Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesLivros

4 Livros da DarkSide para quem amou Pobres Criaturas

Um mergulho no mundo científico e fantástico de Bella Baxter

29/02/2024

Ciência, medicina, monstruosidade e a busca humana pelo nosso lugar no mundo. Esses são apenas alguns dos temas que embalam a jornada fantástica da personagem Bella Baxter em Pobres Criaturas, filme de Yorgos Lanthimos estrelado por Emma Stone e candidato a 11 estatuetas do Oscar®.

LEIA TAMBÉM: 40 ESTREIAS DE FILMES DE TERROR EM 2024 PARA FICAR DE OLHO

O longa consegue capturar os questionamentos existenciais do livro no qual foi baseado, de Alasdair Gray, e uni-los a um magnífico design de produção que mistura mundo real e fantasia em uma construção de mundo inspirada na arquitetura de Antoni Gaudí.

Na história, Bella é uma mulher que ao mesmo tempo é fruto de um experimento: o cientista Godwin Baxter (Willem Dafoe) encontrou seu corpo praticamente sem vida e substituiu o cérebro da mulher pelo do feto que ela estava gestando no momento de sua morte. Com um cérebro que se desenvolve de maneira semelhante ao de uma criança, Bella é criada em um ambiente de ciência e medicina, mas logo decide que quer conhecer o mundo além dos domínios de seu criador, ao mesmo tempo em que tenta entender quem é e qual é o seu lugar.

pobres criaturas

Se você também ficou fascinado com o filme e quer mergulhar ainda mais fundo nesse universo, a Caveira separou quatro livros publicados pela DarkSide® que têm tudo a ver com Pobres Criaturas:

1. Frankenstein

A essas alturas você já deve saber que a história de Pobres Criaturas é inspirada no clássico Frankenstein, certo? Se ainda não tinha ligado os pontos, a obra de Gray não apenas busca inspiração, mas amplia as reflexões propostas por Mary Shelley em sua obra. Estamos falando de um cientista que lança seu “experimento” ao mundo. Tanto a Criatura de Frankenstein como Bella buscam entender o seu lugar no mundo.

frankenstein monster edition

A dica especial da Caveira é conhecer Frankenstein: Monster Edition, publicada pela Macabra em parceria com a DarkSide® Books. Isso porque as ilustrações de Bernie Wrightson têm tudo a ver com a atmosfera do início do filme, em preto e branco, antes de Bella sair para desbravar as cores do mundo. O semblante de Godwin Baxter também lembra bastante a feição da Criatura pelos traços de Wrighton.

LEIA TAMBÉM: QUAL A RELAÇÃO ENTRE POBRES CRIATURAS E FRANKENSTEIN?

2. Medicina Macabra

Ficou intrigado com os experimentos do dr. Godwin Baxter em Pobres Criaturas? Principalmente envolvendo corpos humanos? Bom, então você provavelmente vai ficar chocado com os relatos do primeiro volume de Medicina Macabra, retirados de registros reais da história da medicina, principalmente durante a Era Vitoriana.

medicina macabra

Ok, talvez você não se depare com nenhuma tentativa de unir um buldogue a um pato, mas a medicina tinha algumas teorias e procedimentos que hoje em dia parecem bem malucos.

3. Frankenstein: Anatomia de Monstro

E se a gente juntasse Frankenstein e Medicina Macabra em um mesmo livro? Kathryn Harkup fez isso em Frankenstein: Anatomia de Monstro. A publicação da Biblioteca Medicina Macabra traz detalhes sobre a ciência da época de Mary Shelley, que serviu de inspiração e embasamento para aquele que é considerado o romance pioneiro da ficção científica.

frankenstein anatomia de monstro

Nessa obra, a autora se coloca como uma verdadeira cientista, uma espécie de Victor Frankenstein, e nos conduz por caminhos curiosos e elucidativos da nossa própria evolução. Em uma jornada de erupções vulcânicas, vidas artificiais, revoluções químicas, cirurgias experimentais e testes elétricos em cadáveres humanos, Frankenstein: Anatomia de Monstro costura de forma cirúrgica todo o contexto histórico e cultural da época de Shelley, quando o fascínio pelo desconhecido nos fez dar passos revolucionários e transformadores até os dias de hoje.

4. Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura

Se o que te fascinou mesmo em Pobres Criaturas foi a jornada de Bella Baxter para entender o mundo e o que ele espera das mulheres, você precisa ler Mulheres Extraordinárias: As Criadoras e a Criatura para conhecer melhor a história da própria Mary Shelley e de sua mãe, a escritora e ativista pelos direitos das mulheres, Mary Wollstonecraft.

mulheres extraordinarias

Por ter um cérebro que une a ingenuidade infantil com a lógica científica aprendida na casa de Godwin Baxter, Bella tem muitos questionamentos e observa muitas incoerências do que era esperado das mulheres em sua época — muitas delas até os dias de hoje. Da mesma maneira, Shelley e Wollstonecraft desafiaram as noções do que era “certo” para uma mulher em suas épocas, aventurando-se pelos estudos, pela ciência, pela literatura e adotando modelos de relacionamentos amorosos que eram malvistos. Ao conhecer as biografias dessas duas mulheres percebemos que Bella Baxter tem muito mais das duas do que da Criatura concebida por Mary Shelley.

LEIA TAMBÉM: MARY SHELLEY, CRIADORA DE FRANKENSTEIN, ETERNIZOU O NOSSO MEDO DO DESCONHECIDO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneCuriosidades

Jane Toppan: Conheça o caso dessa lady killer

Conhecida como “a primeira serial killer dos Estados Unidos”, Jane Toppan se valia...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Deadly Blessing: Wes Craven, pesadelos e Sharon Stone

Alguns mestres supremos do terror se tornaram tão fortemente associados a algumas de...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Blumhouse fará um novo A Bruxa de Blair com a Lionsgate

Jason Blum vai reviver A Bruxa de Blair — e se você não captou o que significa essa...

Por DarkSide
Crime SceneLançamento

Lançamento: Lady Killers Profile: Jane Toppan, por Harold Schechter

Em 1891, Jane Toppan jurou cuidar e proteger em sua profissão como enfermeira...

Por DarkSide
Crime SceneNovidades

O.J. Simpson morre aos 76 anos

Aos 76 anos de idade, O.J. Simpson faleceu em decorrência de um câncer nessa...

Por DarkSide