Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Fábulas DarkListasMúsica

6 Músicas e videoclipes inspirados em O Mágico de Oz

Os tijolos amarelos da estrada que leva a Oz se fazem presentes em melodias cantadas até os dias de hoje.

22/10/2020

A história de O Mágico de Oz se mantém presente no coração das pessoas através de décadas graças a sua forte influência na cultura pop. Disseminado com ainda mais força graças ao filme clássico de 1939 protagonizado por Judy Garland, até hoje as pessoas estão bem familiarizadas com a jovem Dorothy, seus sapatinhos de rubi e seus amigos Espantalho, Homem de Lata e Leão.

LEIA TAMBÉM: DOROTHY ESTÁ EM CASA: O MÁGICO DE OZ AGORA É DARKSIDE®

Esta influência se estendeu ao mundo da música, inclusive levantando teorias bem elaboradas quanto à relação do filme com o álbum The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd. Conhecida como Dark Side of the Rainbow, a teoria aponta sincronismos entre as canções do álbum e o ritmo do filme. Porém, os membros da banda negaram qualquer tipo de intenção de conectar as duas obras.

Pode não ter existido influência de O Mágico de Oz no álbum do Pink Floyd, mas a história serviu para inspirar outras músicas e videoclipes cantados até os dias de hoje. Veja alguns deles a seguir:

3 Músicas inspiradas em O Mágico de Oz

Referências à estrada de tijolinhos amarelos, às personagens do livro e à própria terra do clássico se fazem presente nestas composições:

Elton John: Goodbye Yellow Brick Road

“De volta à velha coruja uivante na floresta / Caçando o sapo de dorso espinhado / Oh, eu finalmente decidi que o meu futuro está / Além da estrada de tijolos amarelos”

Scissor Sisters: Return to Oz

“Ele disse ‘isso é o retorno a Oz? / A grama está morta / O ouro está marrom / E o céu tem garras / Há um homem de corda / Andando para lá e para cá / O que um dia foi a Cidade Esmeralda / Agora é uma cidade de cristal”

America: Tin Man

“Não, Oz nunca deu nada ao Homem e Lata / Que ele já não possuísse”

3 Videoclipes que são uma viagem à terra de Oz

As letras podem nem mencionar Dorothy, seus amigos ou a fantasiosa terra de Oz. Mas a referência é forte nestes videoclipes:

De La Soul: Oooh (feat. Redman) 

Nesta versão hip-hop de O Mágico de Oz, Dorothy e seus amigos não querem voltar para casa, um cérebro, um coração e coragem. O pedido deles para o Mágico é simplesmente poder entrar na festa.

Taylor Swift: ME! (feat. Brendon Urie of Panic! At The Disco)

Ok, este clipe está cheio de referências e muitas delas só os swifties irão pegar. Mas o paralelepípedo colorido e a cidade ao redor são claramente inspirados na Estrada de Tijolos Amarelos e na Cidade Esmeralda de O Mágico de Oz.

Blues Traveler: Run-Around 

Festa estranha, com gente esquisita e algumas pessoas fantasiadas como os personagens incomparáveis que exploram a terra de Oz.

LEIA TAMBÉM: ALICE E DOROTHY: HEROÍNAS QUE SIMBOLIZAM O AMADURECIMENTO FEMININO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkloveLançamento

Lançamento: Jardim Noturno, por Shirley Jackson

Um diabo inquieto, uma velha maliciosa e um Jack, o Estripador do pós-guerra; uma...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: Natureza Morta, por Kay Chronister

Na mansão decadente dos Haddesley, em meio aos pântanos da Virgínia Ocidental, uma...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: Como Matar um Príncipe, por T. Kingfisher

T. Kingfisher transforma os contos de fadas em uma fantasia sombria e subversiva em...

Por DarkSide
FilmesListas

8 releituras de Frankenstein na cultura pop

Em 1818, uma história aterrorizante escrita pela jovem Mary Shelley mudou para sempre...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Lançamento: Dungeons & Dragons: Caverna das Cores – Volume 2, por Cynthia Inesta, Andrea Santopietro, Gilangarmi Saputra e Brandi York

Prepare-se para atravessar portais, encarar dragões e desbravar masmorras antigas com...

Por DarkSide