Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamento

Como a produção desenfreada de lixo afeta a saúde do planeta

Eu, Lixeiro promove reflexão sobre a nossa relação com o lixo

Parece mágica: você coloca tudo aquilo o que não quer mais em um recipiente, leva o conteúdo em um saco plástico para fora de casa e ele desaparece. Você não sabe para onde aquele lixo foi e nem o que será feito dele, apenas se livrou do problema. De uma maneira bem resumida, esta é a relação da maioria das pessoas com o lixo doméstico, um dos grandes desafios para o futuro do planeta.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: EU, LIXEIRO, DE DERF BACKDERF

Em Eu, Lixeiro, Derf Backderf conta um pouco do que acontece depois que você coloca o seu lixo para a coleta. Em uma obra que é metade ficção e metade autobiografia – o autor trabalhou na coleta de resíduos entre 1979 e 1980 –, ele nos convida a conhecer o posfácio daquilo que foi descartado.

Intercalados à história dos três lixeiros da HQ, há diversos momentos muito reais não apenas no passado de Backderf, mas de todas as pessoas. A história adota um caráter bem informativo, com detalhes sobre o que é o nosso lixo, para onde ele vai, sua história, a estrutura de um aterro sanitário, a evolução dos caminhões de transporte de resíduos, quanto lixo produzimos, entre outros fatos curiosos, pertinentes e reveladores

Os principais impactos ambientais de tanto lixo no mundo

O convite à reflexão vem em ótima hora. Repensar a nossa forma de enxergar o lixo e se relacionar com ele é urgente. À medida que a população mundial se multiplica, a produção de resíduos cresce em um ritmo muito mais acelerado. Uma estimativa do Banco Mundial indica que até 2050 a produção de lixo chegará a 3,4 bilhões de toneladas – atualmente é de pouco mais de 2 bilhões. Isso significa um aumento de 70%, quase o dobro do que é esperado do crescimento populacional.

A cada dia, uma pessoa produz 1,2 kg de lixo – o dobro dos 640 gramas produzidos há uma década. Quanto mais industrializado o país, maior a quantidade de lixo produzida. E o Brasil precisa fazer o dever de casa: em números absolutos, somos o terceiro maior produtor de lixo em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

LEIA TAMBÉM: 5 AUTORES TRUE CRIME QUE ACOMPANHARAM OS CASOS DE PERTO

Créditos: Luis Sinco / Los Angeles Times

O principal problema relacionado a resíduos sólidos é a produção de lixo não biodegradável e que não pode ser reciclado – acumulando-se nos oceanos e no solo. De forma geral, todo o lixo produzido afeta o planeta de diferentes maneiras, conforme destacamos a seguir:

Mudanças climáticas

Somente na última década, a população mundial parece ter piorado a forma com que descarta resíduos sólidos. Apesar de diversas alternativas, ainda há resistência quanto à adoção de medidas mais sustentáveis, seja por questões financeiras, de tempo ou comodidade.

Mas o fato é: o lixo depositado em aterros libera gás metano. Para piorar, os aterros a céu aberto respondem por 91% de todas as emissões deste gás neste tipo de depósito de lixo, conforme um artigo publicado na Nature

Ao mesmo tempo, a incineração de pilhas de lixo em diversas partes do mundo emite índices alarmantes de dióxido de carbono, um gás associado ao aquecimento global. Pesquisas apontam que aproximadamente 40% dos resíduos de todo o mundo sejam queimados desta forma, ameaçando a atmosfera e as pessoas que moram nos arredores destes terrenos.

Vida selvagem

O lixo afeta diferentes formas de vida em todo o planeta, mas uma das situações mais alarmantes envolve a fauna marinha – e as pessoas que dependem dela para viver. Os animais não conseguem distinguir o que é comida e o que não é, e acabam ingerindo lixo

Esse problema afeta peixes, focas, tartarugas, baleias e qualquer outro animal que viva neste ecossistema. Fragmentos de plástico podem durar mais de cem anos e a maioria dos animais não consegue digerir ou expeli-los, resultando em uma lenta e cruel morte. 

Saúde pública

A falta de ação da humanidade está colocando sua própria saúde em risco. Com a alta produção de lixo e a incapacidade de descartá-lo corretamente ou reaproveitá-lo, o futuro da raça humana se torna tão ameaçado quanto outras formas de vida do planeta.

O acúmulo da emissão de gases decorrente do lixo aterrado já apresenta ameaças hoje, mas provocará problemas de longo prazo para um número cada vez maior de pessoas. Problemas como asma, malformação de fetos, câncer, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas e partos prematuros são apenas algumas das consequências do contato constante com estes gases. Além disso, aterros são ambientes propícios para a proliferação de bactérias, vermes e insetos que podem disseminar outras doenças. 

A jornada do lixo é longa, complexa e nem sempre depende completamente das nossas atitudes. Mas informação e um pouco de boa vontade podem fazer a diferença.

LEIA TAMBÉM: 4 GRAPHIC NOVELS QUE FORAM ADAPTADAS PARA O CINEMA

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Érika Silva

    9 de novembro de 2021 às 13:23

    Eu amei essa matéria! Um tema que precisa ser abordado e discutido cada vez mais porque é de extrema importância para a nossa sobrevivência no futuro! Quero muito comprar a HQ Lixeiro.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Eu, Lixeiro + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Escuridão + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelListasMedo Clássico

Da obsessão à inspiração: As principais influências de H.P. Lovecraft

Passado quase um século desde a publicação de suas obras, hoje é difícil imaginar...

Por DarkSide
Dark House

As sinistras colaborações de Michael McDowell e Tim Burton

Michael McDowell tinha uma ideia muito bem definida quanto ao seu legado: nunca...

Por DarkSide
Darklove

Kerri Maniscalco: Novos livros chegarão ao Brasil

Os DarkSiders pediram e a Caveira ouviu: As bruxas de Kerri Maniscalco chegam na...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

Respeita a bruxa que habita teu ser

Você já se perguntou o que eu estou fazendo aqui? É tanta coisa que a gente vive,...

Por Devaneio da Bruxa
Graphic NovelListas

Uma Dobra no Tempo: 5 curiosidades sobre a autora Madeleine L’Engle

Madeleine L’Engle foi uma mulher à frente do seu tempo e suas obras atravessaram...

Por DarkSide