Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmesListas

10 Filmes no Telecine que têm tudo a ver com a DarkSide

Ver um filme ou ler um livro? Aqui a gente escolhe os dois

07/07/2023

Livros e filmes andam de mãos dadas desde que… bem, desde que o cinema foi inventado. Clássicos do terror como Drácula e Frankenstein ganharam suas versões cinematográficas lá no início do século XX e até hoje a sétima arte bebe da fonte de obras consagradas.

LEIA TAMBÉM: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE LIVROS E FILMES

Mas o caminho inverso também ocorre, com novelizações de produções consagradas nas telonas ou livros dedicados às curiosidades e bastidores. E aqui na DarkSide® a gente ama essas trocas! Tanto é que desde o início da nossa história contamos com o Cinebook Club, uma linha editorial dedicada às histórias audiovisuais que nos marcaram, como Os Goonies, Tubarão e Star Wars.

Vasculhamos o catálogo do Telecine e descobrimos vários filmes que têm tudo a ver com as publicações da Caveira. Vem ver:

1. Psicose (1960)

O clássico absoluto de Alfred Hitchcock e precursor do slasher é uma das ótimas opções disponíveis no catálogo. O longa é uma adaptação do romance perturbador de Robert Bloch. Hitchcock estava entediado da fórmula segura de seus sucessos em Hollywood e quando leu Psicose decidiu adaptá-lo para as telonas com uma produção chocante — algo que só um diretor com o prestígio que ele tinha na época poderia bancar. A produção enfrentou diversas resistências ao longo do processo e foi considerada grotesca na ocasião do seu lançamento. Nada disso importa, hoje Psicose é um marco do cinema e da literatura de terror.

psicose

2. O Bebê de Rosemary (1968)

Um filme que começa parecendo uma comédia romântica — um casal apaixonado que se muda para o apartamento dos sonhos — logo ganha contornos demoníacos quando a gravidez de Rosemary é cercada por mistérios e uma indesejada intromissão dos vizinhos. O enervante suspense estrelado por Mia Farrow é uma adaptação do também perturbador O Bebê de Rosemary, romance de Ira Levin que se mantém incomodamente atual até os dias de hoje.

o bebê de rosemary apocalypse

3. A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

Se hoje os zumbis estão em alta é porque, em 1968, George Romero e John Russo se reuniram para escrever o roteiro de A Noite dos Mortos-vivos e mudar a história do cinema. O filme revolucionou o mito sobre as criaturas que voltavam do além: as superstições vodus das velhas produções B deram lugar à epidemia de fome canibal nas ruas norte-americanas. Criaturas similares já haviam aparecido antes nas telonas, mas foi em A Noite dos Mortos-vivos a primeira vez em que foram retratados como uma praga devoradora de carne humana.

a noite dos mortos vivos

LEIA TAMBÉM: A EVOLUÇÃO DOS ZUMBIS NA CULTURA POP

4. Corra! (2017)

Jordan Peele trouxe mais diversidade e um estilo de filme de terror com fortes e desconfortáveis críticas sociais. Corra! inaugurou esta tendência do cineasta em 2017 com a história sobre um jovem negro que viaja ao subúrbio para conhecer a família de sua namorada branca, mas a fachada de família receptiva esconde um segredo sinistro. O filme ganhou o Oscar® de Melhor Roteiro Original e conversa diretamente com o tema do livro Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror. A obra faz um resgate histórico de como a negritude tem sido abordada no gênero, direta ou indiretamente, desde o início dos século XX até os dias atuais.

horror noire

5. Os Pássaros (1963)

Sim, figurinha repetida completa álbum por aqui e vamos indicar mais um filme de Alfred Hitchcock. Pouco depois de Psicose, o cineasta lançou um filme frenético e perturbador sobre o inexplicável ataque de pássaros aos habitantes de Bodega Bay. Embora os créditos do filme indiquem se tratar de uma adaptação do conto de Daphne Du Maurier, autora de Rebecca, a história teria sido na verdade inspirada no romance Os Pássaros, de Frank Baker, que foi republicado um ano após a estreia do filme, fazendo muito mais sucesso do que no lançamento original. A principal diferença entre livro e filme é que a história de Baker se passa na Londres pré-guerra.

os pássaros

6. A Bruxa (2015)

A paranoia acompanha uma família de peregrinos isolados de sua comunidade em uma área rural da Nova Inglaterra por acusações de bruxaria. O filme A Bruxa de Robert Eggers evoca o mesmo folk horror da série de graphic novels Condado Maldito. Nos quadrinhos de Cullen Bunn acompanhamos a história de uma jovem que vive em um vilarejo pequeno que descobre uma poderosa conexão com as criaturas da floresta que cerca o local.

condado maldito

7. A Casa que Jack Construiu (2018)

Se você é fã das publicações da marca Crime Scene, a dica é A Casa que Jack Construiu. O filme acompanha  um serial killer ao longo de doze anos, mostrando seus crimes e a personalidade do assassino, que considera os homicídios verdadeiras obras de arte. Um personagem sinistro que se baseia em muitos dos casos estudados por Harold Schechter em Serial Killers: Anatomia do Mal, um dossiê completo sobre este tipo de criminoso.

serial killers anatomia do mal

8. Halloween Ends (2022)

A gente nunca sabe se Ends mesmo, né? Pois com Michael Myers nunca se sabe. Mas esse filme é o mais recente da franquia, encerrando a trilogia iniciada em 2018 e que se propõe a ser uma sequência direta do clássico de John Carpenter. Se a sua história com Haddonfield está longe de acabar com Halloween Ends, você precisa levar para a sua coleção cinéfila Halloween: O Legado de Michael Myers, uma obra definitiva que reúne detalhes dos bastidores e entrevistas sobre os filmes de uma das franquias mais icônicas do terror.

halloween

9. A franquia Pânico 

E por falar em franquia icônica, o catálogo do Telecine tem os filmes de Pânico, desde o primeiro, lançado em 1996. O longa de Wes Craven chamou a atenção pela sua sagacidade de metalinguagem com os principais clichês do gênero, mas também foi inspirado em um caso real: o Estripador de Gainesville. Esse e outros casos reais que inspiraram filmes de terror estão em Anatomia True Crime dos Filmes, em mais uma rica pesquisa do historiador Harold Schechter.

anatomia true crime dos filmes

10. Hellraiser: Renascido do Inferno (2022)

Dor e prazer se misturam no universo de Hellraiser, criado pelo mestre do terror visceral Clive Barker. Uma nova versão deste clássico oitentista traz de volta os cenobitas em uma trama repleta de armadilhas e penitências com Hellraiser: Renascido do Inferno. Este é o mesmo título do romance original, que ganhou sua dolorosa e fascinante continuação em Evangelho de Sangue.

novo filme de Hellraiser

LEIA TAMBÉM: CONFIRA A ORDEM PARA ASSISTIR A TODOS OS FILMES DE HELLRAISER

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Bebê de Rosemary + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksidePerfil

Peter Straub: A síntese do horror e da beleza na literatura

Existem autores que conseguem explorar o terror muito além dos sustos, dos monstros e...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Novo filme de O Corvo divulga as primeiras imagens

Depois de viver o palhaço Pennywise em It, Bill Skarsgård aparece pela primeira vez...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Superstition: Um filme que irá testar sua descrença

Existe um ditado muito popular entre os colaboradores da Firestar Videolocadora e do...

Por Cesar Bravo
FilmesLivros

4 Livros da DarkSide para quem amou Pobres Criaturas

Ciência, medicina, monstruosidade e a busca humana pelo nosso lugar no mundo. Esses...

Por DarkSide
CuriosidadesFábulas DarkFilmes

Wicked: O livro, o musical, o filme

Que Dorothy nos desculpe, mas há muito que a Bruxa Má do Oeste conquistou nossos...

Por DarkSide