Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

12 Filmes para conhecer a mitologia grega

De animações fantásticas a épicos inesquecíveis

18/09/2023

Entre tantos filmes de aventura e ação lançados todos os anos nos cinemas, sempre parece haver espaço para algum que aborde mitologia grega. Seja por meio de adaptações livres ou fidelizadas, esses longas trazem para as grandes telas personagens lendários, monstros perigosos, heróis corajosos, histórias épicas e, é claro, deuses e deusas geniosos

LEIA TAMBÉM: O PODER DA MITOLOGIA NA CULTURA POP

Uma coisa é certa, o fascínio que a mitologia grega exerce em nossa sociedade foi desde muito cedo transportada para o cinema. Existem inúmeras explicações para isso. 

Um dos motivos mais simples é que tais histórias permitem o uso da fantasia e imaginação em enredos que misturam realismo mágico e aventura. Com seus personagens cheios de falhas e dilemas, as narrativas também criam uma inesperada identificação com o público, além de trazer temas universais como tragédias, amor, triunfo e perda. Como se isso não fosse o suficiente, a mitologia grega ainda permite que o cinema ouse em efeitos práticos e especiais que dão vida aos monstros e criaturas.

Ou seja, ao longo dos anos as histórias mitológicas gregas se mostraram um terreno fértil para o cinema, especialmente para Hollywood, que não demorou a adaptá-las. De desenhos da Disney até épicos de aventura, há um filme sobre mitologia grega para cada um de nós. É por isso que a Caveira separou algumas produções sobre o assunto para você assistir e se divertir. Prepare seu passaporte, porque estamos a caminho da Grécia Antiga em uma lista para lá de mitológica.

1. Ulysses (1954)

Baseado em a Odisseia, poema épico de Homero, Ulysses é um filme de aventura e fantasia dirigido por Mario Camerini. Lançado em 1954, quando histórias bíblicas eram mais populares no cinema do que épicos gregos, o longa narra os eventos que sucederam o fim da guerra de Tróia e os esforços do guerreiro Ulisses em voltar para a ilha de Ítaca e para sua amada esposa Penélope. 

ulysses

Com elenco formado por Kirk Douglas, Anthony Quinn e Silvana Mangano, Ulysses aborda uma das mais clássicas histórias da mitologia grega. Com o fim da guerra de Tróia, Ulisses retorna para casa, mas antes precisa enfrentar pelo caminho criaturas perigosas como ciclopes, sereias, monstros e até mesmo a famosa feiticeira Circe, que transforma metade de seus homens em porcos. Enquanto isso, acreditando que Ulisses estava morto, seus rivais propõem casamento a Penélope, que os engana dizendo que vai escolher um novo marido quando terminar sua tapeçaria, a qual desfazia metodicamente todas as noites para ganhar tempo ao amado. 

2. Orfeu do Carnaval (1959)

Filmado no Brasil, Orfeu do Carnaval ou Orfeu Negro, é um filme de 1959 baseado na peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, que por sua vez trouxe uma releitura da história de Orfeu e Eurídice. Na mitologia grega, Eurídice é uma ninfa casada com Orfeu, filho da Musa Calíope com o deus Apolo. Após Eurídice falecer devido a uma serpente venenosa, seu amado vai até o Mundo Inferior à sua procura. Quando enfim consegue libertá-la, a condição imposta é simples: ele não poderia olhar para trás enquanto a conduzisse ao Mundo Superior. No entanto, tomado pela preocupação, Orfeu confere se sua amada estava o seguindo e, quando olha para trás, Eurídice retorna ao Mundo dos Mortos, separando-os para sempre. Trágico, não é mesmo? 

orfeu do carnaval

Dirigido por Marcel Camus, Orfeu do Carnaval faz uma releitura dessa história de amor, agora protagonizada por Breno Mello e Marpessa Dawn. Com algumas óbvias modificações, o filme é ambientado no contexto brasileiro, especificamente do carnaval do Rio de Janeiro, e a lira de Orfeu — a qual utiliza para cantar seu amor para Eurídice — é substituída por um violão, por exemplo. O longa ganhou o Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 1960, sendo a primeira produção de língua portuguesa a conquistar a estatueta. 

3. Jasão e os Argonautas (1963)

Clássicos dos filmes sobre mitologia grega, Jasão e os Argonautas é baseado no mito de Jasão e o velocino de ouro. Dirigido por Don Chaffey, o longa de 1963 conta a história do lendário herói que, na tentativa de reconquistar seu trono na Tessália, parte em busca do velocino de ouro, enfrentando pelo caminho monstros e inúmeros perigos. 

jasão e os argonautas

Na mitologia grega, Jasão também é conhecida por seu envolvimento com Medeia, uma feiticeira e exímia envenenadora que assassina seus filhos quando seu amado decide se casar com outra. Jasão e os Argonautas é recheado de ação, momentos divertidos e figuras mitológicas famosas, ficando conhecido também pelos efeitos especiais em stop-motion do mestre Ray Harryhausen. 

4. Medéia, A Feiticeira do Amor (1969)

Medéia, A Feiticeira do Amor é um filme italiano de 1969 dirigido por Pier Paolo Pasolini, que também interpreta o famoso mito de Jasão e os Argonautas. No entanto, ao invés de conferir protagonismo a Jasão, o filme acompanha de perto a personagem-título, Medeia. 

medeia

No longa, que também adapta os eventos da peça homônima de Eurípides, seguimos a famosa história de Medeia, interpretada pela cantora de ópera Maria Callas, que, após se envolver romanticamente com Jasão e ser traída por ele, executa uma cruel vingança. Medeia, A Feiticeira do Amor chamou atenção na época de seu lançamento por representar abertamente os assassinatos da personagem e não fugir das partes mais sombrias do mito. 

LEIA TAMBÉM: O QUE É MITO E O QUE É MITOLOGIA?

5. Fúria de Titãs (1981)

Outro clássico da lista, Fúria de Titãs é um filme de 1981 cujo roteiro é baseado no mito de Perseu. Filho de Zeus com a princesa Dânae, filha de Acrísio, rei da cidade de Argos, Perseu é conhecido na mitologia grega principalmente por suas aventuras contra monstros e também por ter decapitado a Medusa.

fúria de titãs

Em sua época de lançamento, Fúria de Titãs foi bastante elogiado pela qualidade das criaturas que aparecem ao longo do enredo, todas feitas em animação stop-motion por Ray Harryhausen. Além dos momentos de aventura, o filme conta com a aparição de inúmeros deuses e monstros famosos do panteão grego. Seu legado cinematográfico foi tanto que em 2010 ganhou uma refilmagem homônima, protagonizada por Sam Worthington.

6. Hércules (1997)

Responsável por popularizar muitos deuses do Olimpo no imaginário recente, Hércules é uma animação da Walt Disney que conta justamente a história do mais importante e famoso herói grego. A animação, lançada em 1997, expõe a aventura do semideus em sua jornada pela aprovação divina. Recheado de músicas icônicas, personagens cativantes e um vilão hilário, Hércules é uma animação divertida que vai agradar toda a família. 

hércules

É claro que, por se tratar de um filme infantil, alguns detalhes foram alterados. Por exemplo, no longa da Disney, Hércules é filho dos deuses Zeus e Hera, enquanto na mitologia grega o herói é descrito como filho de Zeus e Alcmena, o que despertou a fúria de Hera, esposa de seu pai, que perseguiu Hércules por toda a sua vida.  

Mais recentemente, Hércules voltou ao cinema em dois filmes de ação homônimos, ambos lançados em 2014. Enquanto um foi protagonizado por Kellan Lutz, o segundo trouxe Dwayne Johnson em uma adaptação da graphic novel Hercules: As Guerras Trácias

7. E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000)

E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? é a prova de que a mitologia grega pode ser a inspiração dos mais diversos tipos de filmes. Dirigido por Joel e Ethan Coen, o longa lançado em 2000 traz George Clooney, John Turturro e Tim Blake Nelson como três criminosos que escapam da cadeia e passam a procurar um tesouro escondido enquanto são perseguidos por um obstinado xerife. 

e aí meu irmão cadê você

Embora seja ambientado no Mississippi durante a década de 1930 e seja uma grande sátira, o filme incorpora diversos elementos presentes na Odisseia. Por exemplo, o personagem de George Clooney se chama Ulisses, tal qual o herói grego. Durante sua aventura, o trio encontra um número de personagens ecléticos, muitos dos quais possuem seus correspondentes na mitologia grega, como as sereias e os ciclopes. 

8. Tróia (2004)

Talvez um dos primeiros nomes que lembramos quando pensamos em mitologia grega nos cinemas, Tróia é um filme épico de 2004 que adapta o poema Ilíada de Homero sobre a famosa Guerra de Tróia. 

troia

Protagonizado por estrelas como Brad Pitt, Eric Bana e Orlando Bloom, Tróia acompanha a épica batalha desencadeada pelo príncipe troiano Páris que foge com Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta. Com muitas cenas de luta e cenários de tirar o fôlego, o filme é povoado por personagens famosos, como os guerreiros Aquiles e Heitor, além do infame cavalo de madeira que deu origem à expressão “presente de grego”. 

No entanto, essa não foi a primeira nem a última vez que os eventos de Tróia foram transportados para o cinema. Em 1956, por exemplo, o filme Helena de Tróia já narrou esses mesmos acontecimentos, dando mais ênfase ao relacionamento amoroso entre Helena e Páris. 

9. Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)

Outro fenômeno da cultura pop ligado à mitologia grega, Percy Jackson e o Ladrão de Raios é o primeiro filme baseado na série homônima de livros escrita por Rick Riordan. Lançado em 2010, o longa acompanha o protagonista, Percy, que descobre ser filho de Poseidon, o deus dos mares. Como se isso não fosse o suficiente, o adolescente ainda é acusado de roubar o raio de Zeus e precisa ir a um acampamento com outros semideuses da sua idade para treinar suas habilidades.

percy jackson

Percy Jackson e o Ladrão de Raios diverte ao trazer nomes conhecidos da mitologia grega, como os deuses Zeus, Poseidon e Atena, ao lado de seus fictícios filhos meio mortais. Além disso, ao longo da aventura, o filme apresenta outras criaturas e personagens famosos, como o Minotauro, o centauro Quíron, Perséfone e a própria Medusa, interpretada por Uma Thurman. 

10. Imortais (2011)

Com nomes famosos no elenco, como Mickey Rourke, Henry Cavill e Luke Evans, Imortais é um filme de 2011 que parte de elementos presentes na mitologia grega para construir sua própria narrativa independente.

imortais

O longa acompanha a história de Teseu, um mortal escolhido por Zeus para enfrentar e liderar o implacável rei Hipérion, que está atacando cruelmente a Grécia. Embora não siga fielmente nenhuma história coerente da mitologia grega, Imortais utiliza como ponto de partida o mito do herói ateniense Teseu, assim como a história do Minotauro, da Titanomaquia — guerra entre titãs e deuses do Olimpo — e também dos descendentes de Hércules.

11. Mulher-Maravilha (2017)

Uma das super-heroínas mais famosas de todos os tempos, a origem da Mulher-Maravilha está conectada aos mitos helênicos. Desde seu surgimento nas HQs da DC Comics, a guerreira nascida na ilha de Themyscira possui raízes na mitologia grega, que também apareceram em seu primeiro filme solo lançado em 2017. 

mulher maravilha

Dirigido por Patty Jenkins, Mulher-Maravilha mostra Diana, interpretada por Gal Gadot, deixando sua residência em Themyscira ao lado do piloto americano Steve Trevor para tentar acabar com o conflito da Primeira Guerra Mundial. O filme traz elementos e eventos presentes na mitologia grega, como os deuses do Olimpo e as amazonas — guerreiras lendárias que compõem uma sociedade formada unicamente por mulheres —, além de personalidades famosas como Ares, o Deus da Guerra, e Hipólita, a rainha das Amazonas.  

12. Shazam! A Fúria dos Deuses (2023)

Assim como sua companheira da Liga da Justiça (pelo menos nos quadrinhos), o super-herói Shazam (Capitão Marvel, pra galera das HQs) também possui sua ligação com a mitologia grega. Isso fica ainda mais explícito em seu segundo filme, Shazam! A Fúria dos Deuses, lançado em 2023. No longa, o protagonista precisa enfrentar as duas filhas de Atlas — Héspera e Calipso —, que possuem uma arma capaz de destruir o mundo. 

shazam

Na mitologia grega, Atlas é conhecido como o titã condenado por Zeus a sustentar os céus em suas costas após os eventos da Titanomaquia. Já Calipso, sua filha, aparece como uma deusa da natureza ou da terra, sendo frequentemente retratada em a Odisseia. No entanto, a personagem Héspera aparece em Shazam! como uma combinação das hespérides, ninfas primaveris que representavam a natureza e também eram filhas de Atlas. 

Origens da Mitologia

O cinema é povoado por deuses e deusas, heróis, criaturas e monstros lendários, todos retirados diretamente do rico substrato que é a mitologia grega. Anos e séculos se passaram, mas é inegável que essas histórias continuam nos fascinando e intrigando, encontrando eco em novos formatos, como o audiovisual. 

Enquanto alguns filmes escancaram sua relação com a mitologia grega, outros mantêm essa conexão mais disfarçada. Outras vezes nem lembramos que essa conexão existe! Lembra de Xanadu, musical com Olivia Newton-John frequentemente considerado um dos piores filmes de todos os tempos? Pois é, a protagonista é ninguém mais, ninguém menos do que Terpsícore, uma das nove musas do Olimpo. Já o longa brasileiro Medusa, dirigido por Anita Rocha da Silveira, foi inspirado pela história de Medusa, a bela sacerdotisa punida por Atena.

Além do cinema, a mitologia grega também se mostra presente nos palcos, como é o caso do musical Hadestown, que conta a história de Orfeu e Eurídice, agora ambientada na Grande Depressão nos Estados Unidos. O clássico programa de televisão Xena: A Princesa Guerreira utilizava livremente personagens e nomes mitológicos, enquanto a minissérie A Odisseia, de 1997, retrata o épico poema de Homero e a volta de Ulisses para casa. 

A mitologia grega está em todo lugar e é praticamente impossível não querer mergulhar nesse mundo mágico de deuses, heróis e eventos fantásticos. É por isso que a DarkSide® lançou Origens da Mitologia: Uma Enciclopédia de A a Z, o minucioso trabalho da pesquisadora Annette Giesecke, que se debruçou sobre as fontes e personagens mais conhecidos dessas histórias. Ricamente ilustrada por Jim Tierney e com centenas de definições que abordam desde os deuses e deusas mais famosos até os heróis da Guerra de Tróia, Origens da Mitologia apresenta mais de 700 personagens e lugares que ocupam lugares importantes na mitologia. 

origens da mitologia

Origens da Mitologia é uma enciclopédia mágica indispensável aos DarkSiders que gostam e querem saber mais sobre a mitologia grega. Uma obra que com certeza vai tornar a sessão pipoca ainda mais interessante, te levando por um passeio incrível por antigos templos, guerras lendárias e personagens icônicos. 

LEIA TAMBÉM: INFLUÊNCIAS DA MITOLOGIA GREGA NOS SIGNOS DO ZODÍACO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

5 Comentários

  • Andressa

    20 de setembro de 2023 às 11:52

    quais os livros que referenciam essa enciclopédia?

    • Avatar photo

      DarkSide

      21 de setembro de 2023 às 09:51

      Oi Andressa, o livro Origens da Mitologia foi cuidadosamente compilado pela pesquisadora Annette Giesecke, PhD. A pesquisadora se debruçou sobre as fontes mais conhecidas dos mitos gregos e romanos, entre eles os autores de poesia épica, como Homero, Hesíodo, Apolônio de Rodes, Virgílio e Ovídio, além de poetas líricos como Safo, Estesícoro, Píndaro e Baquílides, dramaturgos como Ésquilo, Sófocles e Eurípides, o historiador Heródoto e o historiador natural Plínio, o Velho. Annette Giesecke, PhD, é professora de clássicos e cátedra de estudos gregos e romanos antigos na Universidade de Delaware.

  • Ivo Rogério da Silva

    21 de setembro de 2023 às 08:37

    Sou prof no ensino médio e amei estas sugestões de filmes trabalhei mitologia com eles e terminamos com o filme Furia de Titãs. Mas muito bom ter outras opções parabéns.

  • Vicente Neto

    22 de setembro de 2023 às 17:14

    Artigo muito bom e esclarecedor!
    Gosto do tema, também,
    Sugiro outros títulos de filmes sobre o tema que lamentei não estarem mencionados no artigo sobre mitologia :

    1) Jasão e o Velocino de Ouro;
    2) Helena de Tróia;
    3) A Odisséia;
    4) Os 12 Trabalhos de Hércules;
    5) Medusa;
    6) O Minotauro;
    7) Hércules o Filho de Zeus.

    Entre outros!

  • Adenildo wichello Henrique

    24 de setembro de 2023 às 19:44

    adoro filmes deste gêneros
    vou ver se consigo ver todos disponíveis

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Origens da Mitologia + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Divinas Mulheres + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Nós e as Estrelas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListasMacabra

13 Filmes de body horror para os fãs da coleção Medicina Macabra

O corpo humano pode ser extremamente aterrorizante. Não é à toa que o cinema de...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Jane Toppan: Conheça o caso dessa lady killer

Conhecida como “a primeira serial killer dos Estados Unidos”, Jane Toppan se valia...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide