Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneDocumentáriosListas

10 Documentários sobre crimes reais

Os fãs da linha investigativa Crime Scene precisam conhecer estes casos tão absurdos que até parecem ficção.

05/11/2020

Sequestros incompreensíveis, serial killers cruéis e crimes que permanecem sem explicação fascinam pessoas até os dias de hoje. Não é por acaso que livros e documentários sobre estes crimes fazem tanto sucesso.

LEIA TAMBÉM: MINDHUNTER PROFILE: SERIAL KILLERS CHEGA AO SELO CRIME SCENE

Se você é um leitor assíduo do selo Crime Scene e adora mergulhar nas mentes perversas de criminosos reais, estes documentários são perfeitos para alimentar a nossa curiosidade com casos que parecem ter saído da ficção:

1. Mistérios sem Solução

Acontecimentos estranhos com pessoas absolutamente normais são apresentados nesta série, disponível no catálogo da Netflix. Quedas de pessoas de prédios, uma família inteira dizimada e desaparecimentos inexplicáveis são apenas alguns dos casos narrados neste documentário, que conta com a participação de familiares e amigos em busca de respostas. Cada episódio conta uma história diferente e foi criado até um site para que o público possa participar, caso saiba de alguma informação que possa ajudar a solucionar estes mistérios.

2. Gênio Diabólico

Um entregador de pizza se dirige a um banco para praticar um assalto. Mas a situação fica mais perigosa quando ele diz que tem uma bomba amarrada ao corpo – e que não tem controle sobre o detonador. Este episódio na verdade faz parte de um plano maior e ainda mais doentio, envolvendo uma espécie de caça ao tesouro macabra elaborada por verdadeiros psicopatas. Disponível na Netflix.

3. O Caso Gabriel Fernandez

Em 2013, Gabriel Fernandez, um garoto de 8 anos, morreu em decorrência de um prolongado abuso causado por sua mãe e pelo namorado dela. O documentário, disponível na Netflix, aborda principalmente o julgamento do caso e uma investigação que mostrou as falhas no sistema para proteger o menino, apesar de vários sinais de alerta.

LEIA TAMBÉM: 3 OBRAS DA DARKSIDE® QUE TÊM MUITO EM COMUM COM A GAROTA DA CASA AO LADO

4. Don’t f**k with Cats

Também disponível na Netflix, este documentário começa com um caso de maus tratos a gatinhos, que foram filmados e divulgados na internet. Pessoas de diversos lugares ficaram revoltadas e se organizaram em um grupo de Facebook para tentar encontrar o criminoso responsável pelas torturas e mortes dos bichanos. Só que um psicopata nunca para apenas com suas experiências com animais, e o caso evoluiu para um homicídio com perseguição internacional.

5. Ted Bundy: Falling for a killer

Apesar do nome parecer romantizar o serial killer Ted Bundy, este documentário traz uma abordagem dos assassinatos do ponto de vista de mulheres: sobreviventes e parentes de vítimas. A abordagem cruza os acontecimentos da década, com a evolução do feminismo e o surgimento de assassinos cujo principal alvo eram mulheres. Traz o relato de Elizabeth Kendall, ex-namorada de Bundy na época dos crimes, que não fazia ideia do monstro que seu parceiro realmente era. Disponível no Amazon Prime.

LEIA TAMBÉM: VÍTIMA DE TED BUNDY CONTA COMO ESCAPOU COM VIDA DE ATAQUE

6. The Devil Next Door

Um homem idoso, avô, que parece ser o típico “cidadão de bem”. Se não fosse o fato de ele ter sido guarda em um campo de concentração alemão e enfrentar um julgamento em Israel por isso. E tem mais: o tal senhorzinho era conhecido como “Ivan, o Terrível”. Dá pra assistir na Netflix. 

7. Investigação Criminal Brasil

Crimes famosos cometidos no Brasil ganharam uma série própria, também na Netflix. Profissionais envolvidos com a investigação de casos como os de Suzane von Richthofen, Isabella Nardoni, entre outros, compartilham como ocorreu a apuração dos fatos que levaram ao julgamento. Conhecidos das vítimas também prestam seus depoimentos e contam uma versão mais pessoal de como estes crimes afetam suas vidas.

LEIA TAMBÉM: ILANA CASOY: O NOME DA LITERATURA DE CRIMINOLOGIA NO BRASIL

8. O Desaparecimento de Madeleine McCann

Um dos desaparecimentos que mais intriga o mundo é o da menina Madeleine McCann. A garota de apenas 3 anos de idade desapareceu em um resort em Portugal e várias teorias já foram formuladas para sua abdução, incluindo o envolvimento dos próprios pais. O caso é contado em detalhes nesta minissérie de oito episódios disponível na Netflix.

9. Nova York contra a Máfia

Se você gosta de histórias de gangsters, como Os Bons Companheiros, vai adorar descobrir um pouco mais de como a máfia operava em Nova York nos anos 1970 e 1980. Por meio de entrevistas com policiais, agentes do FBI e até mesmo mafiosos da época, esta minissérie mostra como estas organizações e seus chefões tinham uma forte influência em sindicatos e na indústria de construção civil em um dos períodos de maior crescimento da Big Apple. Disponível na Netflix.

LEIA TAMBÉM: QUEM FOI HENRY HILL, O MAFIOSO QUE INSPIROU O LIVRO DE OS BONS COMPANHEIROS

10. Making a Murderer

Esta série de duas temporadas da Netflix foi filmada ao longo de um período de 10 anos. Na história, Steven Avery que estava expondo a corrupção local quanto a acusações policiais, mas se viu como principal suspeito de um crime pavoroso.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

7 Comentários

  • Patricia

    5 de novembro de 2020 às 13:55

    “Crimes Perversos” da Amazon também é uma série de casos do Brasil. Aparecem depoimentos de Delegados, Investigadores, Peritos… achei muito bom.

    • Avatar photo

      DarkSide

      5 de novembro de 2020 às 13:59

      Dica ótima e anotada!

  • Luciana Valerio

    6 de novembro de 2020 às 17:30

    “Cenas de um homicídio: Uma família vizinha”, disponível na Netflix também. Muito bem documentado com videos caseiros e gravações da polícia durante as investigações. É bem pesado. Precisa de um depois para se recuperar.

  • Luciana Valerio

    6 de novembro de 2020 às 17:33

    “Cenas de um homicídio: uma família vizinha”. Disponível na Netflix. Com vídeos caseiros e gravações da polícia durante as investigações. Bem pesado.

  • Marilya

    7 de novembro de 2020 às 16:28

    Ah, tinha que falar também do documentário do caso da família Watts (apesar de ser um episódio só), disponível na Netflix. Não lembro o nome exato, mas esse é um caso do qual JAMAIS eu irei esquecer, enquanto eu viver. Aliás, já dei a sugestão à Caveirinha pra trazer pro Brasil os livros sobre o caso. Eu seria a primeira a comprá-los.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Manson: A Biografia
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide