Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CaveirinhaListasLivros

5 Benefícios da leitura na infância

Nunca é cedo demais para se aventurar pela literatura

18/04/2023

Você provavelmente já ouviu por aí que o cérebro de uma criança funciona como uma esponja. Que eles absorvem conhecimento com muito mais facilidade do que os adultos. Se você já se surpreendeu com a maestria de um pequeno trevoso ao manusear um smartphone, sabe muito bem do que eu estou falando.

LEIA TAMBÉM: ATIVIDADES INFANTIS DA CAVEIRINHA PARA OS ANJINHOS ENDIABRADOS

Justamente por essa facilidade de absorção, é preciso cuidar muito bem com que tipo de conteúdos elas são expostas, afinal, elas podem assimilar informações para o bem e para o mal. Hoje em dia, crianças estão sujeitas a algumas condições que não existiam há poucas décadas, como a tal intoxicação por telas, que pode prejudicar o seu desenvolvimento natural. 

Mas existe um tipo de atividade que pode fazer parte da vida da criança desde os seus primeiros meses: a leitura. Por mais que a alfabetização seja um processo mais longo, que leva anos, a exposição a livros pode começar muito antes dos pequenos conhecerem o alfabeto e suas mirabolantes combinações que se transformam em palavras.

Hoje já existe uma infinidade de livros lúdicos, indicados até para crianças que estão no berço. Com texturas que simulam um travesseiro, um bichinho de pelúcia ou até mesmo um brinquedo para a hora do banho, esses livros lá apresentam cores e formas, além de inserir na rotina da criança um hábito que lhe trará benefícios ao longo da vida.

caveirinha

Conforme a criança cresce, os livros que ela lê acompanham o seu desenvolvimento, estimulando outras habilidades, como leitura, raciocínio, conhecimento de mundo e até mesmo inteligência emocional para superar medos, fazer amigos, ter empatia e diferenciar o certo do errado, por exemplo.

Benefícios da leitura na infância

A Caveira ama incentivar pequenos leitores trevosos a ingressarem nesse universo de fantasia, criatividade e muito aprendizado. Confira alguns benefícios da leitura na infância e dicas de livros para os pequenos:

1. Vocabulário mais amplo e elaborado

Segundo um estudo da Universidade Estadual de Ohio, crianças que leem em casa com os pais entram no jardim de infância tendo ouvido cerca de 1,4 milhão de palavras a mais do que crianças que vivem em famílias que não têm esse hábito. 

De acordo com o estudo, há diferenças significativas no vocabulário ouvido de crianças sem contato com a leitura em comparação com crianças cujos pais leem para elas durante os primeiros 5 anos de vida. Segundo os dados, os pais que leem um livro de gravuras com seus filhos todos os dias, na hora de dormir, por exemplo, dão a eles uma exposição estimada de 78.000 palavras por ano

LEIA TAMBÉM: DICA DA CAVEIRINHA: COMO CRIAR PEQUENOS LEITORES

2. Melhora do relacionamento entre pais e filhos

O momento da leitura é uma excelente oportunidade para fortalecer os laços das crianças com os pais, irmãos ou parentes próximos. Também é uma ótima maneira de relaxar ao fim de um dia estressante.

Pesquisas indicam que ler para os pequenos pode ajudar a pavimentar o caminho para uma sólida relação entre pais e filhos, com as crianças se sentindo mais seguras quando alguém lê para elas. Além disso, os cuidadores que têm uma atitude positiva em relação aos livros — associando-os a um momento divertido, por exemplo — ajudam os pequenos a pegarem o gosto pela leitura desde cedo.

caveirinha

3. Estimula a capacidade de ouvir

Já percebeu como hoje em dia as pessoas parecem pouco dispostas a ouvirem o que os outros têm a dizer? Ser um bom ouvinte é uma habilidade importante nas relações sociais, e crianças que crescem ouvindo histórias têm uma vantagem aqui. Ouvir as histórias exige algum nível de compreensão dos pequenos, o que depende diretamente da capacidade de prestar atenção — em outras palavras, ser um bom ouvinte.

Especialistas da Scholastic explicam que essa capacidade de ouvir deve ser adquirida antes que a criança consiga ler por conta própria. Eles sugerem que, além do momento da leitura, os pequenos podem se beneficiar de audiobooks, que possuem uma variedade de vozes e efeitos sonoros.

4. Ajuda na capacidade de atenção

Segundo a educadora da Cornell Cooperative Extension, Dinah Castro, a leitura ajuda crianças a se concentrarem e a desenvolver habilidades de autodisciplina, um caminho inverso a um dos efeitos da intoxicação por telas. 

No começo, tanto o hábito de ler para uma criança como o de deixar que ela leia uma história sozinha pode enfrentar algumas distrações, mas com o tempo, o hábito de ler ou ouvir histórias fará com que elas entendam que precisam prestar atenção para compreender aquilo. Essa habilidade é importante para desenvolver outra habilidade: retenção de memória

caveirinha

5. Crianças que leem são mais criativas

As histórias dos livros abrem todo um novo universo para os pequenos, até mesmo os que não são de ficção, como aqueles sobre dinossauros, o reino animal, países e aviões. A ficção tem ainda a vantagem de ir além do mundo real, empregando elementos fantásticos que fazem com que a criança pense além do óbvio.

Isso estimula ainda mais a vívida imaginação dos pequenos, fazendo da leitura uma ferramenta importante no exercício da criatividade. E engana-se quem pensa que criatividade só é útil para fantasias ou algumas profissões: precisamos ser criativos no dia a dia para resolvermos ou contornarmos situações inusitadas o tempo todo.

5 Livros para estimular a leitura em pequenos trevosos

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios da leitura na infância, que tal encher a biblioteca particular dos pequenos com obras repletas de diversão e aprendizado? Siga as dicas da Caveira:

1. A Vida Não Me Assusta

Publicado originalmente há 25 anos, e até então inédito no Brasil, A Vida Não Me Assusta reúne os talentos da poeta e ativista Maya Angelou e do artista gráfico Jean-Michel Basquiat. Dois artistas com histórias de vida sofridas e infâncias problemáticas, mas que nunca se deixaram intimidar. Não importa qual obstáculo apareça no caminho, você sempre pode encontrar forças para superá-lo. Então, nada de medo, combinado?

a vida não me assusta

2. Narval: O Unicórnio dos Mares

Narval é um unicórnio do mar real e que adora brincadeiras. Um dia, ao sair para nadar, ele conhece Jelly Molenga, uma água-viva séria e desconfiada. Eles não parecem ter muito em comum, nem mesmo na aparência — Narval tem uma espécie de chifre na testa, e Jelly é gelatinosa e dá choques que fazem cosquinhas —, mas logo descobrem que amam waffles, festas… e aventuras! Narval: o Unicórnio dos Mares, de Ben Clanton, é um livro ilustrado com três histórias encantadoras sobre o unicórnio do mar e sua turma.

narval

3. Como Ter um Amigo Fantasma

Rebecca Green escreveu o livro Como Ter um Amigo Fantasma para dar dicas de como lidar com esses parceiros sobrenaturais e fazer novos amigos no meio do caminho. Primeiro: dê ao fantasma os docinhos preferidos dele, como bolinhos de lama e trufas de cera de ouvido. Segundo: conte histórias de ninar para ele. Terceiro: não deixe que os outros confundam seu amigo fantasma com um marshmallow! Se você seguir os passos acima — e todas as outras dicas essenciais e divertidas do livro —, você vai ver como esse amigo assombroso pode crescer ao seu lado e ficar sempre com você.

como ter um amigo fantasma

4. Alice no País das Maravilhas (Baby Edition)

Mais de 150 anos depois, Alice no País das Maravilhas continua repleto de ensinamentos para aqueles que ousaram seguir o Coelho Branco até sua toca. Poucos anos depois da primeira publicação do clássico arrebatador, Lewis Carroll adaptou o texto original para o público infantil, de 0 a 5 anos. A Baby Edition do clássico traz as ilustrações adaptadas pelo próprio John Tenniel em preto e branco, para que as crianças possam dar as cores que quiserem às páginas.

alice no país das maravilhas baby edition

5. Sou Mais Eu

Sou Mais Eu apresenta a história e os sonhos de uma jovem artista em uma jornada de autoconhecimento para pintar a grande tela em branco que é a vida de todos nós. Ao longo do caminho, ela é desafiada pela figura que se tornou seu Mestre de Pintura, que deixa claro que ela não está autorizada a pintar o que quiser. Uma história lírica e encorajadora sobre o poder de acreditar em si, recomendada a todas as crianças e adultos que um dia já se arriscaram à aventura da criação.

sou mais eu

LEIA TAMBÉM: E SE OS DESENHOS DAS CRIANÇAS VIRASSEM REALIDADE?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Vida não me assusta
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Como Ter um Amigo Fantasma + Brinde Exclusivo
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide