Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmesGraphic Novel

6 Curiosidades sobre o filme sangrento 30 Dias de Noite

Graphic novel que deu origem ao longa é um marco do terror moderno e tem edição especial publicada pela DarkSide

15/01/2020

Uma cidade praticamente isolada e que todos os anos passar por um período de 30 dias sem receber luz solar parece ser o cenário perfeito para um ataque de vampiros. Esta premissa aterrorizante inspirou Steve Niles e Ben Templesmith a conceberem a história em quadrinhos vampiresca 30 Dias de Noite, publicada em uma edição especial pela DarkSide® Books.

LEIA TAMBÉM: 30 DIAS DE NOITE: UM BANQUETE DE SANGUE COM A ARTE DE TEMPLESMITH

O sucesso da graphic novel fez com que a trama fosse adaptada para as telonas em 2007, em um filme estrelado por Josh Hartnett e Melissa George, com direção de David Slade (de MeninaMá.com e alguns episódios de Deuses Americanos). Até hoje o longa rende calafrios para quem o assiste. A seguir listamos algumas curiosidades sobre esta sangrenta produção:

1. A cidade de Barrow é real

Provavelmente a primeira pergunta que vem à mente de quem assiste ao filme é sobre a veracidade da cidade de Barrow. Desde 2016 o vilarejo mudou seu nome para Utqiaġvik, que já era o nome da cidade anteriormente. No idioma inupiaq, Utqiaġvik significa “lugar onde caçávamos coruja-da-neve”. A cidade tem cerca de 4 mil habitantes (bem mais do que os 563 do filme) e fica localizada dentro do Círculo Polar Ártico, a aproximadamente mil quilômetros do Polo Norte. 

2. Na realidade são mais do que 30 dias de escuridão

Por estar localizada tão ao norte – é a cidade mais setentrional dos Estados Unidos – Barrow está entre as localidades que mais sofrem variação da incidência da luz solar. Sim, há outras cidades e vilarejos no mundo que também passam pelo mesmo fenômeno. Diferentemente da ficção, o período de privação de luz solar é de aproximadamente 60 dias – o dobro da história de Steve Niles. Só que a escuridão não é total: um fenômeno chamado crepúsculo civil permite que a cidade tenha algumas horas de uma pequena iluminação solar durante o inverno. Em contrapartida, no verão Barrow chega a passar 80 dias consecutivos de iluminação constante, sem pôr-do-sol. Não sabemos qual dos dois cenários é o mais assustador.

3. Apesar da cidade ser real, o filme foi filmado na Nova Zelândia

Por uma questão de logística, estrutura e custos de produção, 30 Dias de Noite foi filmado na Nova Zelândia. O fato chega a ser quase uma ironia, já que a história de uma cidade no Círculo Polar Ártico foi filmada bem abaixo da linha do Equador. Ainda assim, a ambientação procurou se manter bem fiel à verdadeira cidade de Barrow, com a construção de uma cidade cenográfica, além de várias cenas filmadas em estúdio – onde era mais fácil controlar a neve falsa. Por causa da locação, metade do elenco do filme é neozelandês.

4. A maior parte das cenas foi filmada durante o dia

Apesar de se passar em uma longa noite, a maior parte do filme foi filmada durante o dia. O resultado se dá por um efeito de fotografia, de escurecer tomadas feitas na claridade. Apesar de ter passado por este processo, as cenas externas do filme são iluminadas até demais, sendo que em algumas cenas é possível ver luz entrando pelas janelas. Sem contar que uma das estratégias dos vampiros era cortar a eletricidade. Por mais que todos os prédios e postes tivessem geradores próprios, o resultado ainda seria um pouco mais escuro do que é visto no filme.

5. A história tem muitas semelhanças com A Hora do Vampiro

Fãs de Stephen King que já leram A Hora do Vampiro devem ter identificado algumas similaridades nas histórias. No romance de 1975, King escreve sobre um homem que retorna a uma cidade no estado do Maine e descobre que todos os habitantes viraram vampiros. Assim como em 30 Dias de Noite, o vampirismo é contagioso. Outra coincidência está no nome dos vampiros-alfa: Barlow na história de Stephen King e Marlow na de Steve Niles.

Vampiro em 30 Dias de Noite

LEIA TAMBÉM: A FAMÍLIA KING TEM UM LAR NA DARKSIDE BOOKS

6. Originalmente 30 Dias de Noite foi concebido como filme

Antes de virar uma história em quadrinhos, o escritor Steve Niles tentou vender a trama como um roteiro de filme. Depois de anos de rejeição por parte dos estúdios, ele remodelou o material para virar uma graphic novel. No fim das contas, após o sucesso da HQ, um dos estúdios que havia rejeitado o projeto se interessou por fazer a adaptação. Ah, a ironia!

Vampiros em 30 Dias de Noite

Conheça mais sobre a graphic novel da DarkSide® Books, 30 Dias de Noite, no vídeo do canal Comix Zone:

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Duda azevedo

    9 de fevereiro de 2021 às 16:09

    Filme MARAVILHOSO….THATS ALL…

  • Maria do Carmo

    23 de janeiro de 2023 às 11:16

    Um filme aterrorizante e feito com tamanha maestria que vc acredita que os vampiros são reais,bom roteiro e atores convincentes!

  • Ana

    9 de junho de 2023 às 21:04

    Filme mto bom , efeitos excelentes mas uma história q começa do nada sem um fundamento inicial, infelizmente deixou a desejar um pq sobre a existência dos vampiros,como começou,de onde vieram e onde ficam nos dias de sol…e etc

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Corvo - Edição Definitiva
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide