Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


GamesNovidades

Cult of the Lamb: Crie e gerencie o seu próprio culto

Quantos seguidores você consegue reunir?

17/09/2022

Imagine a seguinte premissa: você é um indefeso cordeiro, o último da sua espécie, e está prestes a ser sacrificado aos deuses. Eis que uma misteriosa entidade intervém e chega ao seu resgate. O preço a ser pago? Conquistar uma legião de fiéis seguidores em nome dela e espalhar a palavra. Parece divertido, não é mesmo? Pois esse é o ponto de partida de Cult of the Lamb, novo jogo da Devolver Digital e da desenvolvedora Massive Monster.

LEIA TAMBÉM: 5 JOGOS DE VIDEOGAME AMBIENTADOS NO UNIVERSO DA MITOLOGIA NÓRDICA

Cultos, na verdade, não são nenhuma novidade no mundo dos jogos. Eles marcam presença em entradas de séries famosas, como Resident Evil 4, Outlast 2, Far Cry 5 e até mesmo no fenômeno The Last of Us Parte II. A grande novidade que Cult of the Lamb proporciona nesse quesito é uma inversão de perspectiva: o objetivo aqui não é fugir ou derrubar o culto em questão, mas sim construir um e fazê-lo prosperar

Assumindo o papel de um cordeirinho com poderes demoníacos que deve pagar sua dívida com uma entidade nomeada de Aquele que Espera, o jogador inicia um culto em uma terra de falsos profetas e se aventura por cinco regiões misteriosas para construir uma comunidade leal de adoradores. Para isso, é necessário explorar as localidades e seus segredos, coletar recursos como matérias-primas e moedas, além de interagir com outros NPCs (personagens não jogáveis). Você também deve realizar rituais sombrios para agradar aos deuses, preparar sermões profanos para reforçar a fé e destruir os céticos e grupos rivais para garantir a dominância do seu culto. Nada de novo na vida de um líder

Cult of the Lamb
Reprodução: Massive Monster/Devolver Digital

O jogo independente vem chamando a atenção e sendo bastante elogiado por oferecer uma história objetiva que alterna entre o fofo e o macabro. O protagonista é um adorável animalzinho obstinado, mas que em caso de uma crise de fé, por exemplo, pode realizar um ritual invocando o famoso Cthulhu para matar alguns seguidores. Além de explorar as regiões e enfrentar as ameaças que ali residem, passando por armadilhas, salas e desafios, o jogador deve ficar atento e gerenciar as necessidades dos fiéis, que vão aumentando de acordo com a expansão do culto e variam desde trivialidades, como realizar construções e ajudar em refeições. Essa jogabilidade rendeu a comparação carinhosa de Cult of the Lamb ser uma versão trevosa de Animal Crossing.

LEIA TAMBÉM: POLÍTICA, CIÊNCIA E CULTURA POP: O LEGADO DE CTHULHU

Com um visual colorido e uma dinâmica divertida, o jogo proporciona a experiência única de gerenciamento de culto, entregando uma história sombria e recheada de deuses antigos, assassinatos, rituais profanos, desafios e pactos. Tudo que os darksiders já estão mais do que familiarizados com. 

Lançado no dia 11 de agosto, o jogo já está disponível para Playstation 4 e 5, Xbox Series S/X, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Cult of the Lamb
Reprodução: Massive Monster/Devolver Digital

Cultos da vida real

Engana-se quem acha que os cultos existem apenas nos videogames. Presentes tanto na ficção quanto fora dela, muitos culminaram em fins trágicos e tornaram-se objeto de estudos de especialistas que procuraram decifrar o fascínio que determinados líderes exercem e o perigo representado por eles.

Em Jim Jones Profile: Massacre em Jonestown, lançamento do selo Crime Scene®, o leitor conhece a vida do líder do Templo Popular, um culto de inspiração religiosa que resultou no maior suicídio coletivo da história. Em 1978, em uma comunidade nas florestas da Guiana, mais de 900 pessoas foram instruídas a beber uma mistura de suco com cianeto, encorajadas pela promessa que seu líder, Jim Jones, fazia do paraíso. Jeff Guinn analisou arquivos do FBI, entrevistou dezenas pessoas e realizou um trabalho de campo nunca antes feito, entregando o livro definitivo sobre Jones e a tragédia de Jonestown.

Outro caso que atrai atenção é o da Família Manson, liderada pelo infame Charles Manson. Em 1969, a Família chocou o mundo quando alguns de seus seguidores cometeram uma série de assassinatos brutais. Uma de suas vítimas foi a atriz Sharon Tate, que na época estava grávida de oito meses. Apesar de ter negado a ordem dos crimes, Manson foi responsabilizado por seu discurso incendiário e perigoso que misturava fanatismo religioso, incitação de caos e até mesmo músicas dos Beatles, estimulando um comportamento violento e conspiracionista. O premiado Manson: A Biografia apresenta o resultado de dois anos de pesquisa de Jeff Guinn, proporcionando o guia definitivo sobre a história e a mente do homem que se tornou aos olhos da sociedade a encarnação do mal. 

Por mais intrigantes que cultos e seitas sejam para quem vê de fora, eles são perigosos e deixam traumas profundos em suas vítimas sobreviventes. A Caveira prefere brincar despretensiosamente com sua ovelhinha e seu rebanho de fiéis virtuais em Cult of the Lamb.

LEIA TAMBÉM: “DESDE PEQUENO CHARLES MANSON ERA MAU E PERIGOSO”, DIZ JEFF GUINN, AUTOR DA BIOGRAFIA SOBRE O ASSASSINO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Chamado de Cthulhu + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Manson: A Biografia
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GamesNovidadesSéries

Série Fallout chama atenção pelo gore

Não é de hoje que o cinema e a televisão criam narrativas sobre o apocalipse. Desde...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Por que todo mundo está falando de Late Night with the Devil?

Conseguir um filme que seja sucesso de público e de crítica ao mesmo tempo nem sempre...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide