Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

FilmesListasSéries

6 Filmes e séries que celebram a amizade nos anos 1980

Filmadas ou ambientadas na época, produções oitentistas despertam nostalgia até para quem nasceu depois da década.

Há algo de mágico quando pensamos nos anos 1980. Para muitos, foi a fase da infância, da adolescência, de descobrir o mundo com a ajuda de filmes no videocassete e videogames no console. Foi também a época das amizades de escola e da vizinhança, com direito a muitas brincadeiras, jogos de tabuleiro, fliperama, casas na árvore, passeios de bicicleta e muita aventura.

LEIA TAMBÉM: STRANGER THINGS: O QUE ERA SUCESSO NO ANO DE 1985

Até mesmo quem não viveu nesta época pode se sentir um tanto nostálgico com um mundo ainda não dominado pela internet, redes sociais e telas de smartphone. Os filmes da década foram marcados por diretores como Steven Spielberg, Robert Zemeckis e John Hughes, que se tornaram verdadeiros magos da Sessão da Tarde. 

São produções tão gostosas de assistir que, quase 40 anos depois, roteiristas e produtores fazem questão de revisitar a década e reviver tempos mais simples, com direito a permanentes nos cabelos e muito neon. O resultado surge no retorno de algumas destas histórias, como a série Cobra Kai, de Karatê Kid, e o projeto ainda intitulado de Os Goonies. Além, é claro, de produções originais ambientadas nos anos 1980, como é o caso de Stranger Things.

Esse post pode não ser um DeLorean voador, mas conseguirá te transportar no tempo com estas produções que são verdadeiras celebrações da amizade:

1. Os Goonies

Um grupo de amigos tenta despistar criminosos enquanto busca um tesouro secreto capaz de salvar sua cidade. Apesar da assustadora empreitada, eles não desistem de sua missão e aprendem a trabalhar em equipe para sobreviver. 

Quando eles finalmente escapam do perigo e atingem seu objetivo, descobrem que o maior tesouro é na verdade a amizade e parceria entre eles. É um exemplo incrível de amizade pois mostra que, mesmo apesar de suas falhas pessoais, amigos nunca desistem uns dos outros. E Goonies nunca dizem morrer.

LEIA TAMBÉM: O QUE SABEMOS SOBRE A SÉRIE INSPIRADA EM OS GOONIES

2. Conta Comigo

Amizades podem ser bens preciosos, ainda que compartilhadas por um período muito específico de tempo. Este é o caso de Conta Comigo, que narra a história de um grupo de amigos pré-adolescentes em busca do corpo de um garoto desaparecido.

A jornada não é apenas física, mas também emocional, enquanto eles amadurecem e descobrem seus vícios e virtudes prestes a entrar na adolescência. Naquele verão específico eles conversaram, riram, lutaram, choraram e fizeram tudo o que melhores amigos fazem. No fim, cada um seguiu seu destino, mas isso não torna a amizade deles menos especial.

3. E.T.: O Extraterrestre

A amizade não tem barreiras de idioma e nem mesmo de galáxia. Mais do que um filme de ficção científica, este clássico de Steven Spielberg é uma celebração da mais pura amizade entre um garoto e um extraterrestre.

Elliot e E.T. não falam a mesma língua e não entendem os valores e modo de vida do outro, mas com curiosidade e respeito mútuo eles estabelecem uma ligação inexplicável. E amizade não deveria ser isso? Interessar-se de verdade pelos gostos dos nossos amigos, respeitar as diferenças e manter uma relação mútua de lealdade?

4. Clube dos Cinco

Anos 1980

Em um determinado dia de detenção no colégio John Hughes conseguiu estabelecer relações interessantes e ao mesmo tempo capazes de partir corações. Todos estes adolescentes que passaram um sábado em detenção na biblioteca não tinham nada em comum, ainda assim, abriram-se para os outros, compartilhando medos e sonhos.

Somente desta forma é que eles perceberam que não eram tão diferentes assim. Todos os fãs do filme gostam de acreditar que desde aquele dia o CDF, o atleta, a princesa, o marginal e a esquisita permaneceram amigos. 

5. Stranger Things

Baseado em fórmulas como a de Os Goonies e Conta Comigo, os garotos de Hawkins precisam se unir quando criaturas que parecem ter saído de seus tabuleiros de RPG ameaçam a cidade. Eles abrem espaço no grupo para Eleven, uma garota com poderes telecinéticos e de quem eles não sabem nada a respeito.

A aventura e o terror de Stranger Things ajudam a alimentar o suspense, mas é a amizade de Dustin, Will, Lucas, Mike, Eleven e Max que sustenta a trama e reúne fãs nostálgicos da década de 1980.

LEIA TAMBÉM: O MUNDO INVERTIDO DE STRANGER FANS

6. Karatê Kid / Cobra Kai

Uma amizade improvável se formou entre Daniel e Sr. Miyagi nos anos 1980, indo muito além de ensinamentos para lidar com brigas e valentões. Apesar de não ser o mais gentil dos instrutores, o Sr. Miyagi foi um mestre que ensinou técnicas e disciplina ao aprendiz, ao mesmo passo em que Daniel ensinou-o a levar as coisas menos a sério e a se divertir mais. A diferença de idade não é um empecilho para essa amizade.

Cobra Kai foca no outro lado da história, mais de 30 anos após os eventos de Karatê Kid. Johnny Lawrence, o então rival de Daniel, muda um pouco a sua visão de vida quando ele próprio resgata um garoto de valentões. Além de mostrar um ponto de vista diferente do original, a série destaca a necessidade do equilíbrio na vida de todos.

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

4 Comentários

  • Viviane

    22 de fevereiro de 2021 às 10:38

    A minha infância foi nos anos 80 e pra mim foi mágico, é mágico até hoje. Assistir E. T. e os Goonies, Star Wars, Karatê Kit, Conta Comigo, Os Caça Fantasmas, foi uma experiência incrível na época e dá muita nostalgia. Eu amava Poltergeist também, ah que saudade dessa época, dá até um aperto no peito!!!!

    • DarkSide

      23 de fevereiro de 2021 às 09:35

      Saudades eternas dessa década. Mas nada que Stranger Things e Cobra Kai não estejam ajudando a resgatar.

  • Adriana Camargo

    16 de março de 2021 às 22:14

    Os anos 80 foram maravilhosos!!! Minha adolescência foi toda nós anos 80, filmes bons, música boa, amizades verdadeiras. Que saudades!!!

    • DarkSide

      17 de março de 2021 às 09:34

      Saudades anos 1980! Nostalgia bate sempre…

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Listas

Crianças Malvadas: 3 livros sobre infâncias diabólicas

“O homem nasce essencialmente bom, mas a sociedade o corrompe”. Esta ideia se...

Por DarkSide
Séries

Stranger Things ganha novo trailer

A Netflix liberou o novo trailer da 4ª temporada de Stranger Things e, apesar de ter...

Por DarkSide
Séries

Lady Killer irá virar série na Netflix estrelando Blake Lively

Josie Schuller está pronta para ingressar no mundo das séries. Lady Killer, a...

Por DarkSide
DarksideFilmesListas

7 Histórias emocionantes sobre a busca pela família

Eddie é um adolescente que busca pela mãe, Darlene, em Sabor Amargo, romance de James...

Por DarkSide
LivrosQuiz

QUIZ: Qual linha editorial da DarkSide mais combina com a sua mãe?

O Dia das Mães está chegando. É tempo de celebrar o amor mais puro e sincero que já...

Por DarkSide