Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Darklove

5 Receitas da Baba Yaga

Abra o apetite com esses pratos de A Fabulosa Casa com Pernas

22/03/2023

Tem coisa mais gostosa do que comida de vó? Para sorte da jovem Marinka, ela pode contar com as iguarias especialmente preparadas por sua avó Yaga no livro A Fabulosa Casa com Pernas. Só que Baba Yaga está bem longe de ser uma matriarca convencional: ela é uma guardiã mágica que guia os mortos em sua passagem.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA BABA YAGA, UMA DAS FIGURAS MAIS CONTROVERSAS DO FOLCLORE ESLAVO

Apesar de tentar agradar a neta, principalmente através das delícias do Leste Europeu preparadas por ela, Marinka não se considera uma menina tão feliz assim. Por causa da missão da avó, elas moram em uma casa com pernas de galinha e se mudam constantemente — e Marinka só queria ter uma vida normal, com amizades duradouras, indo à escola e vivendo em um lugar que não saia correndo no meio da noite.

A personagem Baba Yaga é inspirada em uma figura do folclore eslavo. Ela é um ser mágico, descrita como uma mulher idosa, de aparência desagradável e que em algumas lendas é associada ao canibalismo. Aliás, suas versões e origens podem variar bastante dependendo do local em que seu mito foi difundido.

Embora boa parte de suas descrições a tenham como uma figura desagradável, a Baba Yaga de A Fabulosa Casa com Pernas lança um verdadeiro feitiço nos DarkSiders: o de abrir o apetite com seus pratos que quase conseguem propagar aquele cheirinho de comida caseira das páginas dos livros. 

A obra menciona várias iguarias do Leste Europeu, e a Caveira separou as receitas de algumas delas para que você possa sentir que está vivendo em uma casa com pernas de galinhas. Prepare o fogão e o apetite para essas delícias:

1. Borsch

Possivelmente o prato mais citado no livro, o borsch é um dos principais cartões de visita da culinária ucraniana. Com todo o jeitinho de comfort food, ele é uma sopa que leva uma vibrante cor vermelha graças ao seu ingrediente principal: beterraba. É muito difícil encontrar alguém que não goste, e mais difícil ainda encontrar uma receita definitiva, já que cada família repassa a receita com seu toque especial. A sugestão da Caveira é essa aqui:

Ingredientes:

– 8 beterrabas;

– 4 cenouras grandes;

– 4 batatas grandes;

– ¾ xícara de repolho picado;

– 2 cebolas;

– 2 cachos de endro fresco;

– 2 cachos de salsinha fresca;

– 2 folhas de louro;

– 1 ½ xícara de água;

– ½ colher de chá de açúcar;

– 1 xícara de extrato de tomate;

– 1 xícara de feijão em lata;

– 450 g de costelinha de porco;

– 1 xícara de sour cream;

– 2 colheres de sopa de vinagre;

– 2 colheres de sopa de óleo de girassol;

– pimenta do reino;

– sal.

Preparo:

1. Coloque as costelinhas de porco enxaguadas em uma panela e cubra-as com água. Cozinhe até ferver em fogo médio-alto, retire a espuma e enxague as costelinhas de novo.

2. Acrescente água fria, sal e as folhas de louro. Cozinhe novamente até ferver e mantenha em fogo baixo até a carne começar a se soltar dos ossos (aproximadamente 1h).

3. Descasque os vegetais, gratine as cenouras e beterrabas, desfie o repolho, corte as cebolas e as batatas (em cubos). Mantenha-os na água fria até usá-los.

4. Enxágue e coe os feijões enlatados.

5. Doure a cebola no óleo de girassol, então, acrescente o extrato de tomate e a cenoura gratinada e mexa por 5 a 6 minutos — continue por mais alguns minutos caso as cenouras ainda não estejam macias.

6. Assim que as costelas de porco estiverem prontas, acrescente a beterraba gratinada e as batatas em cubos na mesma panela. Coloque em fogo médio até ferver. Cozinhe por outros 10 a 12 minutos.

7. Acrescente o repolho, as cenouras e as cebolas à panela. Cozinhe entre 7 e 10 minutos até que as batatas estejam macias (faça o teste do garfo).

8. Acrescente o feijão enlatado, pimenta a gosto, açúcar e vinagre. Cozinhe por mais 2 a 4 minutos.

9. Desligue o fogo e deixe a sopa descansar na panela coberta por meia hora.

10. Sirva com uma quantidade generosa de sour cream, salsinha e endro.

borsch
Deb Lindsey For The Washington Post/Getty Images

2. Kasha

Outra opção apetitosa que aparece em A Fabulosa Casa com Pernas é também um dos pratos mais populares da culinária russa, podendo ser consumido no café da manhã, almoço ou jantar. Kasha também tem a vantagem de não ter glúten e ser uma ótima fonte de proteína, fibra e energia. Sua base é o trigo-sarraceno (que é bem diferente da nossa farinha de trigo convencional) e ele é preparado da seguinte maneira:

Ingredientes:

– 1 xícara de sêmola de trigo-sarraceno;

– 1 ¾ xícara de água;

– 2 colheres de sopa de manteiga;

– ½ colher de chá de sal.

Preparo:

1. Lave e seque bem o trigo-sarraceno;

2. Em uma panela média, combine o trigo-sarraceno com a água, a manteiga e o sal;

3. Ligue em fogo alto até ferver. Então, cubra a panela com uma tampa bem apertada e cozinhe em fogo baixo de 18 a 20 minutos. Se a tampa não for muito apertada, o tempo de cozimento deve ser maior. Caso prefira, acrescente outra colher de manteiga.

Kasha é um prato que pode ser consumido em várias refeições do dia. Para o café da manhã, ele pode ser cozido no leite consumido com calda de frutas vermelhas ou manteiga. Para almoço ou janta, a sugestão é misturá-lo a cogumelos fritos.

kasha
SoulFood

3. Ukha

Em determinado momento de A Fabulosa Casa com Pernas, o ar marinho é comparado ao cheiro de ukha — e com razão, afinal esse é o nome da sopa russa feita com peixes. Podendo ser preparado com as espécies consideradas bacalhau, no livro a Baba Yaga faz sua receita com bagre. É um prato bem nutritivo e rico em sabores. Veja como preparar:

Ingredientes:

– 450 g de bacalhau;

– 100 g de cabeças ou ossos de peixes;

– 4 xícaras de água;

– 1 cebola média;

– ½ talo de aipo;

– 1 cenoura grande;

– Pimenta do reino;

– ½ folha de louro;

– 1 ramo pequeno de salsa fresca;

– ½ colher de sopa de sal;

– endro fresco picado.

Preparo:

1. Em uma panela de média a grande, coloque os ossos ou cabeças de peixe e a água para ferver. Retire qualquer espuma que apareça na superfície.

2. Acrescente cebola, aipo, cenoura, pimenta do reino, salsinha, sal e novamente coloque para ferver. Quanto atingir fervura, coloque em fogo baixo durante 45 minutos.

3. Remova os ossos ou cabeças e, se preferir, aperte os vegetais para extrair seus sucos.

4. Acrescente os pedaços de bacalhau e cozinhe por mais 15 minutos ou até o peixe estar cozido.

5. Sirva em tigelas com louro fresco ou cebolinha picada, como preferir. Tradicionalmente, a ukha é servida com bolinhos ou tortinhas de peixe.

ukha
Legion Media

LEIA TAMBÉM: 8 SERES PECULIARES DA MITOLOGIA ESLAVA

4. Pirog

Também conhecido por pierogi, pirogue ou varênique, esse prato da culinária polonesa é bem popular em diversos países do Leste Europeu. Trata-se de um preparo bem versátil, que pode servir de acompanhamento para diversas carnes, vegetais ou cogumelos. Na prática, eles se parecem com algo entre um nhoque  e um pastel (se é que isso faz sentido). Veja como prepará-los:

Ingredientes:

– 1 kg de farinha de trigo;

– 2 gemas;

– ½ colher de chá de sal;

– 500 g de batata;

– 1 cebola;

– 3 colheres de sopa de óleo;

– água morna.

Preparo:

1. Despeje em uma vasilha grande a farinha, as duas gemas e a meia colher de chá de sal. Misture bem.

2. Acrescente água morna até que a massa se torne macia e elástica, a ponto de grudar nas mãos. Deixe a massa descansar por 30 minutos.

3. Enquanto isso, cozinhe as batatas em água salgada para fazer um purê. 

4. Refogue a cebola no óleo até dourar, em seguida junte-a ao purê de batata.

5. Abra a massa com um rolo e corte-a em círculos com a ajuda de um copo. Pegue uma colher de purê e coloque no meio da massa cortada, fechando-a como um pastelzinho. 

6. Disponha os “pasteizinhos” em um prato com farinha para não grudarem.

7. Quando todos eles estiverem montados, ferva bastante água com sal em uma panela funda e cozinhe os pirogs até subirem.

Você pode servir esse acompanhamento cozido ou, se preferir, frito na manteiga ou assado com pedacinhos de manteiga por cima. No Leste Europeu ele costuma ser servido com sour cream.

pirog
Magdalena Bujak / stock.adobe.com

5. Kissel

Depois de todos esses pratos, que tal uma sobremesa? Dependendo da sua vontade, o kissel também pode ser uma bebida mais encorpada. A receita básica consiste em apenas açúcar, água, algum espessante, além de uma fruta — geralmente oxicoco, cereja, morango, groselha ou framboesa.

Como o preparo pode variar bastante, a Caveira vai passar as regras básicas e deixar o restante de acordo com as suas habilidades e a sua criatividade culinária:

1. Começe escolhendo alguma frutinha vermelha, como morango, cereja, framboesa ou groselha. Amasse-as até extrair uma boa quantidade de suco. 

2. Pegue uma parte do suco (reserve a outra) e cozinhe com açúcar até formar um xarope.

3. Para o espessante, o uso mais comum é a fécula de batata, que não costuma deixar muito sabor característico. Mas também pode ser utilizada fécula de mandioca ou amido de milho, por exemplo. Dissolva-o em água.

4. Misture o espessante com o xarope até ficar bem pastoso. Aqui a consistência vai depender bastante da sua preferência: de comer como sobremesa ou beber como uma espécie de smoothie

5. Acrescente o suco que havia sido reservado e misture até ficar homogêneo. Se a ideia é servir como sobremesa, separe-o em porções individuais em tigelas e deixe que esfrie um pouco antes de consumir.

kissel
Iúlia Mulino/Russia Beyond

Não esqueça de convidar a Caveira para esse banquete deliciosamente trevoso e deixe aqui nos comentários as suas experiências culinárias com essas iguarias do Leste Europeu.

LEIA TAMBÉM: A MAGIA NA COZINHA DA BRUXA NATURAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Fabulosa Casa com Pernas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
No Coração da Bruxa + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Casa da Bruxa Natural + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide