nacionalistas, sendo um espaço para a expressão de temas relacionados a religião e política. A celebração é um manifesto da cultura angolana, da sua história, e reflete a resiliência e identidade nacional do povo angolano. O desfile foi cancelado na década de 1950, mas voltou com vigor em 1976, marcando a vitória do país sobre as forças invasoras sul-africanas.

carnaval luanda
José Cola/Jornal de Angola

10. Oruro, Bolívia

Não só o Brasil tem o Carnaval como principal evento festivo. A Bolívia celebra a cultura indígena prestando homenagem à Virgem de Candelária durante o Carnaval. Dez dias levam os habitantes de Oruro e visitantes do mundo a comemorarem com máscaras elaboradas, tecidos coloridos e vibrantes e bordados únicos. Para os amantes da fotografia, o evento é uma oportunidade única de registrar as procissões de danças folclóricas, com destaque para a Diablada. Na dança, pessoas se vestem com máscaras de diabo, capas de veludo e couraças brilhantes, criando um espetáculo visual rico e deslumbrante. Tradição, religião e folclore se transformam nessa experiência vibrante e única.

carnaval oruro
Aizar Raldes/AFP

LEIA TAMBÉM: 10 LUGARES PERFEITOS PARA BRUXAS VIAJANTES

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ela Seria o Rei + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide