Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksidePerfil

Lorraine Warren: De uma vida pacata aos exorcismos conhecidos pelo mundo todo

Investigadora atuou em mais de 10 mil casos

Lorraine Warren é um dos nomes mais conhecidos quando o assunto é paranormalidade e fenômenos sobrenaturais. Junto a seu marido, Ed, ela fundou a mais antiga sociedade de investigação paranormal, dirigiu um museu dedicado ao oculto e atuou em mais de 10 mil casos, auxiliando até mesmo o exército e as forças armadas. Para celebrar os 95 anos de seu nascimento, a Caveira mergulhou em seus Arquivos Sobrenaturais e traçou um perfil da investigadora, confira.

Lorraine Warren (nascida Lorraine Rita Moran), nasceu em 31 de Janeiro de 1927 em Connecticut, EUA. Lorraine frequentou colégios católicos e foi justamente durante uma atividade escolar que descobriu seus poderes de clarividência. Ela própria relata no livro Ed & Lorraine: Demonologistas sobre a experiência vivida por volta dos 12 anos de idade:

“Na época, eu frequentava uma escola privada só para meninas. Era o Dia da Árvore, e estávamos todas no gramado da frente, de pé, formando um círculo ao redor de um buraco aberto no solo com uma pá. Bem, assim que colocaram a muda na terra, eu a vi como uma árvore totalmente crescida. Ergui os olhos para ver seus galhos robustos, repletos de folhas farfalhando ao vento, sem saber que estava tendo uma experiência de segunda visão. A freira que estava de pé ao meu lado cutucou meu braço e perguntou, no seu habitual tom severo: ‘Srta. Moran, por que está olhando para o céu?’ Eu disse que estava apenas olhando para a árvore… ‘Você está vendo o futuro?’, ela me perguntou, no mesmo tom severo. ‘Sim’, admiti, ‘acho que sim’.”

Créditos: Divulgação

A experiência rendeu a ela um fim de semana em um retiro onde não podia brincar ou se divertir, apenas rezar e ficar na igreja. Ela também afirma que, apesar da “punição”, a experiência a fez canalizar suas habilidades para o bem.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA LORRAINE WARREN, A MULHER QUE INSPIROU O UNIVERSO DE INVOCAÇÃO DO MAL

Em 1945, quando tinha 18 anos, Lorraine se casou com o Ed, que já havia presenciado pelo menos um fenômeno paranormal e se interessava pelo assunto. No começo da vida juntos, ambos achavam que seriam pintores, mas as investigações paranormais falaram mais alto e o casal começou a trabalhar nessa área, coletando depoimentos, fazendo análises, documentando fenômenos e, quando era preciso, exorcizando os lugares. Lorraine fazia uso de suas habilidades de mediunidade e clarividência para contatar os espíritos durante as investigações.

Em 1952, juntamente com Ed, ela fundou a New England Society for Psychic Research (NESPR), a mais antiga sociedade de pesquisas paranormais na Nova Inglaterra. A partir daí eles se dedicaram a estudar fenômenos paranormais, viajando em busca de locais assombrados para documentar os acontecimentos e oferecer ajuda a todos que estavam sendo afetados.

Ao longo da carreira investigativa dos Warrens, o casal coletou vários artefatos e relíquias que estavam ligados a alguma forma de presença demoníaca. Esses itens estão alojados no museu que foi fundado por eles, em atividade desde 1952.

Créditos: Divulgação

Casos famosos  

Em 1968 eles se envolveram no 1ª caso noticiado pela mídia local, apesar de já estarem trabalhando ao lado de outros investigadores, padres e sacerdotes há mais de 15 anos. O caso Annabelle deu a eles uma certa projeção e eles investigaram uma boneca Raggedy Ann que alegava estar possuída pelo espírito de uma garotinha chamada Annabelle. Lorraine, ao entrar em contato com a boneca, descobriu que ela estava sendo possuída por um espírito maligno, e o casal precisou retirar a boneca do local e selá-la em uma caixa de vidro para que pudesse ser constantemente vigiada.

LEIA TAMBÉM: COMO ED & LORRAINE WARREN LIDARAM COM O CASO DA BONECA ANNABELLE

Créditos: Pinterest

Na 1ª metade da década de 1970, o casal passou a figurar em algumas notícias envolvendo acontecimentos bizarros, como o caso da família Perron em 1971 (que inspirou o filme Invocação do Mal — do qual Lorraine foi consultora), um caso de fantasma ocorrido em 1972, e um caso em 1974 em que um padre precisou realizar um exorcismo para livrar uma casa de espíritos que atacavam pessoas.

Amityville

Em 1976 eles foram chamados para investigar a casa dos Lutz em Amityville, o 1º caso a ganhar projeção nacional e que depois foi retratado em livro publicado pela Caveira e também no cinema. Na época o casal foi contatado por uma produtora de televisão que estava fazendo a cobertura do trabalho de parapsicólogos e investigadores sobre o local. No entanto, mais de um mês depois, a equipe ainda não tinha uma resposta concreta sobre o que estava acontecendo na casal.

Créditos: Globo

Durante as investigações Lorraine participou de uma sessão espírita com mais duas médiuns e outros investigadores. Metade das pessoas presentes sentiram os ataques físicos provocados por uma força demoníaca, mas os ataques pioraram depois que eles saíram do local.

De volta para casa, Ed e Lorraine foram atacados por um espírito inumano ligado a Amityville. O ataque, detalhadamente narrado em Ed & Lorraine: Demonologistas, se deu na forma de um redemoinho negro que perseguiu o casal pela casa transmitindo a eles sensações de morte, frio e um ódio muito grande.

LEIA TAMBÉM: COMO ESTÁ A CASA DE AMITYVILLE NOS DIAS DE HOJE

Esse caso foi tema de diversas palestras que o casal deu ao longo de boa parte da carreira. Eles palestravam sobre esses assuntos não para “contar histórias de fantasmas”, mas para apresentar casos verdadeiros que provavam a existência de fenômenos sobrenaturais. Vale lembrar que nas décadas de 1960 e 1970 o interesse público por fenômenos paranormais havia crescido muito e a curiosidade gerada fazia com que muitas pessoas se envolvessem com eles achando que eram apenas jogos ou brincadeiras, colocando as próprias vidas em risco.

Créditos: Youtube

Enfield

Em 1977 o casal se envolveu no caso que ficou conhecido como Poltergeist de Enfield, na Inglaterra. O que começou com móveis sendo arrastados pela casa por forças invisíveis, culminou com vozes demoníacas desencarnadas, objetos arremessados e crianças levitando.

Créditos: Evening Standard

Em um ano e meio de ocorrências, cerca de 30 pessoas presenciaram esses fatos, dentre elas, vizinhos, pesquisadores psíquicos e jornalistas. O caso serviu de inspiração para o filme Invocação do Mal 2.

Arne Johnson

Em 1981 o casal se envolveu em outro caso que atraiu muita atenção, o de Arne Cheyenne. O rapaz estava sendo acusado pelo assassinato de seu senhorio, Alan Bono. Pouco tempo antes do crime, Ed e Lorraine haviam participado do exorcismo de David, irmão da namorada de Johnson, e que ele (Johnson) havia oferecido seu corpo para ser possuído.

Créditos: New York Post

Alegando possessão demoníaca, Johson foi levado a julgamento e condenado a uma pena de 10 a 20 anos de reclusão, mas cumpriu apenas cinco anos. 

LEIA TAMBÉM: 8 CASOS INVESTIGADOS POR ED & LORRAINE WARREN QUE IRÃO TE POSSUIR

Mídia

A popularidade do casal cresceu a ponto de serem constantemente convidados para programas de rádio e televisão, que eles aceitavam sempre que tinham tempo para tal. A simplicidade e honestidade de ambos atraiu muita atenção, mas eles sempre tiveram consciência da gravidade de suas declarações, por isso nunca falaram de nenhum caso que não tivessem provas.

Créditos: TV Insider

Gerald Brittle, na introdução de seu livro, afirmou que “Os Warren dedicaram altruisticamente sua vida inteira ao estudo, ao ensino e à investigação das forças espirituais: suas experiências foram comprovadas e documentadas por padres, rabinos, médicos, médiuns, policiais e reconhecidos especialistas em pesquisas de fenômenos psíquicos.”

Ed Warren faleceu em 2006 e Lorraine se juntou ao seu amado no plano astral em 2019, deixando um legado de amor e honestidade para além dos casos que investigaram. 

Para ler

Ed e Lorraine publicaram e foram tema de diversos livros sobre fenômenos paranormais. A Caveira publicou 3 livros que dissecam alguns de seus casos mais famosos e também apresentam o lado humano do casal.

Ed & Lorraine: Demonologistas

Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

Nas páginas do livro, o leitor acaba se tornando um pouco mais íntimo de Lorraine Rita e Edward Warren Miney. Duas almas gêmeas que se completavam ao dividir, entre tantas coisas, a mesma vocação: oferecer ajuda espiritual aos possuídos e atormentados.

Ed & Lorraine: Lugar Sombrio

O livro traz a verdadeira história por trás do exorcismo de Connecticut com um relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes.

Um a um, os membros da família passam a ser atacados por uma presença sinistra, em acontecimentos cada vez mais extremos: de vozes na escuridão até violações fantasmas. É nesse ambiente de desespero que Ed & Lorraine Warren são recebidos, prontos para mais um combate direto com o mundo das sombras.

Ed & Lorraine: Vidas Eternas

O 3º livro da coleção traz os os detalhes do caso de assombração da família Smurl, da Pensilvânia. Escrito pelo jornalista Robert Curran, o livro foi compilado a partir de testemunhos dos oito residentes do número 328-330 da Chase Street, assim como de outras 28 pessoas que vivenciaram fenômenos sobrenaturais ligados à família Smurl.

Ed e Lorraine Warren estiveram envolvidos com o caso desde o início de 1986 e, entre muitas outras coisas, organizaram os exorcismos que foram executados na casa. A vasta experiência da dupla ajudou a família Smurl a lidar com o pesadelo pelo qual estavam passando.

Amityville

Em 13 de novembro de 1974, um crime brutal chocou os Estados Unidos: o misterioso assassinato da família DeFeo, em Amityville. Alguns dias depois, Ronald DeFeo Jr., o único sobrevivente do massacre, admitiu ter matado seus pais e quatro irmãos com tiros nas costas, alegando ter sido influenciado por vozes em sua cabeça.

Meses depois da chacina, George e Kathleen Lutz adquiriram a antiga residência dos DeFeo por uma pechincha. Durante o breve período em que moraram em Amityville, estranhos acontecimentos afetaram a vida do casal e seus três filhos, levando-os a crer que presenças malignas habitavam a casa. A experiência foi tão traumática que, vinte e oito dias depois da mudança, a família fugiu aterrorizada, deixando seus pertences para trás.

Apesar do envolvimento dos Warren não ser narrado no livro, ele é um relato detalhado do que aconteceu na casa antes da fuga dos Lutz, trazendo informações coletadas por Jay Anson através de diversas entrevistas.

Para assistir

O interesse pelos casos do casal Warren ganhou um novo fôlego com o lançamento do filme Invocação do Mal em 2013. De lá para cá, foram lançadas mais duas continuações diretas, em 2016 e 2021

Créditos: Squared Potato

O universo de Invocação do Mal foi expandido com o lançamento de Annabelle, em 2014. O filme também ganhou mais duas continuações, em 2017 e 2019.

Créditos: Horror Obsessive

Além da trilogia Annabelle, o universo criado pelo diretor James Wan se expande para mais dois filmes: A Freira (2018) e A Maldição da Chorona (2019).

Para entender a cronologia dos acontecimentos e a ordem para assistir os filmes, é só clicar aqui.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Felipe

    31 de janeiro de 2022 às 17:19

    Meu namorado tem a coleção completa. Simplesmente incrível.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes de terror com esportes

Esportes geralmente não são a primeira coisa que vem à nossa mente quando pensamos...

Por DarkSide
FilmesListas

10 Filmes de terror brasileiros para morrer de orgulho

A cada quatro anos os brasileiros se reúnem com um motivo em comum: a Copa do Mundo....

Por DarkSide
FilmesListas

5 Filmes trevosos com Jenna Ortega

O universo do terror ama uma scream queen, e Jenna Ortega chegou com tudo. Nem só de...

Por DarkSide
ListasMagicae

3 Feitiços para fazer em dezembro

O fim do ano está se aproximando e para muitas pessoas essa é uma época desafiadora...

Por DarkSide
FilmesListas

10 Filmes que misturam terror com comédia

Terror e comédia são provavelmente os gêneros mais difíceis de se trabalhar na...

Por DarkSide