Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

8 Filmes de terror com esportes

Competições que são de matar

05/12/2022

Esportes geralmente não são a primeira coisa que vem à nossa mente quando pensamos em filmes de terror. Apesar de ser uma combinação pouco comum, isso não significa que ela não exista. O recente sucesso da série Yellowjackets, que acompanha um time de futebol feminino do ensino médio que precisa sobreviver a um acidente aéreo, mostra que terror e esportes se misturam sim. 

A própria máscara de hóquei que o querido Jason Voorhees adota como seu visual característico a partir de Sexta-Feira 13 Parte 3 é um bom começo de conversa. Quem diria que o famoso assassino de Crystal Lake seria fã de esportes, não é mesmo? Os DarkSiders que quiserem se aprofundar nos segredos do filme original têm em Sexta Feira 13 – Arquivos de Crystal Lake uma obra terrivelmente indispensável.

Embalada no clima da Copa do Mundo, a Caveira separou oito filmes de terror com esportes que você precisa conferir. Olha só:

1. Rollerball: Os Gladiadores do Futuro (1975)

“Em um futuro não tão distante, não existirão mais guerras. Mas existirá o Rollerball.” Essa é a premissa de Rollerball: Os Gladiadores do Futuro, filme de ficção científica que apresenta um futuro para lá de aterrorizante. 

Lançado em 1975 e protagonizado por James Caan, o enredo é ambientado em 2018 (que nem mais futuro é, mas tudo bem) em uma sociedade futurista em que as grandes corporações substituíram os países e controlam o mundo. Elas também utilizam um esporte ultraviolento, uma mistura de hóquei com futebol americano, para controlar a população. Em meio a essa distopia, um jogador, interpretado por Caan, ameaça o controle corporativo em busca por sua liberdade. 

E se você ficou imaginando como seria o Rollerball, se liga aqui: em uma arena, jogadores divididos em times devem se movimentar com patins e motocicletas com o objetivo de arremessar uma bola de ferro em uma espécie de gol. O problema é que as regras mudam a toda hora, violência é mais do que permitida e jogadores podem até perder a vida. 

rollerball
Algonquin/Reprodução

2. Dia de Formatura (1981)

Slashers são conhecidos por seus enredos ambientados em datas comemorativas: Dia dos Namorados, festas de fim de ano, aniversários, Halloween e, é claro, formaturas. 

Apesar de pouco conhecido, Dia de Formatura é um filme que segue a fórmula clássica do subgênero. A morte de uma estudante logo após uma corrida de 200 metros faz com que a equipe de corrida de uma escola na Califórnia passe a ser perseguida por um assassino mascarado… dias antes de sua formatura. Um clássico caso de assassino que não gosta de esportes. 

dia de formatura
Baughn/Freed Productions / Reprodução

3. Jogos Fatais (1984)

Qualquer semelhança é uma mera coincidência? Essa é uma boa pergunta quando pensamos em Jogos Fatais, lançado três anos após Dia de Formatura

Assim como seu antecessor, o filme foi recebido com críticas negativas. A história é bem parecida: um grupo de atletas é aterrorizado por um assassino misterioso. A diferença é que o alvo, ao invés da equipe de corrida, é o time de ginástica da escola. O assassino tem uma escolha de arma bastante peculiar e temática: um dardo. Sim, daqueles usados em provas olímpicas. 

E ainda tem gente que diz que terror e esportes não se misturam… 

jogos fatais
Impact Films/Reprodução

4. O Garoto do Futuro (1985)

Não, O Garoto do Futuro não é terror e sim uma mistura de comédia e fantasia típica da década de 1980. Mas não poderíamos deixar de fora da nossa lista um filme em que um lobisomem joga basquete

Estrelado por Michael J. Fox e com o título original de Teen Wolf [Lobisomem adolescente], o longa veio para o Brasil com um título que pegava carona no sucesso de De Volta para o Futuro, lançado no mesmo ano. 

No filme, Fox interpreta Scott, um estudante de ensino médio que não está no seu melhor momento da vida. Sua única chance de alcançar a popularidade e ganhar o coração da garota dos sonhos é se tornando parte do fracassado time de basquete da escola. Para piorar, Scott começa a sentir mudanças em seu corpo, e não daquelas típicas da puberdade que qualquer adolescente enfrenta. 

Logo, ele descobre que é um lobisomem e finalmente consegue a atenção que tanto queria. Mas será que isso é o suficiente? 

garoto do futuro
Atlantic Entertainment Group/Divulgação

LEIA TAMBÉM: ENTENDA OS DIFERENTES CONCEITOS DE VIAGEM NO TEMPO DA FICÇÃO CIENTÍFICA

5. Prova Final (1998)

Prova Final é uma pequena joia do terror dos anos 1990. Com direção de Robert Rodriguez e roteiro de Kevin Williamson, responsável por clássicos adolescentes como Pânico e Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado, o filme possui uma premissa bastante similar à de Invasores de Corpos de Jack Finney.

Após a súbita mudança de comportamento dos professores, um grupo de alunos da escola Herrington, no estado de Ohio, começa a desconfiar que algo está terrivelmente errado. Logo, eles chegam à conclusão de que alienígenas estão se apossando dos corpos humanos e que não apenas a escola, mas a cidade inteira está em perigo.

Prova Final acontece durante a temporada de futebol americano, um dos esportes mais populares dos Estados Unidos. Então, nada mais justo do que a cena de abertura ser durante um dos jogos do time da escola. Tudo ao som de The Offspring. 

Vale lembrar também que um dos personagens mais memoráveis (e detestáveis) do longa é justamente o treinador Joe Willis, interpretado pelo eterno T-1000 Robert Patrick, que é atacado por uma presença misteriosa logo nas cenas iniciais.  

prova final
Dimension Films/Divulgação

6. Monster Brawl (2011)

Rinha de monstros clássicos? É exatamente isso que você vai encontrar em Monster Brawl, filme de comédia canadense de 2011! 

Em um abandonado e amaldiçoado cemitério encontramos oito monstros clássicos que lutam até a morte no melhor estilo luta livre possível. Entre os ilustres lutadores temos: o Monstro de Frankenstein, a Múmia e o Lobisomem. 

E aí, em quem você apostaria seu dinheiro? 

monster brawl
Foresight Pictures/Reprodução

7. Ben & Mickey contra os Mortos (2012)

Apesar de não serem os melhores rebatedores que o mundo já conheceu, zumbis e beisebol se encontram em Ben & Mickey Contra Os Mortos, uma mistura de terror e drama dirigida por Jeremy Gardner

O filme acompanha dois ex-jogadores de beisebol que precisam sobreviver a um apocalipse zumbi que devastou a região da Nova Inglaterra. Entrando no clima esportivo de seus protagonistas, é claro que um taco de beisebol faz sua aparição especial como arma contra os mortos-vivos, não é mesmo?

ben e mickey contra os mortos
O. Hannah Films/Reprodução

8. Premonição 5 (2011)

A franquia Premonição é conhecida por suas grandiosas e elaboradas sequências de morte. Com ela aprendemos várias e várias vezes que nunca, mas nunca estamos realmente seguros. E é claro que isso não seria diferente com Premonição 5, último filme da série lançado em 2011.  

Após uma premonição que faz com que nosso grupo de sobreviventes escape do trágico acidente em uma ponte, eles precisam encarar a morte um a um. Em uma das cenas mais memoráveis do longa, Candice sofre um grave acidente durante um treino de ginástica que dá terrivelmente errado.

Um parafuso solto que pousa em uma trave de equilíbrio desencadeia uma série de ações catastróficas que fazem com que Candice saia das barras paralelas e caia direto para sua morte

Premonição 5
New Line Cinema/Reprodução

Com certeza uma cena bastante sangrenta e impactante. 

Esportes e terror: Uma combinação letal

Como nossa lista mostra, de vez em quando o mundo dos esportes faz sua aparição sangrenta nos filmes de terror. Algumas vezes temos filmes inteiros centrados na temática, outros contam com apenas cenas ou referências breves. 

Lembra do Jason lutando boxe? Em Sexta Feira 13 Parte VIII: Jason Ataca Nova York, o assassino de Crystal Lake vai até a cidade grande e enfrenta o boxeador Julius, que até consegue desferir bons golpes contra o grandalhão da máscara de hóquei. Contudo, seu final é trágico e ele é decapitado com um único soco de seu adversário. Já pensou que grande campeão nosso Jason seria?  

Em outros filmes temos até instrumentos esportivos sendo utilizados como armas letais. Halloween H20: Vinte Anos Depois mostra o perigo de um patim de gelo, enquanto em A Maldição de Samantha uma bola de basquete é capaz de explodir cabeças. Como se isso não bastasse, Premonição 3 ensina que não estamos seguros nem mesmo na academia e que levantar pesos pode ser fatal. Tacos de beisebol também são objetos comuns passando por Sinais e The Walking Dead, por exemplo. 

Como já sabemos a criatividade reina solta no terror. O mundo dos esportes, por sua vez, é sempre uma bela fonte de inspiração, fornecendo objetos, cenas e ambientações marcantes. No final, uma coisa é certa: os filmes de terror são verdadeiros campeões no quesito susto e sempre conseguem ocupar o pódio dos nossos corações. 

LEIA TAMBÉM: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FRANQUIA PREMONIÇÃO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

De volta para o futuro
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Invasores de Corpos + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide