Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelListas

6 Filmes e documentários sobre a situação do lixo do mundo

Graphic novel Eu, Lixeiro mostra os bastidores da primeira etapa do descarte

09/11/2021

Você chega a pensar no que acontece com o lixo que você descarta? E com o lixo que todo mundo descarta? Na história em quadrinhos Eu, Lixeiro, Derf Backderf retrata a primeira etapa da coleta de lixo pelos olhos de três jovens que percorrem as ruas de uma cidade no interior de Ohio pendurados em um caminhão, recolhendo o que as pessoas jogam fora.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: EU, LIXEIRO, DE DERF BACKDERF

Mas se por um lado a quantidade de lixo produzida pelas pessoas parece ser infinita, o espaço no nosso planeta para despejá-lo não é. As limitações quanto à reciclagem e a produção desenfreada de materiais não biodegradáveis, como o plástico, contribuem com uma crise de proporções globais.

O tema exige discussão e ação urgente, como já chamaram a atenção diversos filmes e documentários sobre o tema. Separamos alguns deles que vão te fazer pensar duas vezes antes de jogar algo não orgânico no lixo.

1. Wall-E

Créditos: Disney/Pixar

A história de amor entre dois robozinhos de diferentes gerações tem como pano de fundo um assunto sério: o colapso do planeta Terra causado pelo lixo. A história se passa no século XXIX, quando a Terra não é mais um planeta habitável graças à degradação ambiental causada também pelo excesso de lixo. Enquanto o robozinho fica no planeta coletando o lixo de maneira solitária, os seres humanos vivem em naves pelo espaço.

2. Lixo Extraordinário

Créditos: Downtown Filmes

Pode existir arte no lixo. Este documentário destaca o poder transformador da arte e a beleza do espírito humano, mesmo em meio a dejetos. A produção foca na arte de Vik Muniz no lixão de Jardim Gramacho, considerado um dos maiores do mundo e o maior da América Latina até 2012. Vik trabalha em colaboração com catadores que vivem a trabalham no lixão.

3. Trashed: Para onde vai nosso lixo

Créditos: Blenheim Films

Este documentário foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes de 2012 e narra a investigação do ator Jeremy Irons sobre os impactos globais do consumismo desenfreado e da poluição gerada por ele. A produção leva o público em uma viagem ao redor do mundo para mostrar como alguns dos lugares mais bonitos do planeta foram poluídos pelo lixo. O filme é um alerta sobre a nossa responsabilidade sobre o lixo que produzimos hoje e que ainda iremos produzir no futuro.

4. Oceanos de Plástico

Créditos: Netflix

A jornada de Oceanos de Plástico começa quando um jornalista chamado Craig Leeson se depara com resíduos de plástico em sua missão de registrar a atividade da baleia azul, no que deveria ser um oceano cristalino. Ele e um grupo de cientistas e pesquisadores visitam vinte localidades pelo planeta em um período de quatro anos para destacar os impactos do plástico nos oceanos. Além de chamar a atenção para os perigos deste tipo de poluição, o documentário também propõe soluções inovadoras que podem ser adotadas por todos, de governos a indivíduos, para livrar os oceanos de tanto plástico.

5. The Clean Bin Project

Créditos: Peg Leg Films

Este documentário aposta na comédia para falar de um assunto bem sério. Um casal chamado Grant e Jen faz uma competição para reduzir o lixo produzido por eles ao longo de um ano. Eles tomam esta iniciativa para responder à seguinte questão: é possível um ser humano viver sem produzir qualquer tipo de lixo? O casal conversa com especialistas e ativistas em prol do lixo zero para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema de maneira abrangente. O filme é uma inspiração para que o público comece a refletir e a dar os primeiros passos para uma vida com menos desperdício.

6. Albatross

Créditos: Chris Jordan

Este belo e ao mesmo tempo devastador documentário conta a história dos albatrozes em um dos locais mais remotos do mundo. Na Ilha Midway, que fica no Oceano Pacífico, dezenas de milhares de filhotes de albatroz morrem todos os anos porque seus estômagos estão cheios de plástico, que lhe foi servido como alimento desde o início da vida. O fotógrafo Chris Jordan visita o local há vários anos e ajuda a embarcar o espectador em uma jornada que mostra como precisamos nos reconciliar com a natureza para abandonarmos a cultura do plástico.

LEIA TAMBÉM: COMO A PRODUÇÃO DESENFREADA DE LIXO AFETA A SAÚDE DO PLANETA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Érika Silva

    9 de novembro de 2021 às 13:27

    Amei o post! Já assisti quase todos esses documentários porém Oceanos de Plástico e Wall-E são meus favoritos. É um absurdo que quase nada mudou desde que Wall-E foi lançado…

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Eu, Lixeiro + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Escuridão + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide