Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesGraphic NovelListas

6 bichinhos psicopatas na cultura pop

Conheça os personagens inofensivos à pirmeira vista, mas monstruosos por dentro

10/11/2025

A cultura pop é povoada por personagens fofos e adoráveis. Divertidas, carinhosas e simpáticas, estas criaturas estão presentes na literatura, no cinema e na televisão, frequentemente tornando-se as melhores amigas das crianças que acompanham suas aventuras. No entanto, entre arco-íris e mundos coloridos, existe um lado sombrio na cultura pop reservado para bichinhos que conseguem ser simultaneamente fofos e macabros, exibindo comportamentos cruéis e psicopatas. 

LEIA TAMBÉM: 8 Filmes de terror com animais demoníacos

À primeira vista eles parecem inofensivos. Daqueles que rapidamente conquistariam a nossa confiança. Contudo, um olhar mais atento revela que estes seres são capazes das atitudes mais abomináveis e violentas, demonstrando ausência de empatia, prazer em infligir dor e frieza emocional.  Seja em animações, filmes, livros, histórias em quadrinhos ou videogames, esses personagens oferecem um contraste interessante entre aparência e comportamento, mostrando que o que é fofo por fora, pode ser monstruoso por dentro. 

Isso por sua vez rompe com as convenções estabelecidas dos “heróis e mascotes fofos”, os quais associam doçura à bondade, mostrando que não devemos confiar nas aparências. A partir disso, muitas narrativas midiáticas utilizam esses bichinhos como formas de subverter nossas expectativas, construindo sátiras e críticas sociais, comédias absurdas e até mesmo terrores psicológicos. Revelando que nem tudo que é fofo é seguro e que às vezes o predador pode estar disfarçado de presa, a Caveira separou seis exemplos de bichinhos psicopatas que aterrorizam a cultura pop. 

1. Samantha de Hoje é um Belo Dia para Matar

Com árvores coloridas, vizinhos amigáveis e padarias lotadas de quitutes, o Bosque do Riacho parece ter saído de um cartão-postal. É aqui, nesta vitrine de perfeição e fofura, que vive Samantha, uma adorável ursinha parda que construiu uma vida respeitável e um negócio de sucesso. No entanto, mostrando que as aparências podem enganar, ela esconde um segredo macabro: é uma serial killer. É claro que para manter a ordem, Samantha sabe que deve escolher suas vítimas na cidade grande, bem longe dos olhares atentos dos vizinhos.

Seu segredo, no entanto, é ameaçado quando um terrível assassinato abala a pequena Bosque do Riacho. Ela precisa então agir rápido para impedir que esse novo predador se estabeleça em seu território. Lançamento da DarkSide® Books em parceria com a Macabra Filmes, Hoje é um Belo Dia para Matar é um quadrinho original de Patrick Horvath, que desconstrói o ideal de cidade perfeita enquanto esculpe uma protagonista simultaneamente complexa e cativante. Carregado de tensão e humor, Hoje é um Belo Dia para Matar conta com uma estética reminiscente das fábulas, mostrando que todo mundo esconde alguma coisa e às vezes os personagens mais adoráveis podem revelar as naturezas mais sinistras. 

2. Gremlins de Gremlins

Nenhum personagem representa tão bem a ideia de que as aparências podem enganar do que um gremlin. Tudo começou em 1984, quando o filme Gremlins de Joe Dante, apresentou ao mundo os adoráveis Mogwais, representados pelo carismático Gizmo. Como todos já sabemos, os Mogwais vêm acompanhados de certas regras: devem ser mantidos longe da luz solar, não podem entrar em contato com a água e jamais serem alimentados após a meia-noite.

Gremlins

Quando uma dessas regras é quebrada, eles então se transformam nos terríveis gremlins, criaturas pequenas, escamosas e caóticas que perturbam a paz da pequena cidade de Kingston Falls. Completamente alterados, os gremlins demonstram ausência total de empatia, causando destruição por pura diversão e utilizando uma criatividade cruel para atormentar os moradores locais. Apesar disso, eles não são vilões convencionais. Seu fascínio pelo caos é sempre acompanhado por um toque hilário e cartunesco, (quase) nunca gerando consequências mortais. 

3. Comichão e Coçadinha de Os Simpsons

Criados por Matt Groening, Comichão e Coçadinha são personagens de uma série de animação fictícia que existe dentro do mundo de Os Simpsons. Aparecendo pela primeira vez em 1988, a dupla representa uma paródia exagerada e violenta de desenhos animados clássicos como Tom & Jerry. Nos programas, assistidos por Bart e Lisa Simpson, Comichão é um rato azul que repetidamente mutila e assassina o gato preto Coçadinha.

Comichão e coçadinha

Sem um pingo de empatia e com uso da violência premeditada, Comichão é sádico e genial, criando armas elaboradas, armadilhas complexas e cenários absurdos para infligir o máximo de sofrimento ao outro animal. Embora o rato azul seja o principal agressor da série animada, o pobre gato preto não fica muito atrás, sendo movido por um desejo igualmente doentio e cruel de vingança, a qual sempre falha. Nesse sentido, Comichão é um psicopata bem-sucedido, enquanto Coçadinha permanece como um aspirante que nunca consegue executar seus planos. 

4. Mr. Pickles 

Mostrando que até mesmo um adorável Border Collie pode esconder um lado para lá de sinistro, Mr. Pickles é o cãozinho da família Goodman, a qual reside na pacata cidade de Old Town. Para eles, especialmente para o pequeno e inocente Tommy, Mr. Pickles é o animal de estimação perfeito. Ele é fiel, brincalhão, inteligente e faz truques adoráveis. O que os Goodman não desconfiam é que, na verdade, seu cachorro é um assassino sádico e satanista com poderes demoníacos.

Mr Pickles

Mostrando ser um mestre do disfarce, Mr. Pickles sempre encontra um jeito de fugir para matar e mutilar suas inúmeras vítimas, as quais reúne (e às vezes ressuscita) em seu covil subterrâneo para transformar em seus servos obedientes. Personagem principal da série de animação homônima criada em 2013 por Will Carsola e Dave Stewart, Mr. Pickles satiriza a ideia da família perfeita e da vida suburbana estadunidense, mostrando que às vezes o monstro pode estar vivendo tranquilamente no nosso quintal. 

5. Dawn Bellwether de Zootopia: Essa Cidade é o Bicho

Uma das personagens-chave de Zootopia: Essa Cidade é o Bicho, animação de 2016 lançada pela Disney, Dawn Bellwether é uma pequena ovelha que atua como assistente do prefeito de Zootopia, Leodore Lionheart. À primeira vista, ela surge como um animal meigo, tímido, inofensivo e até mesmo desajeitado, estando dedicada à ordem da cidade. No entanto, conforme a trama se desenrola, os espectadores são surpreendidos com o fato de que Dawn é a verdadeira antagonista da história.

Zootopia

Revelando sua verdadeira face calculista e ambiciosa, ela elabora um plano cruel que envolve drogas capazes de induzir comportamentos violentos e selvagens em grandes predadores, o que causa pânico em massa, destrói vidas e carreiras, assim como induz o medo, o preconceito e a opressão em Zootopia. Demonstrando uma total falta de escrúpulos e zero arrependimento, Dawn é mais uma sociopata do que psicopata, o que não a torna menos perigosa. Com um plano brilhante e meticulosamente calculado, ela utiliza sua persona de ovelha frágil e pequenina para enganar todos ao seu redor.

6. Lotso de Toy Story 3

Um ursinho roxo que se apresenta como o carismático líder da creche Sunnyside, Lotso rapidamente conquista a confiança de Buzz e Woody em Toy Story 3. Contudo, ao longo do filme ele não consegue esconder sua verdadeira natureza, revelando ser um mestre da manipulação. Sem nenhuma empatia, ele demonstra um comportamento controlador e autoritário, sendo completamente indiferente ao sofrimento que causa.

Toy Story

Cruel e assustador, Lotso não apenas engana e domina os brinquedos da creche, como almeja a destruição dos novatos e até mesmo abandona Woody e seu grupo em um incinerador. Sem demonstrar remorso, ele ainda revela um rancor intenso e frieza emocional. Apesar disso, Lotso não nasceu mau, sendo um personagem bastante complexo que é marcado pelos traumas do abandono e do coração partido. Assim como Dawn, ele provavelmente se encaixa melhor em um quadro de sociopatia, mas ainda merece nossa menção.

Quer mergulhar no mundo dos bichinhos psicopatas? Lançamento da Macabra Filmes, Hoje é um Belo Dia Para Matar já está disponível na Loja Oficial Dark e no DarkApp. 

LEIA TAMBÉM: Chucky e o terrível mundo dos bonecos assassinos

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Os Olhos Perdidos + Brindes Exclusivos
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Chucky: O Legado do Brinquedo Assassino
R$ 119,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

The Evil: e elo perdido entre as casas amaldiçoadas e o inferno

Algo que aprendemos nas toneladas de filmes que frequentamos é que o horror caminha em...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesFilmesMedo Clássico

Segredos dos bastidores de Frankenstein de Guillermo del Toro

Guillermo del Toro tem muito de Victor Frankenstein: ele dá vida às suas criaturas a...

Por DarkSide
DarksideEntrevista

Paula Febbe: “No início da escrita não há necessidade de domar o caos”

Livros podem ser terapêuticos, mas também podem ser aquilo que nos manda para a...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesListas

8 donas de casa perigosas da ficção

Com seus aventais coloridos, sorrisos cordiais e palavras carinhosas, as donas de casa...

Por DarkSide
AnimaçãoFilmesTarot & Oráculo

10 fatos pouco conhecidos sobre O Estranho Mundo de Jack

Poucos filmes temáticos contam com a façanha de serem apreciados em duas datas...

Por DarkSide