Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideLançamentoListasMedo Clássico

12 bandas que se inspiraram no universo criado por Lovecraft

Prepare o fone de ouvido

28/10/2021

H.P. Lovecraft criou seu próprio universo e mitologia com Deuses Antigos extremamente malignos, servindo de inspiração para outros autores, diretores, roteiristas e músicos, provando que seus tentáculos ultrapassam a Literatura. A Macabra fez uma lista com 13 filmes inspirados em Lovecraft e agora o DarkBlog lista 12 bandas inspiradas pelo autor.

1. Black Sabbath

O álbum de estreia do Black Sabbath, lançado em 1970, traz “Behind the Wall of Sleep”, música inspirada no conto de 1919 de Lovecraft que mistura insanidade, máquinas telepáticas e seres fora das dimensões normais da experiência humana.

2. Opeth

Os suecos da banda Opeth também fazem referência ao conto “Beyond the Walls of Sleep”, falando das alucinações sofridas pelo protagonista Joe Slater. “Pyre”, do álbum Heritage de 2011, cita vozes familiares que falam por trás da parede do sono e afirmando que “O que você tem visto não é tudo o que parece”.

3. Metallica

O Metallica se inspirou pelo menos 4 vezes no universo lovecraftiano na hora de compor: Call Of Ktulu, The Thing That Should Not Be, Dream no More e All Nightmare Long.

A instrumental “The Call of Ktulu”, lançada em 1984 no álbum Ride the Lightning, foi inspirada no conto “O Chamado de Cthulhu“, publicado em 1928. A mudança de Cthulhu para Ktulu parece ter sido motivada pelo próprio conto que diz que escrever ou falar o nome é uma forma de invocar o monstro.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: O CHAMADO DE CTHULHU, DE H.P. LOVECRAFT E FRANÇOIS BARANGER

Fazendo referência ao conto “A Sombra Sobre Innsmouth” e aludindo ao próprio Cthulhu, a música lançada em 1986 é considerada uma das mais pesadas do álbum Master of Puppets.

A faixa “All Nightmare Long”, lançada em 2008 no álbum Death Magnetic, faz referência à criatura do conto “The Whisperer in Darkness“, publicado em 1931 por Lovecraft. Em entrevista, James Hetfield declarou que o refrão dela foi uma sobra do álbum “St. Anger”, lançado em 2003.

Em 2016 o Metallica lançou o álbum Hardwired… to Self-Destruct e parece ter voltado atrás na decisão de não pronunciar Cthulhu, a faixa “Dream No More” anuncia que ele está acordado e não está mais sonhando: “Cthulhu awaken / Dreaming no more”.

4. Cradle Of Filth

No ano 2000 a banda Cradle of Filth lançou o álbum Midian que, apesar de levar o nome do local em que se passa o conto Nightbreed, de Clive Barker, também faz referência a Lovecraft. A faixa “Cthulhu Dawn” descreve o despertar do monstro e consequente destruição da humanidade.

LEIA TAMBÉM: CLIVE BARKER, UM ARTISTA COMPLETO

5. Dream Theater

Em 2007 a banda de metal progressivo Dream Theater lançou o álbum Systematic Chaos, que contém a faixa “Dark Eternal Night”. A letra faz referência a Nyarlathotep, com locais, imagens e até mesmo algumas frases retiradas diretamente do conto lançado em 1920 sobre um Faraó que desperta depois de 2.700 anos, causando pesadelos horríveis a todos que encontra. 

6. Blue Öyster Cult 

A banda, conhecida por lançar músicas com temáticas baseadas em literatura de horror e ficção científica, lançou em 2001 o álbum Curse of the Hidden Mirror onde, entre outras referências, cita os alinhamentos cósmicos dos quais Lovecraft tanto fala em sua obra. A  música “The Old Gods Return” fala sobre a profecia que se cumpre sobre a volta dos Antigos Deuses e a destruição das cidades construídas pelos homens.

7. The Black Dahlia Murder

Em 2003 a banda lançou o Unhallowed, seu 1º álbum de estúdio, e fez referência ao culto de Cthulhu na faixa “Thy Horror Cosmic”. Na história contada na música, o culto invoca o monstro de seu sono profundo e clama pela destruição que ele traz, esperando que a Terra se abra para que ele possa reinar maldosamente pelo universo.

LEIA TAMBÉM: RESTOS FOSSILIZADOS DE “CTHULHU” SÃO ENCONTRADOS NA INGLATERRA

8. Mercyful Fate

A banda dinamarquesa Mercyful Fate faz referência a Abdul Alhazred, o Árabe Louco, em duas músicas.

Em 1994 o Mercyful Fate lançou a música “The Mad Arab” no álbum Time. A letra conta o começo da história de Abdul Alhazred com Cthulhu, quando ele acaba descobrindo o culto durante uma viagem pelas montanhas.

Em 1996, no álbum Into the Unknown, a banda volta à história de Abdul Alhazred para contar que ele está escrevendo o Necronomicon e registrando os acontecimentos causados pelo culto e pelo despertar de Cthulhu, pedindo para que os deuses sejam misericordiosos.

9. Rage

Em 1995 o Rage lançou seu álbum Black in Mind com algumas músicas inspiradas no trabalho de Lovecraft, sendo a mais conhecida “The Crawling Chaos”. Na faixa são narrados os acontecimentos após Nyarlathotep reaparecer e espalhar caos e pesadelos por onde passa.

10. Arctic Monkeys

A banda pop britânica Arctic Monkeys também pagou seu tributo a Lovecraft na música “You’re so Dark”, do álbum One for the Road de 2013. A letra descreve uma garota “sombria” que gosta de Lovecraft, Edgar Allan Poe, Drácula e tem “passe livre no cemitério”. 

LEIA TAMBÉM: O LEGADO DE EDGAR ALLAN POE NA LITERATURA (E ALÉM DELA)

11. Rudimentary Peni 

Em 1988 o Rudimentary Peni lançou seu 2º álbum de estúdio, o Cacophony. Com 30 faixas, o álbum inteiro foi inspirado na vida e obra de Lovecraft, incluindo referências a Cthulhu, Arkham e um pedido de ajuda dirigido diretamente ao ouvinte enquanto o mal se aproxima.

12. Iron Maiden

Em 1985 o Iron Maiden lançou o álbum Live After Death, com registros ao vivo de seus shows. Embora as músicas não citem diretamente Lovecraft, a capa do álbum conta com a imagem do mascote da banda, Eddie, saindo de sua sepultura com uma frase de Lovecraft entalhada nela:  “That is not dead Which can eternal lie, And with strange aeons Even death may die”, conhecida dos leitores como “Morto não é o que está eternamente a jazer, E em éons estranhos mesmo a morte pode morrer”.

A DarkSide® Books tem duas playlists no Spotify dedicadas a Lovecraft. Ouça a Mixtape Miskatonic Edition e Mixtape Cosmic Edition

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 2
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide