Há algo de mágico quando pensamos nos anos 1980. Para muitos, foi a fase da infância, da adolescência, de descobrir o mundo com a ajuda de filmes no videocassete e videogames no console. Foi também a época das amizades de escola e da vizinhança, com direito a muitas brincadeiras, jogos de tabuleiro, fliperama, casas na árvore, passeios de bicicleta e muita aventura.
LEIA TAMBÉM: STRANGER THINGS: O QUE ERA SUCESSO NO ANO DE 1985
Até mesmo quem não viveu nesta época pode se sentir um tanto nostálgico com um mundo ainda não dominado pela internet, redes sociais e telas de smartphone. Os filmes da década foram marcados por diretores como Steven Spielberg, Robert Zemeckis e John Hughes, que se tornaram verdadeiros magos da Sessão da Tarde.
São produções tão gostosas de assistir que, quase 40 anos depois, roteiristas e produtores fazem questão de revisitar a década e reviver tempos mais simples, com direito a permanentes nos cabelos e muito neon. O resultado surge no retorno de algumas destas histórias, como a série Cobra Kai, de Karatê Kid, e o projeto ainda intitulado de Os Goonies. Além, é claro, de produções originais ambientadas nos anos 1980, como é o caso de Stranger Things.
Esse post pode não ser um DeLorean voador, mas conseguirá te transportar no tempo com estas produções que são verdadeiras celebrações da amizade:
Um grupo de amigos tenta despistar criminosos enquanto busca um tesouro secreto capaz de salvar sua cidade. Apesar da assustadora empreitada, eles não desistem de sua missão e aprendem a trabalhar em equipe para sobreviver.
Quando eles finalmente escapam do perigo e atingem seu objetivo, descobrem que o maior tesouro é na verdade a amizade e parceria entre eles. É um exemplo incrível de amizade pois mostra que, mesmo apesar de suas falhas pessoais, amigos nunca desistem uns dos outros. E Goonies nunca dizem morrer.
LEIA TAMBÉM: O QUE SABEMOS SOBRE A SÉRIE INSPIRADA EM OS GOONIES
Amizades podem ser bens preciosos, ainda que compartilhadas por um período muito específico de tempo. Este é o caso de Conta Comigo, que narra a história de um grupo de amigos pré-adolescentes em busca do corpo de um garoto desaparecido.
A jornada não é apenas física, mas também emocional, enquanto eles amadurecem e descobrem seus vícios e virtudes prestes a entrar na adolescência. Naquele verão específico eles conversaram, riram, lutaram, choraram e fizeram tudo o que melhores amigos fazem. No fim, cada um seguiu seu destino, mas isso não torna a amizade deles menos especial.
A amizade não tem barreiras de idioma e nem mesmo de galáxia. Mais do que um filme de ficção científica, este clássico de Steven Spielberg é uma celebração da mais pura amizade entre um garoto e um extraterrestre.
Elliot e E.T. não falam a mesma língua e não entendem os valores e modo de vida do outro, mas com curiosidade e respeito mútuo eles estabelecem uma ligação inexplicável. E amizade não deveria ser isso? Interessar-se de verdade pelos gostos dos nossos amigos, respeitar as diferenças e manter uma relação mútua de lealdade?
Em um determinado dia de detenção no colégio John Hughes conseguiu estabelecer relações interessantes e ao mesmo tempo capazes de partir corações. Todos estes adolescentes que passaram um sábado em detenção na biblioteca não tinham nada em comum, ainda assim, abriram-se para os outros, compartilhando medos e sonhos.
Somente desta forma é que eles perceberam que não eram tão diferentes assim. Todos os fãs do filme gostam de acreditar que desde aquele dia o CDF, o atleta, a princesa, o marginal e a esquisita permaneceram amigos.
Baseado em fórmulas como a de Os Goonies e Conta Comigo, os garotos de Hawkins precisam se unir quando criaturas que parecem ter saído de seus tabuleiros de RPG ameaçam a cidade. Eles abrem espaço no grupo para Eleven, uma garota com poderes telecinéticos e de quem eles não sabem nada a respeito.
A aventura e o terror de Stranger Things ajudam a alimentar o suspense, mas é a amizade de Dustin, Will, Lucas, Mike, Eleven e Max que sustenta a trama e reúne fãs nostálgicos da década de 1980.
LEIA TAMBÉM: O MUNDO INVERTIDO DE STRANGER FANS
Uma amizade improvável se formou entre Daniel e Sr. Miyagi nos anos 1980, indo muito além de ensinamentos para lidar com brigas e valentões. Apesar de não ser o mais gentil dos instrutores, o Sr. Miyagi foi um mestre que ensinou técnicas e disciplina ao aprendiz, ao mesmo passo em que Daniel ensinou-o a levar as coisas menos a sério e a se divertir mais. A diferença de idade não é um empecilho para essa amizade.
Cobra Kai foca no outro lado da história, mais de 30 anos após os eventos de Karatê Kid. Johnny Lawrence, o então rival de Daniel, muda um pouco a sua visão de vida quando ele próprio resgata um garoto de valentões. Além de mostrar um ponto de vista diferente do original, a série destaca a necessidade do equilíbrio na vida de todos.
Desde que Alice seguiu o coelho apressado e entrou numa toca, muita coisa aconteceu. O...
A história do cinema está repleta de filmes que envelheceram bem. Isso significa...
Com uma guerra mágica prestes a explodir, o destino de todo o Condado de Harrow recai...
“Conto mais antigo que o tempo.” Parafraseando o primeiro verso da música...
Serpentes & Serafins é o primeiro romance contemporâneo de Enéias Tavares...
6 Comentários
Viviane
22 de fevereiro de 2021 às 10:38
Viviane
22 de fevereiro de 2021 às 10:38
A minha infância foi nos anos 80 e pra mim foi mágico, é mágico até hoje. Assistir E. T. e os Goonies, Star Wars, Karatê Kit, Conta Comigo, Os Caça Fantasmas, foi uma experiência incrível na época e dá muita nostalgia. Eu amava Poltergeist também, ah que saudade dessa época, dá até um aperto no peito!!!!
DarkSide
23 de fevereiro de 2021 às 09:35
DarkSide
23 de fevereiro de 2021 às 09:35
Saudades eternas dessa década. Mas nada que Stranger Things e Cobra Kai não estejam ajudando a resgatar.
Adriana Camargo
16 de março de 2021 às 22:14
Adriana Camargo
16 de março de 2021 às 22:14
Os anos 80 foram maravilhosos!!! Minha adolescência foi toda nós anos 80, filmes bons, música boa, amizades verdadeiras. Que saudades!!!
DarkSide
17 de março de 2021 às 09:34
DarkSide
17 de março de 2021 às 09:34
Saudades anos 1980! Nostalgia bate sempre…
Robson
19 de janeiro de 2023 às 15:18
Robson
19 de janeiro de 2023 às 15:18
Anos 80 lembram: BMX, SESSÃO DA TARDE, ATARI, JOGAR BOLA NA RUA ATÉ TARDE, SAIR DE BICICLETA NA RUA SEM SE PREOCUPAR COM ASSALTO, AMIGOS PRA UMA VIDA…SIGNIFICAVA SER FELIZ E NÃO SABER QUE SENTIRIA TANTA SAUDADE DESSE TEMPO. Abraço a todos