Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesListas

10 Destinos para se encantar com o Carnaval

O melhor da festa ao redor do mundo

12/02/2024

Já está ouvindo os batuques? Se você é do time da folia, certamente já escutou o chamado reverberando no seu ouvido e o corpo estremecendo com a energia que começa a tomar conta das ruas e do coração do povo. É tempo de Carnaval, época do ano em que as cores e formas começam a emergir em um espetáculo encantador e sedutor. É hora de abrir alas para os tons mais vibrantes e as fantasias mais inusitadas nessa celebração contagiante.

LEIA TAMBÉM: VOCÊ CONHECE AS ORIGENS MITOLÓGICAS DO CARNAVAL?

Para muito além das marchinhas “Aurora” ou “Balancê”, o Carnaval é a festa popular mais tradicional do Brasil, e envolve milhões de pessoas nos preparativos, produção e concretização nos mais variados setores. Embora os brazucas possam dizer com orgulho que o Rio de Janeiro tem o maior Carnaval do mundo, eleito pelo Guinness World Records, a festa não é exclusividade nossa e tampouco teve suas raízes originais em terras brasileiras.

Apesar de ser conhecida pela origem católica, remetendo originalmente ao antigo Império Romano, a celebração carnavalesca já era realizada pelos povos pagãos. As festividades na Antiguidade eram relacionadas a cultos religiosos de purificação dos maus espíritos e fertilidade, regadas com muita comida, bebida, dança e prazeres carnais.

A Igreja Católica, ao invés de banir as festas, adaptou-as ao calendário cristão, criando um período de extravagâncias antes da Quaresma, tempo de jejum e penitência. Com isso, a festa seguiu tomando proporções no continente europeu e passou a levar alegorias pelos cantos do globo. A Caveira tirou o passaporte da gaveta, vestiu a melhor fantasia e vai te levar para uma jornada de celebrações carnavalescas ao redor do mundo:

1. Rio de Janeiro, Brasil

Em Roma, como os romanos, no Rio de Janeiro, como os cariocas. A maior celebração de Carnaval do mundo atrai tanto foliões de todas as partes do Brasil como do mundo. Da Sapucaí aos bloquinhos de rua, a junção de milhões de pessoas transforma a Cidade Maravilhosa em um grande palco de cores, extravagância, música e muita alegria. Fantasias deslumbrantes, coreografias impressionantes e o samba como trilha sonora, o Carnaval do Rio de Janeiro é uma experiência única, com muita tradição e cultura.

origens mitológicas do carnaval
Richard Ebert/UOL – Reprodução

2. Nova Orleans, Estados Unidos

Uma das festas mais famosas e antigas dos Estados Unidos, o Mardi Gras, que significa “terça-feira gorda”, transforma as ruas da capital da Louisiana com as mais vibrantes cores, preenchidas com as músicas envolventes e tradições únicas. Desfiles de carros alegóricos, grupos de dança, colares de contas e bandas de jazz trazem para o dia que antecede a Quarta-feira de Cinzas o encontro entre a tradição e a modernidade. Com origem na tradição francesa do século XVIII, a celebração reúne multidões de espectadores do mundo todo em um Carnaval vibrante e único.

mardi gras
Carol M. Highsmith/Wikimedia Commons 

3. Veneza, Itália

Trajes originais exagerados e máscaras, elegância, um pouco menos de aventuras nas ruas, e mais bailes privados, marcam a exclusividade do Carnevale em Veneza. As máscaras, originais dos festivais gregos e romanos, remontam a séculos de história e eram utilizadas antigamente como forma de oportunizar pessoas de diferentes classes sociais a participarem da celebração. A cidade flutuante se transforma em um verdadeiro conto de fadas, colorido e criativo. Representante fiel da cultura italiana, o Carnevale de Veneza é uma verdadeira viagem ao tempo em uma das cidades mais românticas do mundo.

carnaval veneza
Wikimedia Commons

4. Barranquilla, Colômbia

O maior Carnaval da Colômbia engloba tradições africanas, indígenas, europeias e do Oriente Médio, todas reunidas na cidade portuária caribenha de Barranquilla. Com menos turistas internacionais, a diversão está em vestir o traje e se sentir parte da celebração que remonta a riqueza e diversidade cultural, unidas à alegria do povo colombiano. As roupas deslumbrantes, os ritmos de cumbia, vallenato e salsa dão o tom para os foliões se entregarem à atmosfera festiva.

carnaval barranquilla
Mark Garten/National Geographic

5. Viareggio, Itália

A maior celebração carnavalesca da região da Toscana, embora não tão popular quanto Veneza, desfila sua própria magia e criatividade. Com carros alegóricos que são verdadeiras obras de arte, muitas vezes satíricos e apresentando críticas políticas, o evento se transforma em espetáculo visual único. A cidade de Viareggio é tomada por músicos, dançarinos e artistas de rua que se mesclam e transformam o ambiente em uma grande festa, celebrando a cultura italiana de forma original e criativa.

carnaval viareggio
carnevalari.it/Reprodução

6. Salvador, Brasil

Se você, assim como Johnny Hooker, nunca foi à Bahia e tampouco a Salvador, precisa rever seu passaporte de folião do carnaval. Por lá, a experiência é regada a dendê, com uma pulsação afro-brasileira, conduzida pelos famosos trios elétricos que levam multidões a jogarem seus corpos carnavalescos pelos blocos e nas ruas. No ritmo do axé e do samba, milhões de foliões de todas as partes do Brasil e do mundo transformam a capital baiana em um palco de muita energia e diversão. A manifestação cultural chega com tudo celebrando a diversidade, união e alegria do povo brasileiro de forma vibrante e autêntica.

carnaval de salvador
UOL/Reprodução

LEIA TAMBÉM: DESFILES DE CARNAVAL QUE TOCARAM O TERROR NA AVENIDA

7. Basileia, Suíça

Uma das celebrações mais notórias da Europa, o Carnaval da Basiléia chega encantando habitantes locais e visitantes com uma atmosfera particular e festiva. Não imaginou que os suíços gostam de festa? Pois acredite, o desfile anual reúne cerca de 20 mil foliões marchando pelas ruas em fantasias que seguem o tema oficial do ano. Ao som de música tradicional e tambores, as máscaras e trajes são confeccionados com a inspiração histórica e cultural da região. Para seguir os costumes tradicionais, os visitantes são incentivados a não usar pinturas faciais, bonés de bobo da corte e narizes falsos.

carnaval basileia
Kanton Basel-Stadt

8. Binche, Bélgica

Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural e Imaterial, o Carnaval de Binche, na Bélgica, é um evento peculiar, localizado no país amante das celebrações, e terra da cerveja. Os Gilles, figuras icônicas do Carnaval, são o grande destaque do evento, vestindo chapéus de penas e trajes elaborados. A tradição é tão valorizada que os visitantes são proibidos de comprar as fantasias de Gilles. Ou seja, apenas uma roupa casual e você já pode desfrutar dos encantos do Carnaval belga e toda sua peculiaridade.

carnaval binche
Belga / Benoit Doppagne

9. Luanda, Angola

Migrando para o continente africano, o Carnaval de Luanda, na Angola, preenche as ruas de cores vibrantes, com destaque para o preto, vermelho e amarelo, cores da nação. Os participantes desfilam em trajes com declarações políticas e nacionalistas, sendo um espaço para a expressão de temas relacionados a religião e política. A celebração é um manifesto da cultura angolana, da sua história, e reflete a resiliência e identidade nacional do povo angolano. O desfile foi cancelado na década de 1950, mas voltou com vigor em 1976, marcando a vitória do país sobre as forças invasoras sul-africanas.

carnaval luanda
José Cola/Jornal de Angola

10. Oruro, Bolívia

Não só o Brasil tem o Carnaval como principal evento festivo. A Bolívia celebra a cultura indígena prestando homenagem à Virgem de Candelária durante o Carnaval. Dez dias levam os habitantes de Oruro e visitantes do mundo a comemorarem com máscaras elaboradas, tecidos coloridos e vibrantes e bordados únicos. Para os amantes da fotografia, o evento é uma oportunidade única de registrar as procissões de danças folclóricas, com destaque para a Diablada. Na dança, pessoas se vestem com máscaras de diabo, capas de veludo e couraças brilhantes, criando um espetáculo visual rico e deslumbrante. Tradição, religião e folclore se transformam nessa experiência vibrante e única.

carnaval oruro
Aizar Raldes/AFP

LEIA TAMBÉM: 10 LUGARES PERFEITOS PARA BRUXAS VIAJANTES

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ela Seria o Rei + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesMúsica

15 Músicas para sentir a magia de Wicked

Nenhuma viagem para Oz está completa sem a playlist perfeita para embalar a jornada....

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Tremors: Vermes gigantes, pólvora e Kevin Bacon

Como cinéfilos devotados e praticamente moradores da Firestar & DarkBlog, sabemos...

Por Cesar Bravo
FilmesMúsicaNovidades

Beatlesverso: Sam Mendes irá fazer 4 filmes do Fab Four

Lembra quando a Marvel fez vários filmes de origem de seus super-heróis para depois...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Loputyn: Uma aventura pelo mundo encantador da ilustração

Com traços mágicos e profundos, a arte de Loputyn nos conduz por uma dança...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide lança canal no WhatsApp

A Caveira baixou a tia do Zap e incorporou o tio do Pavê só pra te chamar para um...

Por DarkSide