Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesGraphic Novel

7 Influências da mitologia grega nos quadrinhos

Heróis imortais dessas e de outras épocas

29/11/2023

A mitologia grega está fortemente enraizada na cultura pop. Filmes, livros e séries de televisão há muito se inspiram nas narrativas épicas centradas em heróis destemidos, deuses vingativos e grandes aventuras envolvendo monstros e outras criaturas fantásticas. Se pararmos para pensar, a mitologia grega não só influenciou muitos dos nossos produtos culturais, como também foi representada por eles, que em plena contemporaneidade dão vida a alguns dos personagens gregos mais lendários. 

LEIA TAMBÉM: O QUE É MITO E O QUE É MITOLOGIA?

Um dos exemplos mais evidentes dessa relação frutífera entre mitologia grega e cultura pop aparece nos quadrinhos. Afinal, que lugar melhor para contar histórias mágicas e heroicas do que nessas páginas ilustradas, não é mesmo? Desde muito cedo, as histórias em quadrinhos possibilitaram que a imaginação corresse solta, transportando os leitores para mundos povoados por heróis e heroínas, deusas e deuses, monstros e outros seres mágicos

Nesse sentido, a mitologia grega forneceu não apenas o substrato de personagens icônicos que hoje povoam as adaptações cinematográficas dos quadrinhos, como também embasou muito o conteúdo e detalhes de inúmeras histórias. Seja por meio de referências, influências e inspirações, a mitologia grega e os quadrinhos se dão muito bem e juntos dão origem a verdadeiros clássicos da cultura pop. É pensando nisso que a Caveira separou alguns exemplos dessa relação para lá de especial para você ficar de olho.

1. O protagonista de Sandman

Um dos maiores trabalhos de Neil Gaiman, Sandman continua encantando os fãs até hoje, inclusive se transformando em série de televisão na Netflix. Lançada originalmente entre 1989 e 1996 ao longo de 75 edições, a obra acompanha a história de Sonho, um dos sete Perpétuos — manifestações antropomórficas de aspectos dos seres vivos — e governante do Sonhar. 

sandman

Sandman utiliza diferentes narrativas mitológicas como inspiração. O panteão grego, por exemplo, inspirou o próprio protagonista, Sonho, que personifica várias divindades do sono, sendo também conhecido por outros nomes como Morfeu. Como o livro Origens da Mitologia nos explica, para os gregos Morfeu era a personificação do sonho e um dos mil filhos de Hipno, o deus do sono. Na mitologia grega, Morfeu é ligado a um tipo particular de sonho, normalmente aparecendo em forma humana, já que era o melhor em imitar os seres humanos. 

2. Os Cavaleiros do Zodíaco e a deusa Atena

As crianças dos anos 1980 e 1990 com certeza vão lembrar dessa relação. Os Cavaleiros do Zodíaco foi uma verdadeira febre no Brasil, despertando o interesse de muitas crianças em mitologia grega. O anime, que chegou na televisão brasileira em 1994, é uma adaptação do mangá homônimo criado por Masami Kurumada

cavaleiros do zodíaco

Embora seja uma bela mistura de astrologia, mitologia grega, mitologia nórdica e até mesmo de cristianismo (afinal, Lúcifer faz uma aparição em um dos filmes), Os Cavaleiros do Zodíaco utilizou como inspiração muitos personagens das histórias gregas, assim como batalhas e disputas entre deuses e soldados humanos. Os protagonistas da série, por exemplo, são os cavaleiros de bronze, que fazem parte dos guerreiros de Atena, deusa grega da guerra, sabedoria, artesanato e estratégia militar, que tanto no anime quanto no mangá reencarnou em uma jovem chamada Saori Kido. Ao longo da história, outros deuses aparecem de forma reencarnada para travar batalhas épicas pela Terra, como Posídon, o deus dos mares, e o senhor do submundo, Hades

LEIA TAMBÉM: INFLUÊNCIAS DA MITOLOGIA GREGA NOS SIGNOS DO ZODÍACO

3. Mulher-Maravilha e as amazonas

Esse provavelmente é o exemplo mais evidente da relação entre mitologia grega e quadrinhos. Desde que surgiu nas páginas da DC Comics na década de 1940, a Mulher-Maravilha está enraizada nos mitos helênicos. Para começar, a própria personagem principal, conhecida como Princesa Diana de Themyscira, é inspirada tanto em Atena, deusa da guerra, quanto em Diana, a deusa romana da lua e da caça (que por sua vez é uma versão da deusa grega Ártemis).

mulher-maravilha

Além disso, o universo da super-heroína é inspirado e povoado por personalidades famosas da mitologia grega como os deuses do Olimpo e as amazonas — guerreiras lendárias integrantes de uma sociedade formada unicamente por mulheres. Também aparecem nos quadrinhos personagens como Ares, o deus da guerra; Hipólita, a rainha das Amazonas e Circe, a arqui-inimiga de Diana que para os gregos era uma poderosa feiticeira e envenenadora.  

4. Hércules e… Hércules

Hércules é definitivamente um dos heróis mais famosos de todos os tempos. O semideus filho de Zeus e de Alcmena, conhecido por sua força descomunal e por seus doze trabalhos, não apenas conviveu com deuses como também com super-heróis. 

hercules

O herói se tornou personagem da Marvel pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby em 1965. Inicialmente, foi apresentado como antagonista nas histórias do Hulk e como rival do deus do trovão, Thor. No entanto, o personagem logo ganhou popularidade e nos anos 1980 ganhou seu próprio quadrinho, sendo alçado à posição de protagonista e herói. O filho de Zeus teve uma trajetória impressionante na Marvel e chegou até a participar de grupos famosos, como os Vingadores e os Defensores! Recentemente ele apareceu nos cinemas em uma cena pós-crédito do filme Thor: Amor e Trovão

5. Shazam (também conhecido como Capitão Marvel na DC Comics)

Criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, Shazam apareceu pela primeira vez com o nome de Capitão Trovão e depois, Capitão Marvel. Sim, nós sabemos que soa estranho considerando que se trata de uma história da DC Comics. Mas vale lembrar que o personagem é uma criação da extinta Fawcett Comics e que foi apenas posteriormente adquirido pela dona do Super-Homem e do Batman. 

shazam

Outra coisa é que Shazam é, na verdade, o nome do mago que concede os poderes ao jovem Billy Batson, que ao gritar seu nome assume uma forma adulta com super poderes. Apenas depois de muitos anos é que o herói ficou conhecido como Shazam

Desde seu início, os quadrinhos possuem referências mitológicas. Para começo de conversa, o nome do mago é um acrônimo das seguintes personalidades que fornecem poderes a Billy Batson: Salomão (sabedoria), Hércules (força), Atlas (perseverança), Zeus (poder), Aquiles (coragem) e Mercúrio (velocidade). Enquanto Zeus e Hércules dispensam apresentações, na mitologia grega Atlas é o titã condenado pelo rei dos deuses a sustentar os céus em suas costas após os eventos da Titanomaquia. Já Aquiles aparece como o melhor guerreiro grego na época da Guerra de Tróia, conhecido por uma única vulnerabilidade: seu calcanhar. 

6. Flash e um deus mensageiro

Criado por Gardner Fox e Harry Lampert, Flash teve sua grande estreia em um quadrinho solo em 1940. O super-herói da DC Comics ficou conhecido por suas habilidades que envolvem super velocidade e reflexos afiados que desafiam as leis das física e o permitem ultrapassar a velocidade da luz.

flash

O famoso velocista já foi interpretado por quatro personagens diferentes. O primeiro deles, Jay Garrick (também conhecido como Joel Ciclone), era um estudante universitário que adquire suas habilidades após acidentalmente inalar vapores em um laboratório. O uniforme de Garrick, que incluía uma capacete de metal e botas estilizadas com asas, remete ao deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses e responsável por mediar as relações entre o céu e a terra, garantindo a comunicação entre as divindades e os seres humanos. Embora o uniforme de Flash tenha sido alterado ao longo dos anos, as asas no capacete ou na máscara permaneceram um símbolo característico do personagem.  

7. Força e fraquezas extraordinárias

É significativo como muitas das características dos super-heróis das histórias em quadrinhos têm origens mitológicas. Por exemplo, quando pensamos em força, logo vem à mente o raivoso Hulk ou o indestrutível Super-Homem. No entanto, se pararmos para pensar existe um herói grego que muito antes disso ficou conhecido por ser extremamente forte (e que também foi transportado para os quadrinhos): Hércules, o semideus filho de Zeus. Como podemos conferir em Origens da Mitologia, suas façanhas e aventuras foram tantas que fica até difícil escrever sobre todas elas! 

Outra inspiração retirada da mitologia grega que se tornou bastante comum nas histórias de super-heróis é a existência de um ponto fraco que consegue derrotar ou incapacitar o protagonista. Basta pensar no Super-Homem e sua relação com a kryptonita. Isso remete à narrativa de Aquiles, conhecido pelos gregos como o grande guerreiro da Guerra de Troia. Segundo a lenda, para se tornar imbatível Aquiles foi mergulhado ainda bebê nas águas do rio Estige. No entanto, para evitar que se afogasse sua mãe o segurou pelos tornozelos, o que o tornou vulnerável no calcanhar. Inclusive, é daqui que surge a expressão “calcanhar de Aquiles” para se referir ao ponto fraco de alguma pessoa. 

superman

O poder da mitologia grega com a criatividade dos quadrinhos

Há muito tempo a mitologia grega vem influenciando as histórias em quadrinhos. Como acabamos de ver, isso acontece de maneiras bastante diversas e criativas. Às vezes, os heróis e deuses gregos são transformados em personagens dessas narrativas, já em outras, a inspiração ocorre sutilmente, tornando-se visível nas temáticas e histórias contadas. 

No fim, o que essa relação nos mostra é a potência das histórias mitológicas gregas, que continuam fascinando gerações e servindo de inspiração para novas e emocionantes narrativas. Afinal de contas, se pararmos para pensar, veremos que os super-heróis e suas batalhas, histórias de superação e jornadas épicas, são, muitas vezes, reinterpretações e reimaginações de mitos gregos

Engana-se quem acha que os exemplos citados ao longo desse texto são os únicos existentes por aí. A lista é looonga, viu? Vale lembrar, por exemplo, que o olimpiano Ares, deus da guerra, já apareceu tanto na DC Comics quanto na Marvel em versões distintas. O todo-poderoso Zeus também deu as caras na DC, interagindo nas histórias da Mulher-Maravilha. Falando em Mulher-Maravilha, você sabia que Ártemis se tornou uma grande aliada da super-heroína? Já o deus dos mares, Posídon, não apenas inspirou o personagem Aquaman, como também apareceu em suas aventuras, inclusive tentando se casar com a esposa do herói! Como se isso não bastasse, a Marvel Comics se jogou fundo na mitologia grega com os Olimpianos, uma versão dos 12 deuses do Olimpo, que são descritos como seres extradimensionais adorados pelos gregos e romanos na Antiguidade e que vivem em uma dimensão diferente.

origens da mitologia

São tantas inspirações, reimaginações e referências que fica até difícil acompanhar todas, não é mesmo? Mas não se preocupe que a Caveira tem a solução! Para ampliar nossa conexão com o mundo greco-romano e fazer você se tornar um especialista nesse assunto, a DarkSide lançou Origens da Mitologia: uma enciclopédia de A a Z, um guia completo e ilustrado com centenas de definições sobre deuses e deusas, heróis e heroínas, monstros, lugares lendários e criaturas fantásticas. Trabalho de fôlego da pesquisadora Annette Giesecke, Origens da Mitologia é uma enciclopédia mitológica indispensável aos DarkSiders fãs de quadrinhos e super-heróis e que merece um lugar na estante ao lado dessas histórias que tanto amamos acompanhar. 

LEIA TAMBÉM: 12 FILMES PARA CONHECER A MITOLOGIA GREGA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Marlene Grangeiro

    3 de dezembro de 2023 às 18:32

    Se darksider é ser culto estou dentro.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Origens da Mitologia + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Divinas Mulheres + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Pin: Um Trauma feito de loucura e plástico

Alguns filmes sempre foram raros no Brasil, outros acabaram sendo subestimados e...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesDarkloveEntrevista

Rachel Rabbit White pelas palavras de Nico Walker (e dela própria)

O que os livros Carrossel dos Desejos e Cherry: Inocência Perdida têm em comum? Numa...

Por DarkSide
GamesMacabraNovidades

Conheça o jogo de tabuleiro de Condado Maldito

Se você é fã da série de graphic novels Condado Maldito e gosta de jogos de...

Por DarkSide
CuriosidadesFilmesWish

10 Curiosidades sobre o filme A Lagoa Azul

Se você cresceu entre os anos 1980 e 1990 provavelmente já passou alguma tarde...

Por DarkSide
CuriosidadesListas

Conheça as bandeiras do movimento LGBTQIAP+

O arco-íris você já deve conhecer bem. A bandeira mais popular associada aos...

Por DarkSide