Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Dark House

As sinistras colaborações de Michael McDowell e Tim Burton

Autor de Elementais escreveu filmes dirigidos e produzidos pelo cineasta

30/11/2021

Michael McDowell tinha uma ideia muito bem definida quanto ao seu legado: nunca escreveria a mesma história duas vezes. O autor de Elementais levou esta filosofia para diferentes formatos, começando na literatura e migrando mais tarde para a TV e o cinema.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: ELEMENTAIS, DE MICHAEL MCDOWELL

Com sua criatividade inquieta, o escritor gostava de mergulhar em temas sobrenaturais, que poderiam envolver a morte ou não. Mas nem sempre este subgênero do terror precisaria ser algo necessariamente ruim. Uma das características mais marcantes nas ideias de McDowell era justamente desafiar o que o público esperava – até mesmo nos filmes de terror.

Desde muito jovem, o autor era fascinado pela morte. Para ele, era algo a ser explorado, em vez de temido ou evitado. Michael McDowell não via problema em rir dela e seu senso de humor um tanto sinistro encontrou a parceria perfeita com um cineasta conhecido por trazer o lúdico para o terror: Tim Burton.

Créditos: Getty Images

Parcerias que marcaram infâncias: Os Fantasmas se Divertem e O Estranho Mundo de Jack

Nos anos 1980, Michael McDowell estava decidido a dedicar seus trabalhos a roteiros de filmes e TV. Naquela época, produções com temas sobrenaturais estavam em alta, com produções como Poltergeist e Os Caça-Fantasmas. O terreno ideal para que ele explorasse.

A ideia para Beetlejuice e companhia surgiu a partir de vizinhos barulhentos. Certo dia, McDowell e seu parceiro Laurence Senelick estavam pensando em possibilidades de roteiro quando foram inspirados pela perturbação da família ao lado. 

Créditos: © 1988 Warner Brothers

Com a ideia de que filmes assustadores geralmente envolvem espíritos malignos assombrando humanos, Senelick quis inverter esta lógica: “O que aconteceria se você tivesse fantasmas do bem e as pessoas que se mudaram para a casa é que fossem terríveis?”, indagou a McDowell. Com este conceito em mente, o autor inventou uma espécie de exorcista “do outro lado”, que afugentaria os irritantes moradores. O esqueleto para Os Fantasmas se Divertem estava se formando (trocadilho intencional da Caveira).

LEIA TAMBÉM: DARK HOUSE: UMA COLEÇÃO DE CASAS DIABOLICAMENTE ASSOMBRADAS

Apesar de ter sido chamado de “o projeto que todos queriam ter, mas ninguém queria produzir”, o material era perfeito para um diretor de apenas 29 anos que compartilhava deste humor macabro: Tim Burton. Quando o cineasta leu o roteiro sentiu que ele próprio poderia ter escrito, já que reunia muitos dos elementos que eram sua marca registrada.

Com a adição de um elenco com nomes como Michael Keaton, Geena Davis, Alec Baldwin, Catherine O’Hara e Winona Ryder, o filme de Beetlejuice se tornou um sucesso e ganhou uma animação que foi transmitida na TV aos sábados de manhã – inclusive no Brasil.

A parceria deu tão certo, que ambos repetiram a dose alguns anos depois com O Estranho Mundo de Jack. Desta vez, a ideia veio do próprio Tim Burton, que havia criado os personagens, seu conceito visual e a ideia central do plot. A Michael McDowell coube a tarefa de adaptar as ideias do cineasta para um roteiro de cinema.

Créditos: © 1993 Disney Enterprises, Inc.

Curiosamente, O Estranho Mundo de Jack não chegou a ser dirigido por Burton, pois ele estava muito ocupado dirigindo Batman Returns e cuidando da pré-produção de Ed Wood. A direção ficou por conta de Henry Selick, mas a marca registrada de Tim Burton está em todo o filme.

A controvérsia sobre a autoria de O Triste Fim do Menino Ostra

O problema de ter os estilos muito parecidos, é a dificuldade de distinguir quando termina o trabalho de um e começa o do outro. Isso tem gerado alguma controvérsia quanto ao livro de poemas infantis publicado por Tim Burton intitulado O Triste Fim do Menino Ostra e Outras Histórias

Em 1995, o editor e quadrinista Steve Bissette citou a existência de uma história de Michael McDowell e Tim Burton intitulada Menino Ostra, que teria se perdido em todo o material de Burton após os filmes do Batman. Em 1997 a coletânea de poemas foi publicada, com o único crédito ao cineasta e a menção a McDowell somente na página de agradecimentos. O escritor faleceu dois anos depois.

Alguns anos depois, em 2000, ao escrever uma avaliação sobre o livro, Steve Bissette voltou ao tema e questionou a autoria da publicação: “Meu único problema com a coletânea é o crédito único a Tim Burton na capa. Isso me parece no mínimo enganoso. Através dos eventos que descrevi a vocês, eu posso garantir que Michael McDowell escreveu a história do Menino Ostra; se você está familiarizado com o trabalho do Michael, você percebe sua voz alta e clara.”

Esta não seria a primeira vez que Tim Burton levaria sozinho créditos de um trabalho em equipe. Situações semelhantes ocorreram com o conceito dos bonecos de Marte Ataca! e com a própria direção de O Estranho Mundo de Jack, que a maioria das pessoas esquece de creditar a Henry Selick.

Talvez nunca saberemos a verdadeira participação de Michael McDowell na história do Menino Ostra, mas temos certeza de que a parceria dos dois deixou o sobrenatural mais lúdico e divertido para toda uma geração.

LEIA TAMBÉM: A CONTRIBUIÇÃO DE MICHAEL MCDOWELL PARA O TERROR ATUAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Elementais + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Amityville + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesListas

12 Autores da DarkSide com profissões inusitadas

Você já pensou em escrever suas próprias histórias? Criar seus personagens,...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Evil Dead vai ganhar dois novos filmes

Apenas alguns meses depois de saber que Sébastien Vaniček (Infestação) está...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Apartment 7A: Prólogo de O Bebê de Rosemary vai estrear no próximo Halloween

Sem planos para o Halloween? Pois prepare-se para revisitar o edifício Bramford. O...

Por DarkSide
GamesNovidadesSéries

Série Fallout chama atenção pelo gore

Não é de hoje que o cinema e a televisão criam narrativas sobre o apocalipse. Desde...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Por que todo mundo está falando de Late Night with the Devil?

Conseguir um filme que seja sucesso de público e de crítica ao mesmo tempo nem sempre...

Por DarkSide