Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarklove

9 Deusas de origens africanas que você precisa conhecer

Sinta o poder dessas deidades de Divinas Mulheres

22/11/2023

Se tem algo que aprendemos com Ann Shen através do livro Divinas Mulheres é a riqueza de deidades com representações femininas que existem nas mais diversas culturas e crenças. Cada uma delas têm uma história e um poder todo especial para inspirar as nossas vidas e despertar nossa força interior.

LEIA TAMBÉM: DIVINAS MULHERES: LEITORAS ENCARNAM AS DEUSAS DO LIVRO

Hoje vamos nos concentrar nas deusas de origem africana. Ou melhor, origens africanas, afinal estamos falando de um vasto continente com culturas muito diferentes entre si. Desde as divindades egípcias até as de origem iorubá, é possível que você conheça alguns nomes — seja por causa das aulas de história ou da nossa rica herança da cultura africana. O nosso convite é para conhecer um pouco melhor cada uma dessas deusas, o que elas representam e que tipo de inspiração buscamos em cada uma delas.

1. Hator

A deusa egípcia do amor e da alegria é adorada há mais de 3 mil anos. Hator é mãe do deus Rá (Sol) e dizem que foi ela quem transformou todos os faraós em divindades. Apelidada de “Vaca Bondosa do Paraíso”, a crença é de que ela teria criado a Via Láctea a partir do leite dos seus seios

hator
Ann Shen/Reprodução

A Dourada, como é conhecida, é protetora de todas as mulheres e padroeira dos laços românticos. Hator também é mutante, podendo aparecer na forma das Sete Hator, espíritos que surgem no ato de nascimento dos bebês e são capazes de prever o seu futuro. Foi a deusa mais amada de todo o panteão egípcio e você pode evocá-la quando estiver buscando mais alegria em sua vida amorosa, principalmente no início de relacionamentos.

2. Ísis

Dessa aqui você já deve ter ouvido falar: Ísis é a deusa egípcia da magia, capaz de se transmutar em diferentes tipos de animais. Ela é capaz de ressuscitar os mortos, curar doentes e conceder fertilidade. Uma curandeira abençoada, foi Ísis quem ensinou aos humanos sobre as propriedades medicinais das plantas.

ísis
Ann Shen/Reprodução

Casada com seu irmão Osíris, a história mais famosa relacionada à deusa envolve o episódio em que Set, com ciúme do amor dos dois, assassinou Osíris e o enterrou debaixo de uma árvore. Quando Ísis finalmente encontrou o corpo do amado, Set o roubou e o mutilou em catorze pedaços, espalhando-os por todo o Egito. Ísis, então, se transformou em um falcão, encontrou os pedaços, juntou-os e ressuscitou Osíris. É a deusa perfeita para evocar quando precisar de força para curar um coração partido.

3. Oxum

Deusa iorubá das águas doces, Oxum domina o amor, a beleza e a criação. É uma dos sete principais orixás e tem o mesmo nome de um rio na África Ocidental. Diz a lenda que Oxum é a fonte de poder de todos os outros orixás e que ela é a responsável por fazer todas as coisas fluírem no universo — seja pelo amor ou pela força. É a única deusa capaz de transmitir mensagens entre o mundo mortal e o Criador Supremo no paraíso.

oxum
Ann Shen/Reprodução

Na Nigéria, há uma cerimônia chamada Ibo-Osun, na qual todos os anos as mulheres da aldeia dançam para Oxum no festival do inhame. A melhor dançarina ganha a bênção da deusa e é escolhida para se tornar a conselheira da aldeia nos assuntos de cura e fertilidade. Evoque Oxum quando precisar perdoar ou se curar do amor, e para trazer a renovação em sua vida.

4. Iansã

Essa deusa iorubá das tempestades e dos ventos é uma feiticeira poderosa que controla o rio Niger. Iansã é casada com Xangô, o deus do trovão, e envia ventos para alertar as pessoas sobre a chegada de seu marido. Deusa mutante, ela já apareceu na forma de um antílope ou de um búfalo d’água para se juntar ao reino mortal. Forte defensora da justiça, Iansã condena todo o uso indevido de poder.

iansã
Ann Shen/Reprodução

Tal qual a mudança do tempo para a tempestade, a deusa também é portadora das mudanças repentinas e do renascimento. Iansã é guardiã das mulheres, ajuda os mortos em sua passagem e é guardiã dos cemitérios. Ela também pode adiantar a morte ou atrasar sua chegada. Evoque o poder da deusa quando precisar de força para proferir sua verdade.

LEIA TAMBÉM: 5 DEUSAS DE DIVINAS MULHERES PARA CONHECER E SE INSPIRAR

5. Ala

De origem Igbo, Ala é filha do Criador Supremo e uma das divindades mais importantes da África Ocidental. Rainha da vida e da morte, a deusa traz abundância tanto para os humanos como para a terra. Ela também é detentora da moralidade e pune os transgressores e criminosos. 

ala
Ann Shen/Reprodução

O costume de enterrar os mortos no solo vem da lenda de Ala: a deusa decretou que todas as almas devem ser devolvidas ao seu ventre. O mensageiro terreno de Ala é a cobra píton, altamente reverenciada na comunidade Igbo. É a deusa que você vai querer evocar quando quiser encontrar justiça ou se proteger daqueles que querem o seu mal.

6. Ma’at

Deusa egípcia da verdade e da justiça, Ma’at cuida de tudo o que é certo e moral, assumindo um papel importante no julgamento da vida após a morte. É ela quem pesa o coração do mortal na balança, comparando com uma pena de avestruz na outra bandeja: se o coração tiver o mesmo peso ou for mais leve que a pena, sua entrada no paraíso egípcio está garantido. Caso contrário, o mortal será devorado pelo demônio Amit e sua alma será condenada ao submundo egípcio.

ma'at
Ann Shen/Reprodução

Os egípcios vivem sob os códigos de Ma’at, seguindo suas 42 declarações morais para garantir a harmonia no universo. Evoque o poder da deusa quando quiser que uma situação seja abordada de maneira justa e honesta.

7. Iemanjá

Bem conhecida dos brasileiros, Iemanjá é uma deusa de origem iorubá e teve sua lenda disseminada na diáspora africana. Também conhecida como Mãe das Águas, a orixá deu à luz a vida da Terra, além de ser a deusa dos oceanos e mãe dos catorze orixás.

iemanjá
Ann Shen/Reprodução

Apesar de ser conhecida pelo seu temperamento controlado, Iemanjá pode se tornar violenta quando irritada, tal qual uma tempestade no oceano. Pela sua relação com a vida aquática, muitas representações da deusa a definem com a aparência de uma sereia. Também está associada às mães, filhos e assuntos que envolvam fertilidade. Evoque Iemanjá sempre que quiser se livrar de pensamentos penosos, permitindo que ela carregue suas preocupações para longe.

8. Bast

A preferida dos amantes dos gatos, Bast é a deusa egípcia felina que rege o sexo, a magia e o prazer. Inicialmente ela era representada como uma deusa leoa protetora dos egípcios, porém, conforme a relação deles foi se estreitando com os gatos e esses animais passaram a ser reverenciados — como são até hoje, basta usar a internet por cinco minutos —, Bast evoluiu para uma deusa dos gatos.

bast
Ann Shen/Reprodução

Amante do prazer e da beleza, Bast (também chamada de Bastet) é reverenciada em um festival anual em que barcos navegam pelo Nilo até o seu templo em Bubastis, antiga capital. Por reger a sexualidade feminina, os barcos carregam principalmente mulheres. Evoque a deusa quando quiser redescobrir as alegrias do riso e o prazer de superar o próprio sofrimento.

9. Sekhmet

Enquanto Bast é a deusa dos gatos, Sekhmet é a deusa leoa. Associada à destruição e à cura, a divindade é um espírito feroz e ambicioso do antigo Egito. Considerada uma das contrapartes femininas de Rá, ela é muitas vezes encontrada protegendo guerreiros nos campos de batalha. Diz a lenda que foi seu hálito quente que criou o deserto

sekhmet
Ann Shen/Reprodução

Embora seja conhecida pelo seu lado destrutivo e poderoso, Sekhmet também é uma das curandeiras mais poderosas do panteão egípcio. Ela surge nos sonhos dos doentes para realizar sua cura mágica. Por isso, aproveite para evocar Sekhmet quando precisar de cura e força — ela sempre irá lembrá-lo de que você é mais forte do que pensa.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS 14 AUTORAS DE VOZES NEGRAS: A ARTE E O OFÍCIO DA ESCRITA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Divinas Mulheres + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Ela Seria o Rei + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesMúsica

15 Músicas para sentir a magia de Wicked

Nenhuma viagem para Oz está completa sem a playlist perfeita para embalar a jornada....

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Tremors: Vermes gigantes, pólvora e Kevin Bacon

Como cinéfilos devotados e praticamente moradores da Firestar & DarkBlog, sabemos...

Por Cesar Bravo
FilmesMúsicaNovidades

Beatlesverso: Sam Mendes irá fazer 4 filmes do Fab Four

Lembra quando a Marvel fez vários filmes de origem de seus super-heróis para depois...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Loputyn: Uma aventura pelo mundo encantador da ilustração

Com traços mágicos e profundos, a arte de Loputyn nos conduz por uma dança...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide lança canal no WhatsApp

A Caveira baixou a tia do Zap e incorporou o tio do Pavê só pra te chamar para um...

Por DarkSide