Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneListas

8 Filmes com psicopatas inspirados em criminosos reais

Anatomia True Crime mergulha nas produções baseadas na realidade

29/04/2022

Há algo de desumano nas bizarrices cometidas por assassinos da ficção, como Norman Bates e Leatherface. Os métodos desses personagens soam irreais, algo que só poderia ter saído da mente fértil de algum escritor ou roteirista. Porém, mesmo pertencendo ao reino da ficção, muitos dos atos impensáveis deles já foram praticados por uma pessoa de verdade.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: ANATOMIA TRUE CRIME DOS FILMES, DE HAROLD SCHECHTER 

A vida pode até imitar a arte quando algum criminoso se inspira em um filme ou livro para cometer atrocidades, porém, o caminho inverso costuma ser bem frequente e ainda mais perturbador. Afinal, não tem nada tão inquietante em um filme de terror quanto aquela frase de abertura “Baseado em fatos reais”.

Fãs do terror com aquele interesse peculiar por crimes reais têm em Anatomia True Crime dos Filmes uma obra completa relacionando histórias de assassinos e crimes reais que serviram de base para alguns dos longas mais aterrorizantes das telonas. Tudo isso escrito pelo historiador Harold Schechter, já conhecido dos darksiders por livros como Serial Killers: Anatomia do Mal, H. H. Holmes: Maligno – O Psicopata da Cidade Branca e Lady Killers Profile: Belle Gunnes.

Separe a pipoca e a sua fita Crime Scene para conhecer um pouco das inspirações para esses filmes macabros:

1. Psicose

O clássico de Alfred Hitchcock é uma das principais influências para todo o subgênero slasher e imortalizou o perturbado e perturbador Norman Bates. Escrito por Robert Bloch, Psicose teve seu assassino inspirado por um criminoso bem conhecido até os dias de hoje: Ed Gein.

Créditos: © 1960 Paramount

Embora o volume de mortes causadas por Gein não o classifiquem como um assassino em série, as peculiaridades de seus crimes certamente contribuem para que ele não seja esquecido tão cedo. Suas vítimas foram encontradas esquartejadas suas peles utilizadas para confeccionar uma máscara humana

Assim como Bates, Ed Gein tinha uma relação peculiar com a mãe e os crimes de assassinato e exumação de cadáveres serviam para criar uma espécie de santuário em homenagem a ela – de maneira semelhante à do personagem de Bloch, que preservou o cadáver de Norma. 

2. Perseguidor Implacável

Também conhecido pelo título original, Dirty Harry marcou alguns dos personagens policiais mais icônicos do cinema e contribuiu com o estrelado do ator-diretor Clint Eastwood nos anos 1970. Na trama, um psicopata autodenominado Scorpio ameaça matar uma pessoa por dia até receber a quantia de 100 mil dólares.

Créditos: © 1971 – Warner Bros.

A dinâmica da troca de correspondências foi inspirada no caso real do assassino Zodíaco, cuja identidade permaneceu desconhecida por décadas até a recente revelação em 2021. O serial killer que atuava na Califórnia e todo o mistério em torno do caso inspiraram diversos thriller, como o filme Zodíaco, de David Fincher.

3. O Silêncio dos Inocentes

Não um, mas dois assassinos chamam a atenção em O Silêncio dos Inocentes: Buffalo Bill, o serial killer procurado pelo FBI, e Hannibal Lecter, que ajuda Clarice Starling na investigação. Ambos foram inspirados em criminosos reais.

Thomas Harris, autor do livro, explicou que Buffalo Bill é uma mistura de diversos criminosos que já existiram, com destaque para as peculiaridades de Ed Gein, por causa do traje de pele humana, e de Gary Heidnik, que mantinha as vítimas em um poço. Além deles, o personagem também se baseia em Jerry Brudos, Ted Bundy, Edmund Kemper e Gary Ridgway.

Créditos: © 1991 Twentieth Century Fox

Mas o próprio Hannibal Lecter também é inspirado em um assassino real. Em uma visita a um presídio no México, o escritor conheceu um tal de Dr. Salazar, que depois descobriu ser um dos detentos: Alfredo Balli Treviño. O criminoso cumpria uma longa sentença por ter assassinado seu parceiro e tê-lo esquartejado ao ponto de suas partes caberem em uma caixa.

4. Alpha Dog

O filme sobre o sequestro e assassinato de um jovem por causa de uma dívida com o tráfico de drogas reuniu nomes conhecidos de Hollywood, como Bruce Willis, Sharon Stone e Justin Timberlake na produção de 2006 dirigida por Nick Cassavetes

Créditos: Universal Pictures

A história é inspirada no caso real do sequestro e assassinato de Nick Markowitz por Jesse James Hollywood, em 2000. Hollywood foi preso pelos crimes em 2005, apenas um ano antes do lançamento do filme. O julgamento ocorreu em 2009 e ele foi condenado à prisão perpétua pelos crimes.

5. O Massacre da Serra Elétrica

Até mesmo as loucuras de Leatherface em O Massacre da Serra Elétrica têm seu fundo de verdade. O hábito de utilizar a pele de suas vítimas para “fazer artesanato” e decorar a casa vieram de Ed Gein, de maneira parecida como inspirou a conservação de Norma Bates em Psicose

Créditos: © Raven Pictures International

As similaridades estéticas talvez se aproximem mais de Leatherface nesse caso, que decorou a casa, em um cenário semelhante ao que os policiais encontraram na casa e rancho de Gein. O assassino real, no entanto, não usava uma motosserra para matar suas vítimas, e sim uma arma.

6. Festim Diabólico

Um dos filmes mais enervantes de Alfred Hitchcock é Festim Diabólico. A história se passa completamente em um apartamento, em tempo real, e com pouquíssimas edições: os amigos (e possivelmente amantes) Brandon e Philip decidem assassinar um homem e dão uma festa em seguida, escondendo o seu corpo no recinto — mesmo com todos os convidados ali.

Créditos: Warner Bros.

O crime foi inspirado em dois estudantes de Direito que viveram em Chicago: Nathan Leopold e Richard Loeb. Eles provocaram uma sequência de crimes que culminou com o assassinato de um adolescente. Assim como Brandon e Philip, eles eram esnobes e se achavam superiores demais para serem pegos.

7. Pânico

O slasher que marcou toda uma geração e abriu caminhos na carreira de Wes Craven também foi inspirado numa história real. Em 1990, Danny Rolling causou uma sequência de crimes, como assaltos e furtos, além de assassinatos. Ele assassinou cinco estudantes em um período de quatro dias, recebendo o apelido de Estripador de Gainesville.

Créditos: Dimension Films

No total, Rolling confessou ter assassinado oito pessoas e alegou ter cometido os crimes por causa de uma outra personalidade chamada Gemini. Embora problemas psicológicos fossem identificados no assassino, ele também foi considerado capaz de entender o que estava fazendo e foi condenado à pena de morte.

8. M: O Vampiro de Dusseldorf

O primeiro filme falado de Fritz Lang aborda a investigação policial para encontrar um serial killer de crianças. Lançado em 1931, o filme possui muitas similaridades com o caso do assassino Peter Kürten, apelidado de Vampiro de Düsseldorf, que cometeu seus crimes no início dos anos 1920. O próprio título em português estabelece essa conexão.

Créditos: © 1931 – Paramount Pictures

No entanto, Fritz Lang negou que tivesse se inspirado no caso de Kürten. Ou melhor, que tivesse buscado inspiração somente nesse caso. Em uma entrevista concedida em 1963 o cineasta afirmou que abordou o tema porque diversos serial killer estava aterrorizando a Alemanha, como Fritz Haarmann, Carl Grossmann e Karl Denke.

LEIA TAMBÉM: 10 DOCUMENTÁRIOS SOBRE CRIMES REAIS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Darquizão

    30 de abril de 2022 às 21:14

    Muito interessante! Conhecia alguns desses e outros não. Parabéns pelo artigo!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide