Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

7 Bruxas que marcaram a infância

Quem disse que com bruxaria não se brinca?

Crianças aprendem desde cedo noções de bem e mal, mocinhos e vilões. Nessa lógica marcada pelos extremos, as bruxas geralmente caem no lado não tão desejável. Elas perseguiam princesas, devoravam criancinhas e transformavam príncipes em sapos. E ainda assim, crescemos encantados por elas.

LEIA TAMBÉM: 5 HISTÓRIAS SOBRE CRIANÇAS COM GUARDIÕES SINISTROS

Assustadoras para alguns, interessantes para outros, algumas bruxas foram essenciais para que  a gente começasse a questionar se essa divisão entre bem e mal é realmente tão válida assim. Como já aprendemos em O Mágico de Oz, podem existir bruxas boas e más.

Com muita sagacidade, determinação e uma pitada de moral questionável, a Caveira escolheu algumas bruxas que marcaram a infância de muita gente que abriu seu coração para as sutilezas da magia:

1. Winnie Sanderson (Abracadabra)

Todas as irmãs Sanderson deveriam estar aqui, mas Winnie, como toda boa líder de grupo, consegue se destacar. Sua obsessão pela juventude e imortalidade e seu jeito nada delicado de lidar com as irmãs divertiu muita gente nos anos 1990 com o clássico da Sessão da Tarde Abracadabra.

Com uma divertida atuação de Bette Midler, ela lançou um feitiço em todos nós e estamos dançando ao seu ritmo por décadas. O trio Sanderson voltou recentemente em Abracadabra 2, afinal, as crianças dos anos 1990 já estão velhas demais para elas, que precisam de sangue mais novo para se manterem jovens.

Winnie
Imagem: Disney

2. Sabrina Spellman (Sabrina, Aprendiz de Feiticeira)

Inspirada nos quadrinhos da Archie Comics, Sabrina ganhou um tom mais leve, apropriado para a programação vespertina da TV aberta, com a série Sabrina, Aprendiz de Feiticeira. Nessa versão, ela era uma adolescente que se metia em algumas furadas por ter que aprender a conviver com a magia em plena adolescência (como se essa fase da vida não fosse complicada o suficiente). O sarcasmo do seu gato Salem rende ótimos memes até os dias de hoje.

A personagem ganhou uma nova versão, mais próxima do original, na série O Mundo Sombrio de Sabrina, da Netflix. Mas diferentemente da série protagonizada por Melissa Joan Hart, essa aqui tem uma pegada mais sinistra e é recomendada para adolescentes a partir de 16 anos.

sabrina aprendiz de feiticeira
Imagem: Randy Holmes/ABC via Getty Images

3. Morgana (Castelo Rá-Tim-Bum)

Quantas questões das provas de história você já acertou por causa da Morgana? O segmento da personagem interpretada por Rosi Campos era um dos mais queridos da série da TV Cultura Castelo Rá-Tim-Bum

Do alto de sua torre, Morgana sempre tinha uma boa lição de história para compartilhar com sua gralha Adelaide. Tudo isso feito com muita encenação e como se fosse uma conversa. A dinâmica perfeita para prender a atenção de toda uma geração que também adorava o penteado e o figurino da tia do Nino.

Morgana
Imagem: TV Cultura

LEIA TAMBÉM: 8 FILMES PARA CRIANÇAS SEM MEDO

4. Malévola (A Bela Adormecida e Malévola)

De todas as bruxas da Disney, Malévola estava entre as mais assustadoras. Imagina só amaldiçoar toda a vida de uma criança porque não foi convidada para o batizado dela? Com sua pele esverdeada e look absolutamente Dark, ela causou pesadelos em toda uma geração com seu castelo sinistro e a floresta de espinhos conjurada por sua magia.

Mas as novas gerações provavelmente se lembrarão de uma Malévola bem diferente da animação de A Bela Adormecida. Os filmes da franquia Malévola, estrelada por Angelina Jolie, mostram uma mulher traída e incompreendida, que no fim das contas nem era tão má assim.

malévola
Imagem: Disney

5. Hermione Granger (franquia Harry Potter)

Fala a verdade: se não fosse por Hermione Granger, o próprio Harry Potter não teria sobrevivido aos sete livros da série. Não teria nem chegado na Pedra Filosofal. A amiga de Harry e Rony é o crânio do trio, mas nem só de decorar feitiços essa bruxinha da Grifinória é feita. Hermione reúne qualidades como sagacidade, coragem, um pouquinho de rebeldia e uma lealdade que não se vê todos os dias

Hermione
Imagem: Warner Bros.

6. Bruxa Malvada do Oeste (O Mágico de Oz)

Não importa a sua idade, você já se deparou em algum momento com a Bruxa Malvada do Oeste do clássico O Mágico de Oz. O filme de 1939 deu ainda mais espaço para a personagem criada por L. Frank Baum e aterrorizou gerações com sua risada estridente.

Ela já ganhou um musical de sucesso para chamar de seu, Wicked, e recentemente conhecemos uma nova versão para suas origens no longa Oz: Mágico e Poderoso, no qual ela atende pelo nome de Theodora.

Bruxa Malvada do Oeste
Imagem: Warner Bros.

7. Eva Ernst (Convenção das Bruxas)

Anjelica Huston sempre estará associada às trevas em nossos corações graças à sua eterna interpretação de Morticia Addams. Porém, ela foi material dos mais trevosos pesadelos infantis no papel de Eva Ernst em Convenção das Bruxas. Aquela transformação apavorou até as crianças mais encapetadas.

Eva Ernst
Imagem: Warner Bros.

LEIA TAMBÉM: TODOS OS FILMES E SÉRIES DA FAMÍLIA ADDAMS (ATÉ O MOMENTO)

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Elisângela

    12 de outubro de 2022 às 11:10

    Amo estas bruxas e gostaria de acrescentar mais duas bruxas adoradas de minha infância: Elvira a rainha das Trevas e também a Bruxa Morgana de Brumas de Ávalom.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Tudo o que sabemos sobre Pânico 6

Alô, Sidney. Ou melhor, Sam e Tara. Desde aquela ligação telefônica sinistra em...

Por DarkSide
ArtigoFábulas Dark

A sinistra relação entre Pink Floyd e O Mágico de Oz

De um lado, O Mágico de Oz, clássico do cinema estadunidense, dirigido por Victor...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

O que é mito e o que é mitologia?

Há alguma ironia e até um trocadilho divertido quando pensamos nos principais mitos...

Por DarkSide
ListasLivros

Dicas de livros para presentear nesse fim de ano

O período de festas e confraternizações está chegando, e com ele aquela eterna...

Por DarkSide
DarkloveListasLivros

10 Livros com lições valiosas da marca DarkLove

Uma narrativa nunca se limita ao universo de seus personagens. Ela ressoa nas...

Por DarkSide