Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


HalloweenLivros

10 Histórias de bruxa da DarkSide que vão te enfeitiçar

Trocamos o conto de fadas pelo conto de bruxas

31/10/2023

Esqueça a ideia da bruxa má, que come criancinhas e atormenta princesas. Essas personagens muitas vezes serviram para reproduzir o medo e o ódio que a sociedade tinha de mulheres independentes e poderosas, que eram bem diferentes dessas vilãs na realidade.

LEIA TAMBÉM: BRUXAS DE SALEM NA CULTURA POP

Séculos se passaram das famosas caças às bruxas na Europa e América do Norte (embora isso ainda ocorra em alguns lugares até hoje) e hoje temos uma visão bem mais abrangente da bruxaria. Sabemos que estamos falando de mulheres com diversas camadas, e não apenas uma vilã de conto de fadas que só quer saber de maldades.

A DarkSide® possui diversas obras que dão protagonismo às bruxas, mostrando-as como personagens complexos, com seus dilemas, seus vícios e virtudes. Conheça alguns desses verdadeiros contos de bruxas:

1. Wicked

Todo mundo sabe quem é a Bruxa Má do Oeste de O Mágico de Oz. Mas você a conhece de verdade? Em Wicked somos apresentados às origens da personagem em uma homenagem de Gregory Maguire ao clássico de L. Frank Baum

wicked

Dando centralidade a duas protagonistas femininas, as bruxas Elphaba e Glinda, o livro que virou o premiado musical da Broadway versa sobre temas universais e eternos como amizade e acolhimento, nos desafiando a mergulhar nas complexidades e nas motivações da vida da Bruxa Má do Oeste.

2. O Ano das Bruxas

Ambientado na cidade de Betel, onde a palavra do Profeta é lei e qualquer fruto de um relacionamento interracial é uma blasfêmia, O Ano das Bruxas conta a história de Immanuelle, tida por muitos como uma jovem amaldiçoada por causa dos pecados da mãe. 

o ano das bruxas

Quando um acidente a leva até a Mata Sombria, onde o primeiro Profeta perseguiu e matou quatro bruxas poderosas, Immanuelle se encontra com os espíritos dessas mulheres, que a presenteiam com o antigo diário de sua mãe. Quanto mais ela lê, mais compreende a injustiça da sociedade em que vive: as hipocrisias da Igreja e do Profeta, as desigualdades sociais e de gênero, as leis antiéticas e corruptas.

3. Realeza das Bruxas

A Irmandade Secreta de Sua Majestade (ISSM) é o maior coven do Reino Unido, cuja existência data dos tempos de Ana Bolena, sua fundadora. Nos anos 1990, um grupo de pré-adolescentes se une ao ISSM e são iniciadas na bruxaria. Vinte e cinco anos depois, quatro dessas amigas tomaram diferentes rumos em suas vidas.

realeza das bruxas a irmandade secreta de sua majestade

Quando surge uma profecia sobre a Criança Maculada, que fará o Leviatã se levantar e causará o extermínio de todas as bruxas e do mundo como conhecemos, os caminhos dessas mulheres poderosas voltam a se cruzar, e elas precisam enfrentar seus traumas, suas diferenças e seus preconceitos para sobreviver. Realeza das Bruxas: A Irmandade Secreta de Sua Majestade, primeiro volume da coleção, é a pedida perfeita para quem é fã de cultura pop, principalmente do filme Jovens Bruxas.

4. Reino das Bruxas

Até onde você iria para descobrir a verdade e vingar a morte de sua irmã gêmea? Em Reino das Bruxas, conhecemos a jovem bruxa Emilia, abalada pela morte brutal da irmã Vittoria, que pode estar ligada a uma antiga conspiração.

expectativas reino das bruxas

Em sua busca pela verdade e por vingança, Emilia se alia ao demônio Ira e está disposta a ir até o inferno para colocar o seu plano em prática. Uma jornada mágica e infernal que esquenta a cada virada de página.

LEIA TAMBÉM: QUEM É QUEM EM REINO DAS BRUXAS

5. A Bruxa Margaret

Inspirados pela figura de Dulle Grit, do quadro de Pieter Bruegel, Jim Broadbent e o desenhista Dix desenvolvem uma história em que o caráter humano da personagem transcende o mito. Em A Bruxa Margaret pouco é definido, o que potencializa o estilo de desenho, enquanto as cores pálidas mostram que não se trata de um mundo de preto e branco, com rígidas definições de certo e errado.

a bruxa margaret

Broadbent e Dix aprofundam a personagem ao mostrar seu discurso impreciso, suas ações erráticas e seu ambiente caótico. A bruxaria continua lá, mas aqui Margaret é uma humana que mora em um lugar isolado e sombrio e tenta sobreviver com a venda de enguias na feira. Tudo isso, é claro, com a manifestação da magia e do entendimento muito singular que Margaret tem sobre si mesma e a realidade do mundo ao seu redor.

6. No Coração da Bruxa

A história de Angrboda começa da forma como muitas outras terminam: com uma bruxa em chamas. A protagonista de No Coração da Bruxa muitas vezes ajudou os deuses nórdicos, mas se negou a fornecer conhecimentos sobre o futuro a Odin. Ele então puniu a bruxa, queimando-a na fogueira. Porém, já habituada a livrar-se da ceifadora, Angrboda consegue retornar das chamas.

amor nos tempos de bruxa

Ferida e indefesa, ela encontra refúgio em uma floresta isolada, onde conhece a caçadora Skadi e Loki, que acaba por se tornar o grande amor de Angrboda. Dessa união, nascem três filhos bastante incomuns: Hel, Fenrir e Jormungand. As visões de Angrboda sobre o Ragnarok e o papel que seus filhos desempenharão na queda dos deuses colocam em risco a vida pacífica de sua família, e ela terá que escolher entre aceitar o destino ou fazer tudo que está ao seu alcance para mudar o futuro de seus filhos.

7. Condado Maldito

Emmy sempre soube que a floresta ao redor de sua casa estava cheia de fantasmas e monstros. No entanto, na véspera de seu aniversário de 18 anos ela descobre que está conectada a essas criaturas e à própria terra de uma maneira que não imaginava ser possível. 

condado maldito vol 6

Condado Maldito é uma série de oito volumes da graphic novel de Cullen Bunn e Tyler Crook que evoca a atmosfera do folk horror de filmes como O Homem de Palha e A Bruxa. Uma história assombrosa e surpreendente sobre o que se esconde na floresta e dentro de nós.

8. HEX

“Não provoque a bruxa.” Essa é uma lição que os moradores da cidadezinha de Black Spring sabem muito bem. O local é assombrado pela bruxa Katherine Van Wyler, condenada e morta na fogueira há trezentos anos, mas que agora perambula pela cidade, aparecendo nos locais mais inusitados. Tudo isso é registrado pelos habitantes em um aplicativo próprio e mantido em segredo do resto do mundo.

hex

Só que essa dinâmica aparentemente pacata está prestes a ser quebrada em HEX quando um dos habitantes quebra a regra que todos deveriam obedecer, lançando Black Spring e seus habitantes à fúria de Katherine.

9. Salem

Século XVII. Abigail Hobbs é uma jovem que teve uma infância feliz, livre de preocupações, até que em um dia fatídico, aos 13 anos, um evento inocente desencadeia uma série de desgraças para as jovens garotas da vila. Em Salem, o autor francês Thomas Gilbert apresenta uma narrativa histórica sobre a caça às bruxas de Salem, evento que ressoa de várias formas na sociedade atual.

salem

Salem é um mergulho fascinante e aterrador no universo estreito e opressivo da colônia de Salem, na Nova Inglaterra, Estados Unidos. A graphic novel aborda as questões dos massacres de povos indígenas, da hipocrisia religiosa, e de como a ignorância e a superstição aos poucos transformam cidadãos inofensivos em fanáticos violentos.

10. A Fabulosa Casa com Pernas

Marinka tem 12 anos e mora com sua avó, que é uma Yaga, um Guardião cuja responsabilidade é guiar os mortos no momento da passagem, levando-os em direção às estrelas. Mas, para que essa função possa ser realizada com segurança, elas não podem viver muito tempo no mesmo lugar e, por isso, as casas Yaga possuem uma enorme peculiaridade: elas têm pernas de galinha.

a fabulosa casa com pernas

Para agradar a neta, Baba Yaga passa horas na cozinha preparando borsch, kasha, pastilas e muitas outras delícias da culinária do Leste Europeu. Apesar da presença da avó e de seu amigo Jack — uma gralha atrapalhada e faminta —, o que Marinka mais deseja em A Fabulosa Casa com Pernas é ter uma vida normal: fazer amizades duradouras com os vivos, ir à escola e ter uma casa que não saia correndo no meio da noite. Tudo muda quando Baba Yaga desaparece misteriosamente e cabe a Marinka encontrá-la.

LEIA TAMBÉM: 7 BRUXAS QUE MARCARAM A INFÂNCIA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Wicked + Brindes Exclusivos
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Salem + Brinde Exclusivo
R$ 124,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Tetsuo: Em breve seu cérebro também será de metal

Hoje em dia não é segredo que o Japão é um grande celeiro para o horror, e que em...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesMagicae

Você conhece a história do tarot?

Aconselhamento, meditação, divinação e desenvolvimento espiritual. Há séculos o...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: Imaculada

O ano ainda não chegou na sua metade, mas uma coisa é certa: as freiras...

Por DarkSide
FilmesGamesNovidades

Return to Silent Hill terá a volta de Pyramid Head

Franquia boa é franquia expandida, e Silent Hill vai ganhar (outros) novos contornos...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Artistas publicados pela DarkSide® estão na FIQ BH 2024

A capital de Minas Gerais está ganhando mais cor e arte. De 22 a 26 de maio é...

Por DarkSide