Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideLançamento

O que é Demonologia?

DarkSide® publica Dicionário dos Demônios para estudiosos do oculto

18/03/2022

Medicina, Direito, Comunicação, Engenharia, Letras… quando encerramos o ensino médio somos bombardeados com opções de cursos e áreas de estudo a serem seguidas. Mas você já pensou dedicar a sua carreira para se tornar um demonologista?

Embora pouco comum, a profissão de demonologista se tornou particularmente conhecida através do casal Ed e Lorraine Warren, que investigavam fenômenos paranormais – alguns deles envolvendo exorcismos – e se tornaram conhecidos através de livros e filmes sobre seus casos. 

LEIA TAMBÉM: LORRAINE WARREN: DE UMA VIDA PACATA AOS EXORCISMOS CONHECIDOS PELO MUNDO TODO

Mas afinal, o que é Demonologia e o que ela estuda? De maneira bem resumida, a Demonologia é o estudo de demônios, envolvendo crenças em torno deles e sua hierarquia. Essas criaturas podem ser não humanas, almas separáveis ou espíritos desencarnados que nunca habitaram um corpo. 

A Demonologia muito além da Bíblia

Quando pensamos em demônios costumamos associá-los às noções bíblicas dos anjos caídos. Segundo o principal livro cristão, Lúcifer era o mais belo dos anjos e gozava de certos privilégios. Porém, ele se rebelou contra Deus, desejando ser seu semelhante. Com isso, ele e os anjos que estavam do seu lado foram expulsos do céu.

O cristianismo apresenta suas próprias noções do que são esses demônios, embora a Bíblia em si não se aprofunde muito nas estruturas e hierarquias demoníacas. E é nessa lacuna que se encontra a Demonologia, dedicada a catalogar e compreender os diferentes tipos e a organização entre esses seres.

LEIA TAMBÉM: PARAÍSO PERDIDO: 5 CURIOSIDADES SOBRE AUTOR E OBRA

Créditos: Joseph Glanvill

Mas não é apenas no cristianismo que existem demônios ou a própria noção de anjos caídos. Civilizações pré-cristãs já acreditavam que o submundo era o lar de muitos demônios que às vezes saíam de lá para aterrorizar as pessoas. A própria figura do Satanás cristão adota muitos elementos do deus grego Pã, com chifres, rabo e pele vermelha.

No islamismo, o Alcorão cita os espíritos demoníacos com frequência, que são chamados de jinn, desde 1000 a.C. Na religião, o demônio Iblis é o equivalente a Satanás, considerado o chefe de todos. Teólogos muçulmanos defendem que jinns são adaptados da crença judaica de que Lúcifer teria carregado consigo um terço dos anjos.

Já o hinduísmo acredita que existem espíritos em diferentes estágios de desenvolvimento. Aqueles malvados e manipuladores são classificados como demônios. Os principais exemplos desses espíritos são os pisacas, que se alimentam de carne humana, e os buta, espíritos perdidos que vagam pela noite.

Na mitologia nórdica existem nove mundos, sendo que um deles é o temido Hel. Este mundo é chefiado pela deusa Hela, filha de Loki, e serve como moradia para uma série de demônios. Não é à toa que no inglês hell significa inferno.

Como se tornar um demonologista

Em primeiro lugar, vale lembrar que a Demonologia se restringe aos estudos sobre os demônios, e não a qualquer espécie de culto a eles. Se você é um curioso ou entusiasta deste campo de estudo, pode começar a pesquisa por iniciativa própria em livros publicados a respeito. 

Um bom ponto de partida é o Dicionário dos Demônios, de M. Belanger, pesquisadora do oculto. A obra é resultado de uma pesquisa inédita e surpreendente que reuniu a mais extensa lista de nomes e curiosidades sobre o universo da Demonologia. São mais de 1.700 verbetes, ensaios e artigos que revelam um panorama amplo sobre as crenças, práticas e eventos da Europa Ociental que tiveram impacto direto sobre a religião. O livro traz também uma pesquisa iconográfica que documenta a representação dos demônios através dos tempos.

Dentro do contexto do cristianismo, há outros livros dedicados a catalogar e organizar os demônios, como o Malleus Maleficarum (que chegou a ser banido pela Igreja Católica), a Demonolatria e o Compendium Maleficarum. A Demonologia dentro dos preceitos bíblicos também é uma ramificação dos cursos de Teologia.

Porém, para se tornar um demonologista você não precisa ser um padre ou qualquer tipo de sacerdote. O estudo da Teologia, no entanto, é necessário, com essa especialização em Demonologia. Na Europa e nos Estados Unidos existem universidades que oferecem mestrado, doutorado e até mesmo P.h.D. em Demonologia. O próprio Vaticano oferece cursos para demonologistas e exorcistas.

Independentemente do seu grau de interesse na classificação dos demônios, conhecimento é sempre uma arma poderosa para compreender a origem daquilo que nos assombra e nos desafia. Quanto mais você sabe sobre demônios, menos assustadores eles lhe parecerão. Vai que você acaba se tornando um novo Ed ou Lorraine Warren, não é mesmo?

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: DICIONÁRIO DOS DEMÔNIOS DE M. BELANGER

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

7 Comentários

  • Henrique

    29 de outubro de 2022 às 19:14

    Bom eu sempre tive a curiosidade de entender mais só te o assunto,mais porém, existem coisas que vc não está preparado para saber ou compreender.
    mais eu gostaria de conhecer melhor não que eu seja um fanático por isso masi….. quem sabe

  • Leonardo Gomes

    14 de fevereiro de 2023 às 22:36

    Achei intéressante quero aprender mais sobre …

  • Solange

    10 de abril de 2023 às 21:34

    Sempre tive interesse por esse assunto. Meu chamado!

  • Elismar Lima Carneiro

    23 de abril de 2023 às 17:20

    sempre tive muito interesse em aprender tudo sobre os demônio,porém não me acho capacitada pra mexer com coisas que não conheço,o mundo sobrenatural e um mistério muito obscuro.Mas leio bastante sobre o assunto

  • Daniel occhi

    15 de maio de 2024 às 21:46

    Desde criança fui introduzido dentro do universo sobrenatural, mas como eu era muito novo para entender sempre tive medo do que eu conseguia ver e sentir. minha biza- avó, sendo chefe da mesa branca me introduzia a ispirtualidade, quando criança comecei a ver figuras de forma nítida, nunca estive preparado pra enfrentar esse dom, então decidi me afastar e rejeitar os sinais. Agora, mais de 5 anos depois, voltei a ser atormentado por essas figuras nada agradáveis, então decidi estudar e aprender mais sobre elas, quando você tem um dom e ele te controla e impossível lidar com ele, então daqui em diante estudarei e aprenderei sobre eles.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Paraíso Perdido + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Dicionário dos Demônios + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide
DarkloveLivros

Frases poderosas de Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita

Ninguém pode promover o bem-estar literário da escritora negra melhor do que ela...

Por DarkSide