Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideLançamento

O que é Demonologia?

DarkSide® publica Dicionário dos Demônios para estudiosos do oculto

Medicina, Direito, Comunicação, Engenharia, Letras… quando encerramos o ensino médio somos bombardeados com opções de cursos e áreas de estudo a serem seguidas. Mas você já pensou dedicar a sua carreira para se tornar um demonologista?

Embora pouco comum, a profissão de demonologista se tornou particularmente conhecida através do casal Ed e Lorraine Warren, que investigavam fenômenos paranormais – alguns deles envolvendo exorcismos – e se tornaram conhecidos através de livros e filmes sobre seus casos. 

LEIA TAMBÉM: LORRAINE WARREN: DE UMA VIDA PACATA AOS EXORCISMOS CONHECIDOS PELO MUNDO TODO

Mas afinal, o que é Demonologia e o que ela estuda? De maneira bem resumida, a Demonologia é o estudo de demônios, envolvendo crenças em torno deles e sua hierarquia. Essas criaturas podem ser não humanas, almas separáveis ou espíritos desencarnados que nunca habitaram um corpo. 

A Demonologia muito além da Bíblia

Quando pensamos em demônios costumamos associá-los às noções bíblicas dos anjos caídos. Segundo o principal livro cristão, Lúcifer era o mais belo dos anjos e gozava de certos privilégios. Porém, ele se rebelou contra Deus, desejando ser seu semelhante. Com isso, ele e os anjos que estavam do seu lado foram expulsos do céu.

O cristianismo apresenta suas próprias noções do que são esses demônios, embora a Bíblia em si não se aprofunde muito nas estruturas e hierarquias demoníacas. E é nessa lacuna que se encontra a Demonologia, dedicada a catalogar e compreender os diferentes tipos e a organização entre esses seres.

LEIA TAMBÉM: PARAÍSO PERDIDO: 5 CURIOSIDADES SOBRE AUTOR E OBRA

Créditos: Joseph Glanvill

Mas não é apenas no cristianismo que existem demônios ou a própria noção de anjos caídos. Civilizações pré-cristãs já acreditavam que o submundo era o lar de muitos demônios que às vezes saíam de lá para aterrorizar as pessoas. A própria figura do Satanás cristão adota muitos elementos do deus grego Pã, com chifres, rabo e pele vermelha.

No islamismo, o Alcorão cita os espíritos demoníacos com frequência, que são chamados de jinn, desde 1000 a.C. Na religião, o demônio Iblis é o equivalente a Satanás, considerado o chefe de todos. Teólogos muçulmanos defendem que jinns são adaptados da crença judaica de que Lúcifer teria carregado consigo um terço dos anjos.

Já o hinduísmo acredita que existem espíritos em diferentes estágios de desenvolvimento. Aqueles malvados e manipuladores são classificados como demônios. Os principais exemplos desses espíritos são os pisacas, que se alimentam de carne humana, e os buta, espíritos perdidos que vagam pela noite.

Na mitologia nórdica existem nove mundos, sendo que um deles é o temido Hel. Este mundo é chefiado pela deusa Hela, filha de Loki, e serve como moradia para uma série de demônios. Não é à toa que no inglês hell significa inferno.

Como se tornar um demonologista

Em primeiro lugar, vale lembrar que a Demonologia se restringe aos estudos sobre os demônios, e não a qualquer espécie de culto a eles. Se você é um curioso ou entusiasta deste campo de estudo, pode começar a pesquisa por iniciativa própria em livros publicados a respeito. 

Um bom ponto de partida é o Dicionário dos Demônios, de M. Belanger, pesquisadora do oculto. A obra é resultado de uma pesquisa inédita e surpreendente que reuniu a mais extensa lista de nomes e curiosidades sobre o universo da Demonologia. São mais de 1.700 verbetes, ensaios e artigos que revelam um panorama amplo sobre as crenças, práticas e eventos da Europa Ociental que tiveram impacto direto sobre a religião. O livro traz também uma pesquisa iconográfica que documenta a representação dos demônios através dos tempos.

Dentro do contexto do cristianismo, há outros livros dedicados a catalogar e organizar os demônios, como o Malleus Maleficarum (que chegou a ser banido pela Igreja Católica), a Demonolatria e o Compendium Maleficarum. A Demonologia dentro dos preceitos bíblicos também é uma ramificação dos cursos de Teologia.

Porém, para se tornar um demonologista você não precisa ser um padre ou qualquer tipo de sacerdote. O estudo da Teologia, no entanto, é necessário, com essa especialização em Demonologia. Na Europa e nos Estados Unidos existem universidades que oferecem mestrado, doutorado e até mesmo P.h.D. em Demonologia. O próprio Vaticano oferece cursos para demonologistas e exorcistas.

Independentemente do seu grau de interesse na classificação dos demônios, conhecimento é sempre uma arma poderosa para compreender a origem daquilo que nos assombra e nos desafia. Quanto mais você sabe sobre demônios, menos assustadores eles lhe parecerão. Vai que você acaba se tornando um novo Ed ou Lorraine Warren, não é mesmo?

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: DICIONÁRIO DOS DEMÔNIOS DE M. BELANGER

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Paraíso Perdido + Brinde Exclusivo
R$ 119,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Dicionário dos Demônios + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LançamentoMagicae

Lançamento: Dicionário dos Sonhos, de Gustavus Hindman Miller, Linda Shields e Lenore Skomal

Nossos sonhos são portais para o inconsciente, uma linguagem espiritual para desvendar...

Por DarkSide
LançamentoMagicae

Lançamento: Manual Prático das Auras, de Cassandra Eason

As cores e as emoções possuem paralelos que são muito comuns na nossa comunicação...

Por DarkSide
LançamentoMagicae

Lançamento: Manual Prático da Wicca, de Cassandra Eason

Os primeiros passos em um novo universo são, quase sempre, acompanhados por muitas...

Por DarkSide
LançamentoMagicae

Lançamento: Inútil Magia, de Florence Welch

“Canções podem ser incrivelmente proféticas, como mensagenssubconscientes ou...

Por DarkSide
Crime SceneListas

8 Filmes noir para assistir no streaming

Marcado pelo suspense e o tom sombrio, o noir se tornou bem popular nas décadas de...

Por DarkSide