Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Fábulas DarkFilmesListas

7 Filmes e peças inspirados em O Mágico de Oz

Nos palcos ou nas telonas, a jornada pela terra de Oz vale ser recontada de todas as formas através de gerações.

26/10/2020

A versatilidade e a atemporalidade de O Mágico de Oz são tão grandes que desde o lançamento do livro a história tem sido adaptada inúmeras vezes em peças de teatro, musicais, filmes, séries de TV e até mesmo em jogos de videogame. Com uma mensagem que transcende gerações e transpõe barreiras geográficas, Dorothy e seus amigos já foram retratados de diversas formas no audiovisual.

LEIA TAMBÉM: 6 MÚSICAS E VIDEOCLIPES INSPIRADOS EM O MÁGICO DE OZ

Desde obras mais fiéis à história de L. Frank Baum a versões com outras abordagens e pontos de vista, a verdade é que O Mágico de Oz e seu universo fantástico permanecem fortes no imaginário popular em todos os cantos do mundo. A seguir, destacamos as adaptações mais marcantes deste clássico e como ele foi revisitado ao longo do último século.

1. The Wizard of Oz (1902)

Apenas dois anos após o lançamento do livro, O Mágico de Oz ganhou sua primeira versão nos palcos. O próprio autor L. Frank Baum assinou o roteiro do musical, que recebeu contribuições de Glen MacDonough. 

O show estreou em Chicago em 1902 e no ano seguinte foi para a Broadway, de onde seguiu para turnês em outras cidades. Mesmo sendo escrito por Baum, o musical não retratava a história do livro original. Um dos novos personagens era o Rei Pastoria II, que, na trama, tentava recuperar o trono de Oz, que estava sendo ocupado pelo Mágico.

2. O Feiticeiro de Oz (1925)

Nem todo mundo sabe, mas antes do clássico da MGM com Judy Garland já existiu outro filme sobre O Mágico de Oz. Em 1925 a história ganhou as telonas ainda na época do cinema mudo, pelas mãos do diretor Larry Semon, que também protagoniza a história como um fabricante de brinquedos e, depois, no papel do Espantalho.

Na trama, Dorothy é a herdeira legítima para governar o Reino de Oz e há muito mais conspirações políticas em jogo.

3. O Mágico de Oz (1939)

O filme de 1939 da MGM é definitivamente a versão mais conhecida da história de L. Frank Baum. No longa, a estrela Judy Garland vive Dorothy, uma garota que, durante um tornado, vai parar na fantástica terra de Oz, acidentalmente matando a Bruxa Má do Leste. 

Com a proteção de Glinda, a Bruxa Boa do Sul, ela deve atravessar a estrada de tijolos amarelos até a Cidade Esmeralda para pedir ao Mágico de Oz seu retorno para casa. O filme eternizou a música “Somewhere over the rainbow”.

4. O Mágico Inesquecível (1978)

Este filme musical foi livremente adaptado da peça da Broadway de mesmo nome, que traz uma versão da história situada em Nova York e com um elenco de protagonistas negros. Na história, Dorothy é uma professora de 24 anos que vive no Harlem e vai parar na Terra de Oz quando se perde procurando seu cachorro Totó durante uma tempestade de neve.

O longa foi dirigido por Sidney Lumet e tem em seu elenco Diana Ross, Michael Jackson, Nipsey Russell, Td Ross, Mabel King, Theresa Merritt, Thelma Carpenter, Lena Horne e Richard Pryor. A produção conta com músicas de Quincy Jones em sua trilha sonora.

5. Wicked (2003 – em cartaz)

Uma das produções mais lucrativas da Broadway de todos os tempos também vem direto da longínqua terra de Oz. Há quase 20 anos em cartaz, Wicked é contado do ponto de vista das bruxas e a história começa antes da chegada de Dorothy e termina após este episódio. Na trama, a Bruxa Má do Oeste e a Bruxa Boa Glinda são amigas que lidam com suas personalidades antagônicas, pontos de vista divergentes, disputas amorosas e reações ao governo corrupto do Mágico.

A produção foi premiada com três Tony Awards e o álbum original ganhou um Grammy. Trata-se do quinto show mais longevo da Broadway, com 17 anos, ultrapassando até o clássico Os Miseráveis. Em 2016, Wicked ultrapassou US$ 1 bilhão em bilheteria, juntando-se a O Fantasma da Ópera e O Rei Leão, que também atingiram esta marca. No ano seguinte, o musical se tornou o segundo musical mais lucrativo da Broadway, atrás apenas de O Rei Leão.

6. Os Muppets e o Mágico de Oz (2005)

O grupo de fantoches mais querido da TV também ganhou sua versão pelas terras de Oz. Um telefilme musical estrelado pela cantora Ashanti trouxe o clássico de L. Frank Baum para os dias atuais. Nesta adaptação, Dorothy trabalha com sua tia em uma cafeteria e sonha em se tornar uma cantora de sucesso.

Os personagens de Jim Henson ganharam os icônicos papéis dos amigos de Dorothy em Oz: Caco é o Espantalho, Gonzo é o Homem de Lata (rebatizado para “Coisa de Lata”) e o urso Fozzy ficou com o papel do Leão. Piggy ficou com os papéis das bruxas.

7. Oz: Mágico e Poderoso (2013)

Recentemente o público foi retransportado a Oz em uma versão da Disney com um elenco estrelado, com James Franco, Michelle Williams, Rachel Weisz e Mila Kunis nos papéis principais. Na trama, Oscar (Oz) é um ilusionista de ética questionável que se vê transportado ao Reino de Oz e precisa cumprir uma profecia para se tornar seu governante.

Apesar de ser uma trama alternativa ao clássico, há inúmeras referências ao longo do filme que os fãs mais atentos conseguirão notar.

LEIA TAMBÉM: ALICE E DOROTHY: HEROÍNAS QUE SIMBOLIZAM O AMADURECIMENTO FEMININO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Emerson

    26 de outubro de 2020 às 15:38

    Faltou o Os Trapalhões e o Mágico de Oroz… Desesperados com a falta de comida e a miséria no Nordeste, os amigos Didi, Sóro e Tatu partem para a cidade. No caminho, encontram um Espantalho abandonado que deseja possuir um cérebro. Seguindo, descobrem o Homem de Lata, cujo problema é a falta de um coração. Eles chegam à cidade de Oroz, castigada pela seca e a tirania do coronel Ferreira, em relação ao qual o Delegado Leão não toma atitude alguma, pois é covarde.

    • Avatar photo

      DarkSide

      27 de outubro de 2020 às 14:38

      Por isso a Caveirinha deixa aberto aqui aos comentários. Essas listas precisam sempre aumentar com a ajuda de vocês. ❤

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide