Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

8 Filmes de terror com animais demoníacos

Aqui não tem essa de "melhor amigo" dos humanos

19/06/2023

Nos filmes de terror os antagonistas podem vir de todos os lados e de todas as formas: assassinos mascarados, fantasmas, zumbis, monstros, demônios… a lista é longa e macabra. Mas o que acontece quando eles encarnam seres próximos a nós? Como lidamos quando a natureza resolve voltar contra os humanos e nos colocar na base da cadeia alimentar?

LEIA TAMBÉM: 6 ANIMAIS ANTROPOMÓRFICOS DA CULTURA POP

Filmes com animais demoníacos não são nenhuma novidade no terror. Eles representam um medo antigo da humanidade em relação à natureza, assim como nossa falta de controle perante ela e suas criaturas. Desde muito cedo cineastas experientes como Alfred Hitchcock e Steven Spielberg enxergaram o potencial que animais possuem em nos assustar. Nisso temos sido continuamente contemplados com uma variedade infinita de animais assassinos, demoníacos, sedentos por sangue e com vontade de nos aniquilar. 

Do terror sangrento ao mais cômico, com o roteiro e a atmosfera certa, praticamente qualquer animal pode ser transformado em uma ameaça em potencial. É por isso que hoje a Caveira reuniu todo o cemitério maldito para te indicar oito filmes de terror com animais demoníacos que com certeza vão te fazer nunca mais confiar no seu pet. 

1. Os Pássaros (1963)

Baseado em uma história de Daphne du Maurier, a mesma autora de Rebecca, e dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock, Os Pássaros é um verdadeiro clássico no quesito animais assassinos. No filme acompanhamos uma rica socialite que decide ir atrás do seu interesse amoroso na Califórnia. No entanto, chegando lá seu romance é terrivelmente interrompido por súbitos e inexplicáveis ataques de pássaros

os pássaros

Ok, sabemos que a premissa é um pouco ridícula, mas não se engane: Os Pássaros é um filme tenso que traz como vilão um animal presente em nosso dia a dia e que é um pouco difícil de ser evitado. Prepare-se para cenas icônicas de bandos de pássaros perseguindo pessoas e momentos memoráveis de horror corporal.

2. Tubarão (1975)

Possivelmente o filme mais famoso da lista, Tubarão não é só um clássico do diretor Steven Spielberg, como do cinema como um todo. Considerado o primeiro blockbuster da história, a adaptação da obra homônima de Peter Benchley acompanha a pequena cidade de Amity, que passa a ser aterrorizada por um grande tubarão branco em plena alta temporada. 

filmes com tubarão

Tubarão não apenas popularizou os filmes com tubarões assassinos, como também revolucionou o mundo dos efeitos especiais. Seja por sua música icônica, marketing infalível ou ótima história, o filme de Spielberg foi imortalizado na cultura popular. Realmente precisamos de um barco maior para abarcar esse gigante do cinema. 

LEIA TAMBÉM: 14 FILMES DE TUBARÃO QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR

3. Piranha (1978)

O sucesso de Tubarão inspirou uma grande leva de filmes com temáticas parecidas. Um deles foi Piranha do diretor Joe Dante, que mais tarde comandaria o clássico oitentista, Gremlins. Produzido pelo lendário Roger Corman, o longa de 1978 foi o primeiro de uma franquia com cinco filmes, composta por outros títulos como Piranha 3D (2010) e Piranha 3DD (2012). 

piranha

Adotando um tom mais cômico do que seus antecessores, Piranha conta a história de um rio que é acidentalmente infestado por piranhas geneticamente modificadas, colocando em risco a vida de todos que ali vivem e passam as férias. Extremamente divertido, o filme foi um sucesso comercial e recebeu até mesmo um elogio do diretor Steven Spielberg. Se antes do longa piranhas já eram assustadoras, imagine como elas ficaram depois dele. 

4. Cujo (1983)

Apesar da premissa extremamente simples e realista, Cujo é um filme que consegue deixar qualquer um apreensivo. Nele acompanhamos uma mãe e seu filho que após problemas com o carro acabam presos dentro do veículo e passam a ser atormentados por um pobre São Bernardo infectado pelo vírus da raiva. Em meio a uma onda de calor e sem ter como pedir ajuda, a dupla deve então lutar por sua sobrevivência. 

cujo

Baseado na obra de Stephen King, Cujo continua sendo uma das adaptações cinematográficas favoritas do autor. Essa prequela sangrenta de Beethoven, assusta ao transformar o melhor amigo do homem em uma criatura sedenta por sangue, impressionando até hoje por seus efeitos práticos e performances. No final das contas, a lição é óbvia: vacinem seus animais!

5. Cemitério Maldito (1989)

Um dos mais icônicos filmes de horror envolvendo animais, Cemitério Maldito é possivelmente um dos melhores longas dos anos 1980. A adaptação do livro de Stephen King narra a história da família Creed, que se muda para uma casa ao lado de um antigo cemitério de animais. Quando Church, o gato da família é acidentalmente morto, o pai descobre que para além do cemitério existe uma terra com o poder de ressuscitar os mortos

cemiterio maldito

Dirigido por Mary Lambert e com direito a música dos Ramones, Cemitério Maldito equilibra bem seus momentos aterrorizantes com os mais dramáticos. A presença do gato ressuscitado Church é extremamente desconcertante e prenuncia o início de maiores tragédias para os Creed, afinal como o próprio filme nos ensina: às vezes a morte é melhor. 

6. Aracnofobia (1990)

Clássico da década de 1990, Aracnofobia potencializa um medo muito comum das pessoas, afinal todos conhecemos alguém que tem pavor de aranhas, não é mesmo? Dirigido por Frank Marshall, o filme acompanha um médico que, junto de sua família, se muda para uma cidade no interior da Califórnia. O terror se inicia quando a cidade é invadida por perigosas e agressivas aranhas que desencadeiam uma série de mortes e colocam toda a população em risco. Ah, eu disse que o médico é aracnofóbico?

aracnofobia
Amblin Entertainment/Divulgação

Como se não bastasse, durante grande parte das filmagens de Aracnofobia, a produção utilizou aranhas de verdade vindas da Nova Zelândia. Mas não se preocupe, diferentemente dos papéis que interpretaram, elas eram inofensivas e não fizeram mal a ninguém.

7. Anaconda (1997)

Existem inúmeros filmes com cobras assassinas por aí, mas nenhum chega aos pés de Anaconda em níveis de intensidade e momentos absurdos. Um clássico moderno no quesito animais gigantes devorando seres humanos desavisados, o filme de Luis Llosa acompanha uma equipe de documentário que se aventura pela floresta Amazônica e passa a ser caçada por uma lendária cobra gigante. 

anaconda

Embora os efeitos especiais não tenham envelhecido muito bem, Anaconda é uma boa mistura de horror e ação. Não se levando muito a sério, o filme entrega cenas divertidas e memoráveis, especialmente quando os personagens são devorados por cobras.

8. Predadores Assassinos (2019)

Predadores Assassinos é uma bela mistura do subgênero de animais assassinos com o de desastres naturais. Não contente em fazer seus personagens enfrentarem um furacão de categoria 5, o filme os coloca cercados por jacarés. Moleza, não é mesmo? Produzido por Sam Raimi e dirigido por Alexandre Aja, o longa conta a história de um pai e filha que acabam presos em sua residência durante um furacão na Flórida. No entanto, eles logo descobrem que a inundação é o menor dos seus problemas, já que existem jacarés na casa. 

predadores assassinos

Com uma tensão crescente, performances convincentes e criaturas bem feitas, Predadores Assassinos foi escolhido por Quentin Tarantino como seu filme favorito de 2019 e se consolidou como uma das melhores produções do ano. 

Animais para todos os gostos e medos

Filme com animais demoníacos e assassinos é o que não falta no mundo do horror. Tubarões, aranhas, jacarés e cobras são praticamente clássicos desse subgênero que faz tanto sucesso. Mas não pense que outros animais também não foram transformados em antagonistas temíveis! 

O Corte da Navalha (1984) traz como antagonista um javali; Mutação (1997) apresenta baratas geneticamente modificadas; Willard (1971) acompanha um solitário homem que faz ratos de estimação executarem sua vingança; A Noite dos Coelhos (1972) mostra coelhos mutantes e A Noite do Terror Rastejante (1976) nos aterroriza com minhocas devoradas de carne. 

Mas não precisa se desesperar! Existem mais chances de você morrer de um problema cardíaco do que ser atacado por muitos desses animais. No geral, como a grande maioria desses filmes nos ensinam, o importante é sempre respeitar seu espaço e sua natureza. 

Vale lembrar também que além das histórias de horror existem muitas narrativas emocionantes e afetuosas com animais, como é o caso de Para Sempre vou te Amar de Catherine Ryan Hyde, que nos mostra a força transformadora de um cachorro na vida de uma família, e Vida de Gato, uma grande carta de amor aos felinos que conquistam nossos corações.  

Por isso, pode ir tranquilo abraçar seu animalzinho, ele realmente merece todo o carinho do mundo. Mas melhor ficar de olho… nunca sabemos quando eles vão se virar contra nós. 

LEIA TAMBÉM: AS MELHORES FACES DO REI DO HORROR

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Creepshow
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Tudo que sabemos sobre MaXXXine

E quem diria que um terror indie sem distribuição chegaria ao terceiro filme com...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Jogos Mortais XI tem novidades de roteiro e lançamento adiado

Marcus Dunstan, roteirista de Jogos Mortais XI, finalmente atualizou os fãs sobre o...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Pin: Um Trauma feito de loucura e plástico

Alguns filmes sempre foram raros no Brasil, outros acabaram sendo subestimados e...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesDarkloveEntrevista

Rachel Rabbit White pelas palavras de Nico Walker (e dela própria)

O que os livros Carrossel dos Desejos e Cherry: Inocência Perdida têm em comum? Numa...

Por DarkSide
GamesMacabraNovidades

Conheça o jogo de tabuleiro de Condado Maldito

Se você é fã da série de graphic novels Condado Maldito e gosta de jogos de...

Por DarkSide