Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmesListas

O lado Dark de Steven Spielberg

Cineasta tem fortes origens no terror

16/03/2023

Quem vê Steven Spielberg hoje, com um poderoso currículo de produções oscarizadas, como A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan, pode até não se lembrar, mas a carreira do cineasta tem raízes no terror. Seu primeiro grande sucesso foi ninguém menos do que Tubarão, considerado o primeiro blockbuster da história, que arrecadou mais de 500 milhões de dólares em bilheteria no ano de 1975.

LEIA TAMBÉM: TUBARÃO: AS LOCAÇÕES DO FILME EM 1975 E HOJE

Spielberg é um cineasta que marcou a infância de muitos DarkSiders crescidos nos anos 1980 e até mesmo depois disso, com produções imortais como E.T.: O Extraterrestre, Os Caçadores da Arca Perdida (e todos os filmes de Indiana Jones junto) e Jurassic Park.

Até mesmo alguns clássicos dos anos 1980 dirigidos por outros cineastas têm a marca de Steven Spielberg e passaram a compor o universo da Caveira. Um deles foi justamente o livro que inaugurou as estantes da DarkSide®: Os Goonies, de 1985. Quem gritou “ação!” pode até ter sido Richard Donner, mas a história foi escrita pela dupla Steven Spielberg e Chris Columbus. Baseado no roteiro original, o livro de James Kahn aprofunda ainda mais as relações imortais de um grupo de amigos em uma verdadeira caça ao tesouro que marcou gerações.

goonies

Se continuarmos com essa excursão ao passado, há outra franquia muito querida pelos DarkSiders que conta com uma ajudinha de Steven Spielberg e nem todo mundo sabe: De Volta para o Futuro. Se você embarcar no DeLorean com a Caveira, vai descobrir que o filme dirigido pelo Robert Zemeckis teve Spielberg entre os produtores executivos do longa. Grande, Scott! Essa pegou muita gente de surpresa.

10 Filmes de terror e suspense com a marca de Steven Spielberg

Em quase meio século de carreira, Steven Spielberg não é apenas um dos diretores mais conhecidos e aclamados do meio, ele é um grande player de Hollywood, atuando também como escritor e produtor. Spielberg ainda ajudou a fundar duas produtoras de filmes: a Amblin Entertainment, em 1984, e a DreamWorks, em 1994. 

Com isso, há muitas produções pipocando no mercado que contam com a participação de Spielberg como produtor executivo, inclusive vários títulos de terror e suspense que você nem imaginava. A Caveira reuniu aqui uma lista trevosa de produções do cineasta, seja como diretor, roteirista, produtor ou produtor executivo:

1. Tubarão (1975)

Spielberg já chegou chegando (e nadando) com esse clássico que é considerado o primeiro blockbuster da história, e também a primeira produção dirigida cineasta a ir para as telonas. O longa foi adaptado do romance Tubarão de Peter Benchley — e é claro que a Caveira publicou o livro aqui no Brasil.

2. Poltergeist: O Fenômeno (1982)

A direção pode até ter ficado com o Tobe Hooper, mas Poltergeist: O Fenômeno contou com um talentoso time de roteiristas, do qual Spielberg fez parte. Além disso, ele produziu ativamente o filme, participando das gravações e supervisionando a pós-produção logo antes de engatar com outro sucesso: E.T.: O Extraterrestre

poltergeist

LEIA TAMBÉM: TOBE HOOPER, O PAI DO SLASHER + 6 OBRAS PARA CONHECER O CINEASTA

3. Jurassic Park (1993)

Aventura, ação, ficção científica… e terror! Jurassic Park se tornou um filme tão inesquecível justamente pela sua capacidade de misturar gêneros cinematográficos e render cenas horripilantemente icônicas. Spielberg imprimiu toda a sua expertise ao filme e empregou doses extras de suspense, como a inesquecível perseguição dos velociraptors dentro da cozinha e toda a construção de som até o aparecimento do tiranossauro rex. Terror total!

jurassic park
©Universal/Divulgação

4. Encurralado (1971)

Quatro anos antes de estrear nas telonas com Tubarão, Spielberg já entregava seu potencial para o terror no telefilme Encurralado. A trama é focada em um homem de negócios sendo perseguido na estrada por um caminhoneiro, ajudando a influenciar filmes como A Morte Pede Carona e Jogos de Estrada, com Jamie Lee Curtis. Aliás, o cineasta já começou com estilo: o roteiro de Encurralado é de Richard Matheson, autor de Hell House: A Casa do Inferno

encurralado
Universal Television/Divulgação

5. A Força do Mal (1972)

Poltergeist não foi o primeiro filme de casa mal-assombrada no currículo de Spielberg. Depois de Encurralado ele emendou em outra produção de terror: A Força do Mal. Na história do telefilme, uma família se muda para uma propriedade rural que está assombrada por uma entidade maligna

a força do mal
Belford Productions/Reprodução

6. Gremlins (1984)

Sim, tem um pedacinho de Spielberg nos monstrinhos diabólicos que não podem ser molhados, alimentados depois da meia-noite ou expostos ao sol (a não ser que estejam causando sérios problemas, é claro). Gremlins misturou terror com comédia a partir do roteiro de Chris Columbus e da direção de Joe Danta. O longa foi feito pela Amblin, portanto, Steven Spielberg estava entre os produtores executivos.

Gremlins
Warner Bros./Divulgação

7. Aracnofobia (1990)

A bizarra e perturbadora produção que mistura aranhas gigantes com uma mensagem (?) sobre a importância do equilíbrio ambiental foi dirigida por Frank Marshall, que era sócio de Spielberg na Amblin. Novamente, Spielberg contribuiu como produtor executivo do filme — possivelmente a uma distância bem segura das aranhas.

aracnofobia
Amblin Entertainment/Divulgação

8. Cabo do Medo (1991)

Esse suspense policial já é bem conhecido dos DarkSiders. Cabo do Medo é uma adaptação do livro de John D. MacDonald que ficou famosa em mais uma parceria de sucesso entre o diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro. Originalmente era pro Spielberg ter dirigido o filme, mas ele acabou passando o bastão para o amigo Scorsese. Apesar de ter supervisionado o projeto como produtor executivo, o nome dele não aparece nos créditos.

cabo do medo

9. A Casa Amaldiçoada (1999)

Quase que essa adaptação do livro de Shirley Jackson contou com a direção de Steven Spielberg (aliás, saudades do que a gente não viveu). Porém, quando ele soube que Tom Cruise estava disponível para fazer Minority Report: A Nova Lei, trocou de projeto. Apesar de ter participado um pouco como produtor executivo, ele detestou tanto o resultado do filme que tirou seu nome dos créditos, evitando qualquer tipo de associação do longa ao seu nome. Mas a Caveira desenterrou esse segredo.

a casa amaldiçoada
DreamWorks/Divulgação

10. Guerra dos Mundos (2005)

Ok, muita gente talvez discorde de Guerra dos Mundos estar numa lista de terror e suspense, mas a gente precisa ser justo com uma adaptação do livro de H. G. Wells que desencadeou o caos quando Orson Welles a transmitiu na rádio — e se um monte de alienígena tomando conta da Terra não for assustador o bastante, eu não sei o que é. Sem contar que a direção de Spielberg ajuda a criar aquela atmosfera enervante tão característica do cineasta

Guerra dos Mundos
Paramount Pictures/Divulgação

Será que ele volta pras trevas?

Seria meu sonho ver um novo filme de terror feito pelo Spielberg? Pois ele recentemente acendeu essa chama de esperança nos coraçõezinhos Dark. Quando recebeu o Urso de Ouro Honorário do Festival de Berlim, o cineasta de 76 anos deixou claro que não pretende deixar o set tão cedo.

Em seu discurso de agradecimento, ele relembrou algumas vezes os filmes de terror do início da carreira, incluindo Encurralado e Tubarão, e até ventilou a possibilidade de retornar ao gênero: “Quero continuar a aprender, e descobrir, e me apavorar, e às vezes apavorar vocês. Tenho que voltar a alguns daqueles filmes antigos mais assustadores, mas essa é uma conversa para outra hora”. Para outra hora não, sr. Spielberg! Queremos mais filmes de terror seus pra ontem!

A gente fica na torcida para que ele retorne a produções mais trevosas logo, logo — até porque já faz quase vinte anos desde que ele nos entregou Guerra dos Mundos. Quem sabe essa é a chance pro terror ganhar um pouco mais de reconhecimento nas premiações, não é mesmo?

LEIA TAMBÉM: O QUE EXPLICA O NOSSO MEDO DE EXTRATERRESTRES?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Adriano Marques de Brito

    18 de março de 2023 às 15:11

    Olá ! Boa tarde! Bacana, se sair mais um filme de terror de Steve Spilberg! Abraços!!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
De volta para o futuro
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide