Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkside

6 Curiosidades sobre Krampus

O lado Dark do Natal pertence a ele

23/12/2022

Para um bom DarkSider, Noite Feliz é uma noite dedicada ao terror. E é por isso que aqui personagens fofinhos como Papai Noel, duendes e renas não têm muita vez não. A gente está muito mais interessado em Krampus!

LEIA TAMBÉM: PAPAI NOEL DO MAL: QUEM É KRAMPUS

Nascido do folclore dos alpes austríacos, alemães e suíços, suas garras se estendem a países vizinhos, como Itália e República Tcheca, e até atravessou continentes, com direito a celebrações nos Estados Unidos e até mesmo no Brasil.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa criatura infernal? Então vem junto da Caveira:

1. Tecnicamente, ele é um ajudante do Papai Noel

Nem Grinch, nem arqui-inimigo do Papai Noel. Na realidade, Krampus é uma espécie de ajudante do Bom Velhinho — bem diferente dos duendes, das renas e do cachorro dos Simpsons, é claro. 

Enquanto Papai Noel é encarregado de recompensar com presentes as crianças que se comportaram, Krampus traz castigos para as malcriadas. As punições podem variar bastante de acordo com as lendas locais: em alguns lugares ele só dá uns sustos, enquanto outras pessoas afirmam que ele adota medidas mais violentas, como bater nos pequenos com uma vara ou chicote, colocá-las em cestos e, em alguns casos, até devorava a criançada.

2. Apresenta semelhanças com o Capiroto

Embora não exista um consenso quanto à evolução de Krampus através dos tempos, é fato que, mesmo com Cristianismo, ele manteve seu lugar cativo nas tradições do solstício de inverno, rebatizado como Natal. Por volta do século XVII sua figura foi incorporada às celebrações natalinas e pareada com a figura de São Nicolau.

Com isso, os dogmas religiosos recaíram sobre ele. Algumas comunidades austríacas acreditam que Krampus se originou de uma entidade sobrenatural pagã associada à imagem do diabo cristão. As comparações físicas são bem válidas: Krampus carrega correntes, que dizem simbolizar sua ligação com o Cristianismo. Além disso, nas versões em que ele carrega o cesto, dizem que Krampus o utilizva para carregar crianças malvadas para o inferno

LEIA TAMBÉM: 10 CRIATURAS MACABRAS QUE ASSOMBRAM AS FESTAS DE FIM DE ANO

3. Existem desfiles dedicados a Krampus

A popularidade da criatura é tão grande, que na Áustria e na Alemanha ele ganha seu próprio desfile todos os anos. No início de dezembro, mais precisamente no dia 5, é celebrada a Krampusnacht [Noite de Krampus], quando pessoas se fantasiam do monstro, com direitos a correntes e sinos para avisar as crianças da sua chegada. Bem mais assustador do que deixar um sapatinho na janela.

4. Ganhou uma festa no Brasil

As tradições germânicas trazidas pelos imigrantes que se instalaram no Sul do país não deixaram o nosso diabão do Natal de fora. Na pequena cidade de Guabiruba, no interior de Santa Catarina, as festividades natalinas incluem a figura do Pelznickel, uma versão bem equivalente de Krampus. Moradores fantasiados desfilam pela cidade e visitantes podem se concentrar na Pelznickelplatz, uma praça onde é possível visitar a “casa” do monstro.

5. Possui diversos filmes dedicados a ele

A popularidade de Krampus cresceu tanto nos Estados Unidos que vários filmes natalinos foram feitos em sua homenagem, alguns chegaram a ganhar sequências. O primeiro deles nessa leva mais recente é Papai Noel das Cavernas, uma produção finlandesa na qual uma expedição descobre o incômodo segredo sobre o Bom Velhinho. Esse é um dos melhores filmes de Natal com Krampus que você irá encontrar.

Outra produção que vale a pena conferir é o filme Krampus: O Terror do Natal, de 2015, que acrescenta notas de comédia a esse horror natalino. O elenco conta com atores do calibre de Toni Collette e Adam Scott.

6. Tem um livro da DarkSide® todinho dele

A fábula Dark que você precisava para o Natal! Krampus: O Senhor do Yule contraria a ideia de “noite feliz” e nos leva a descobrir as origens sangrentas do Natal. Escrita pelo multiartista Brom, a obra nos apresenta a uma criatura que passou tempo demais acorrentada e só pensa em uma coisa para as festividades natalinas: vingança!

krampus brom

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA BROM, O MULTIARTISTA QUE CRIOU KRAMPUS: O SENHOR DO YULE

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Thiago Flores

    24 de dezembro de 2022 às 11:29

    Eu AMEI esta novidade!!! Sou um megafã dos trabalhos de Gerard Brom, eu não me conformava por não termos uma editora que trouxesse suas obras literárias traduzidas, mas para a nossa sorte vocês da Darkside não decepcionam! Não vejo a hora de ter em mãos este livrasso! Muito, mas muito obrigado mesmo, e que venha muito mais de Brom para o Brasil!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Krampus: o Senhor do Yule + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Chamado de Cthulhu + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide