Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksidePerfil

Lorraine Warren: De uma vida pacata aos exorcismos conhecidos pelo mundo todo

Investigadora atuou em mais de 10 mil casos

31/01/2022

Lorraine Warren é um dos nomes mais conhecidos quando o assunto é paranormalidade e fenômenos sobrenaturais. Junto a seu marido, Ed, ela fundou a mais antiga sociedade de investigação paranormal, dirigiu um museu dedicado ao oculto e atuou em mais de 10 mil casos, auxiliando até mesmo o exército e as forças armadas. Para celebrar os 95 anos de seu nascimento, a Caveira mergulhou em seus Arquivos Sobrenaturais e traçou um perfil da investigadora, confira.

Lorraine Warren (nascida Lorraine Rita Moran), nasceu em 31 de Janeiro de 1927 em Connecticut, EUA. Lorraine frequentou colégios católicos e foi justamente durante uma atividade escolar que descobriu seus poderes de clarividência. Ela própria relata no livro Ed & Lorraine: Demonologistas sobre a experiência vivida por volta dos 12 anos de idade:

“Na época, eu frequentava uma escola privada só para meninas. Era o Dia da Árvore, e estávamos todas no gramado da frente, de pé, formando um círculo ao redor de um buraco aberto no solo com uma pá. Bem, assim que colocaram a muda na terra, eu a vi como uma árvore totalmente crescida. Ergui os olhos para ver seus galhos robustos, repletos de folhas farfalhando ao vento, sem saber que estava tendo uma experiência de segunda visão. A freira que estava de pé ao meu lado cutucou meu braço e perguntou, no seu habitual tom severo: ‘Srta. Moran, por que está olhando para o céu?’ Eu disse que estava apenas olhando para a árvore… ‘Você está vendo o futuro?’, ela me perguntou, no mesmo tom severo. ‘Sim’, admiti, ‘acho que sim’.”

Créditos: Divulgação

A experiência rendeu a ela um fim de semana em um retiro onde não podia brincar ou se divertir, apenas rezar e ficar na igreja. Ela também afirma que, apesar da “punição”, a experiência a fez canalizar suas habilidades para o bem.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA LORRAINE WARREN, A MULHER QUE INSPIROU O UNIVERSO DE INVOCAÇÃO DO MAL

Em 1945, quando tinha 18 anos, Lorraine se casou com o Ed, que já havia presenciado pelo menos um fenômeno paranormal e se interessava pelo assunto. No começo da vida juntos, ambos achavam que seriam pintores, mas as investigações paranormais falaram mais alto e o casal começou a trabalhar nessa área, coletando depoimentos, fazendo análises, documentando fenômenos e, quando era preciso, exorcizando os lugares. Lorraine fazia uso de suas habilidades de mediunidade e clarividência para contatar os espíritos durante as investigações.

Em 1952, juntamente com Ed, ela fundou a New England Society for Psychic Research (NESPR), a mais antiga sociedade de pesquisas paranormais na Nova Inglaterra. A partir daí eles se dedicaram a estudar fenômenos paranormais, viajando em busca de locais assombrados para documentar os acontecimentos e oferecer ajuda a todos que estavam sendo afetados.

Ao longo da carreira investigativa dos Warrens, o casal coletou vários artefatos e relíquias que estavam ligados a alguma forma de presença demoníaca. Esses itens estão alojados no museu que foi fundado por eles, em atividade desde 1952.

Créditos: Divulgação

Casos famosos  

Em 1968 eles se envolveram no 1ª caso noticiado pela mídia local, apesar de já estarem trabalhando ao lado de outros investigadores, padres e sacerdotes há mais de 15 anos. O caso Annabelle deu a eles uma certa projeção e eles investigaram uma boneca Raggedy Ann que alegava estar possuída pelo espírito de uma garotinha chamada Annabelle. Lorraine, ao entrar em contato com a boneca, descobriu que ela estava sendo possuída por um espírito maligno, e o casal precisou retirar a boneca do local e selá-la em uma caixa de vidro para que pudesse ser constantemente vigiada.

LEIA TAMBÉM: COMO ED & LORRAINE WARREN LIDARAM COM O CASO DA BONECA ANNABELLE

Créditos: Pinterest

Na 1ª metade da década de 1970, o casal passou a figurar em algumas notícias envolvendo acontecimentos bizarros, como o caso da família Perron em 1971 (que inspirou o filme Invocação do Mal — do qual Lorraine foi consultora), um caso de fantasma ocorrido em 1972, e um caso em 1974 em que um padre precisou realizar um exorcismo para livrar uma casa de espíritos que atacavam pessoas.

Amityville

Em 1976 eles foram chamados para investigar a casa dos Lutz em Amityville, o 1º caso a ganhar projeção nacional e que depois foi retratado em livro publicado pela Caveira e também no cinema. Na época o casal foi contatado por uma produtora de televisão que estava fazendo a cobertura do trabalho de parapsicólogos e investigadores sobre o local. No entanto, mais de um mês depois, a equipe ainda não tinha uma resposta concreta sobre o que estava acontecendo na casal.

Créditos: Globo

Durante as investigações Lorraine participou de uma sessão espírita com mais duas médiuns e outros investigadores. Metade das pessoas presentes sentiram os ataques físicos provocados por uma força demoníaca, mas os ataques pioraram depois que eles saíram do local.

De volta para casa, Ed e Lorraine foram atacados por um espírito inumano ligado a Amityville. O ataque, detalhadamente narrado em Ed & Lorraine: Demonologistas, se deu na forma de um redemoinho negro que perseguiu o casal pela casa transmitindo a eles sensações de morte, frio e um ódio muito grande.

LEIA TAMBÉM: COMO ESTÁ A CASA DE AMITYVILLE NOS DIAS DE HOJE

Esse caso foi tema de diversas palestras que o casal deu ao longo de boa parte da carreira. Eles palestravam sobre esses assuntos não para “contar histórias de fantasmas”, mas para apresentar casos verdadeiros que provavam a existência de fenômenos sobrenaturais. Vale lembrar que nas décadas de 1960 e 1970 o interesse público por fenômenos paranormais havia crescido muito e a curiosidade gerada fazia com que muitas pessoas se envolvessem com eles achando que eram apenas jogos ou brincadeiras, colocando as próprias vidas em risco.

Créditos: Youtube

Enfield

Em 1977 o casal se envolveu no caso que ficou conhecido como Poltergeist de Enfield, na Inglaterra. O que começou com móveis sendo arrastados pela casa por forças invisíveis, culminou com vozes demoníacas desencarnadas, objetos arremessados e crianças levitando.

Créditos: Evening Standard

Em um ano e meio de ocorrências, cerca de 30 pessoas presenciaram esses fatos, dentre elas, vizinhos, pesquisadores psíquicos e jornalistas. O caso serviu de inspiração para o filme Invocação do Mal 2.

Arne Johnson

Em 1981 o casal se envolveu em outro caso que atraiu muita atenção, o de Arne Cheyenne. O rapaz estava sendo acusado pelo assassinato de seu senhorio, Alan Bono. Pouco tempo antes do crime, Ed e Lorraine haviam participado do exorcismo de David, irmão da namorada de Johnson, e que ele (Johnson) havia oferecido seu corpo para ser possuído.

Créditos: New York Post

Alegando possessão demoníaca, Johson foi levado a julgamento e condenado a uma pena de 10 a 20 anos de reclusão, mas cumpriu apenas cinco anos. 

LEIA TAMBÉM: 8 CASOS INVESTIGADOS POR ED & LORRAINE WARREN QUE IRÃO TE POSSUIR

Mídia

A popularidade do casal cresceu a ponto de serem constantemente convidados para programas de rádio e televisão, que eles aceitavam sempre que tinham tempo para tal. A simplicidade e honestidade de ambos atraiu muita atenção, mas eles sempre tiveram consciência da gravidade de suas declarações, por isso nunca falaram de nenhum caso que não tivessem provas.

Créditos: TV Insider

Gerald Brittle, na introdução de seu livro, afirmou que “Os Warren dedicaram altruisticamente sua vida inteira ao estudo, ao ensino e à investigação das forças espirituais: suas experiências foram comprovadas e documentadas por padres, rabinos, médicos, médiuns, policiais e reconhecidos especialistas em pesquisas de fenômenos psíquicos.”

Ed Warren faleceu em 2006 e Lorraine se juntou ao seu amado no plano astral em 2019, deixando um legado de amor e honestidade para além dos casos que investigaram. 

Para ler

Ed e Lorraine publicaram e foram tema de diversos livros sobre fenômenos paranormais. A Caveira publicou 3 livros que dissecam alguns de seus casos mais famosos e também apresentam o lado humano do casal.

Ed & Lorraine: Demonologistas

Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

Nas páginas do livro, o leitor acaba se tornando um pouco mais íntimo de Lorraine Rita e Edward Warren Miney. Duas almas gêmeas que se completavam ao dividir, entre tantas coisas, a mesma vocação: oferecer ajuda espiritual aos possuídos e atormentados.

Ed & Lorraine: Lugar Sombrio

O livro traz a verdadeira história por trás do exorcismo de Connecticut com um relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de um casal norte-americano após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes.

Um a um, os membros da família passam a ser atacados por uma presença sinistra, em acontecimentos cada vez mais extremos: de vozes na escuridão até violações fantasmas. É nesse ambiente de desespero que Ed & Lorraine Warren são recebidos, prontos para mais um combate direto com o mundo das sombras.

Ed & Lorraine: Vidas Eternas

O 3º livro da coleção traz os os detalhes do caso de assombração da família Smurl, da Pensilvânia. Escrito pelo jornalista Robert Curran, o livro foi compilado a partir de testemunhos dos oito residentes do número 328-330 da Chase Street, assim como de outras 28 pessoas que vivenciaram fenômenos sobrenaturais ligados à família Smurl.

Ed e Lorraine Warren estiveram envolvidos com o caso desde o início de 1986 e, entre muitas outras coisas, organizaram os exorcismos que foram executados na casa. A vasta experiência da dupla ajudou a família Smurl a lidar com o pesadelo pelo qual estavam passando.

Amityville

Em 13 de novembro de 1974, um crime brutal chocou os Estados Unidos: o misterioso assassinato da família DeFeo, em Amityville. Alguns dias depois, Ronald DeFeo Jr., o único sobrevivente do massacre, admitiu ter matado seus pais e quatro irmãos com tiros nas costas, alegando ter sido influenciado por vozes em sua cabeça.

Meses depois da chacina, George e Kathleen Lutz adquiriram a antiga residência dos DeFeo por uma pechincha. Durante o breve período em que moraram em Amityville, estranhos acontecimentos afetaram a vida do casal e seus três filhos, levando-os a crer que presenças malignas habitavam a casa. A experiência foi tão traumática que, vinte e oito dias depois da mudança, a família fugiu aterrorizada, deixando seus pertences para trás.

Apesar do envolvimento dos Warren não ser narrado no livro, ele é um relato detalhado do que aconteceu na casa antes da fuga dos Lutz, trazendo informações coletadas por Jay Anson através de diversas entrevistas.

Para assistir

O interesse pelos casos do casal Warren ganhou um novo fôlego com o lançamento do filme Invocação do Mal em 2013. De lá para cá, foram lançadas mais duas continuações diretas, em 2016 e 2021

Créditos: Squared Potato

O universo de Invocação do Mal foi expandido com o lançamento de Annabelle, em 2014. O filme também ganhou mais duas continuações, em 2017 e 2019.

Créditos: Horror Obsessive

Além da trilogia Annabelle, o universo criado pelo diretor James Wan se expande para mais dois filmes: A Freira (2018) e A Maldição da Chorona (2019).

Para entender a cronologia dos acontecimentos e a ordem para assistir os filmes, é só clicar aqui.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Felipe

    31 de janeiro de 2022 às 17:19

    Meu namorado tem a coleção completa. Simplesmente incrível.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide