Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesGraphic Novel

Política, Ciência e Cultura Pop: O Legado de Cthulhu

Personagem de H.P. Lovecraft estende seus tentáculos além da ficção

09/12/2021

Pense numa deidade monstruosa, que tem corpo humano, mas uma cabeça que se assemelha a um polvo. Ela ainda possui garras impressionantes nos membros anteriores e posteriores, além contar com estreitas asas nas costas. Esta é uma descrição aproximada de H.P. Lovecraft na estreia de seu monstro cósmico em O Chamado de Cthulhu, um clássico que chegou à DarkSide® com ilustrações de François Baranger.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: O CHAMADO DE CTHULHU, DE H.P. LOVECRAFT E FRANÇOIS BARANGER

Descrito como uma criatura que lembra um polvo verde, um dragão e uma caricatura humana com muitos metros de altura, Cthulhu ainda possui incontáveis tentáculos ao redor do que se acredita ser a sua boca. A entidade maligna que habita as profundezas do Pacífico Sul se tornou um personagem importante dentro do cânone de Lovecraft e frequentemente é referenciado em outras obras.

Mas o monstro lovecraftiano não ficou restrito à obra do autor. Seus tentáculos se estenderam a jogos, filmes, séries, música e até mesmo ciência e política. Veja a seguir algumas das principais influências de Cthulhu:

Cthulhu na Cultura Pop

Do RPG ao videogame, Cthulhu faz sucesso há aproximadamente quarenta anos entre entusiastas dos games. O próprio ilustrador François Baranger teve contato com a obra de Lovecraft graças ao RPG, e para melhorar suas habilidades no jogo decidiu ler as obras originais.

Créditos: François Baranger

Em 1981 a Chaosium lançou um jogo de RPG de nome O Chamado de Cthulhu, que contribuiu fortemente para a popularidade de H.P. Lovecraft neste meio e indo além dele. A partir daí, jogos de tabuleiro e de carta foram lançados, além de outros populares em consoles de videogame e até mesmo em aplicativos de celular.

No cinema e na TV, Cthulhu já fez aparições em diversos trabalhos, com menções especiais em séries de animação voltadas para adultos, como South Park, Rick and Morty, As aventuras de Billy e Mandy e até mesmo num especial de Halloween de Os Simpsons.

Na série Supernatural o primeiro nome de Leviatã era Cthulhu, em uma referência direta ao personagem. Além disso, no filme da Netflix Bird Box, as criaturas possuem uma forte influência do monstro lovecraftiano.

Diversas músicas de artistas ao redor do mundo citam ou fazem referência à mitologia de Cthulhu. Uma das bandas mais conhecidas é o Metallica, que faz uma referência na canção “Dream no More”, na trilha instrumental “The Call of Ktulu”, inspirada no conto A Sombra de Innsmouth, de Lovecraft. Outra canção inspirada pelo mesmo conto está no álbum Master of Puppets na faixa “The Thing That Should not Be”.

LEIA TAMBÉM: 12 BANDAS QUE SE INSPIRARAM NO UNIVERSO CRIADO POR LOVECRAFT

Vote em Cthulhu para presidente

A entidade monstruosa já foi motivo de paródias em diversas eleições pelo mundo, incluindo o pleito presidencial da Polônia em 2012 e nos Estados Unidos em 2016. As campanhas falsas geralmente satirizam os eleitores que alegam votar para o “menor dos males”. 

Nas eleições americanas de 2016 chegaram a registrar uma candidatura em nome de “The Dark Lord Cthulhu” nas urnas de Massachusetts. O perfil chegou a arrecadar quatro mil dólares dos fãs em um financiamento coletivo. Ainda nos Estados Unidos, uma organização chamada Cthulhu for America fez comparações entre outros candidatos satíricos nas eleições de 2016, como Vermin Supreme. Na sua plataforma, a organização incluía a legalização de sacrifícios humanos, tornar todos os cidadãos insanos e acabar com a paz.

No Reino Unido existe um “Partido do Cthulhu”, que é uma organização pseudo política que alega estar “mudando a política para o mal”, em uma paródia ao partido do Brexit, que defende estar “mudando a política para o bem”. 

Os tentáculos de Cthulhu na ciência

Mesmo com grafia e pronúncia incomuns, Cthulhu foi homenageado com algumas espécies que levam seu nome. Uma delas é uma aranha encontrada na Califórnia que em 1994 recebeu o nome de Pimoa cthulhu, e outra é uma mariposa da Nova Guiné chamada Speiredonia cthulhui

Além destes animais, dois microrganismos que auxiliam na digestão de madeira por insetos como cupins foram batizados em homenagem a Cthulhu e sua filha: Cthulhu macrofasciculumque e Cthylla microfasciculumque.

Mas Cthulhu também ganhou o espaço: em 2015, uma área longa e escura no equador de Plutão conhecida como “a baleia” ganhou uma nova sugestão de nome: Cthulhu Regio. A ideia partiu do time da Nasa responsável pela missão New Horizons. Atualmente ela é conhecida como Cthulhu Macula.

Quase um século após sua estreia literária, o monstro de H.P. Lovecraft se mantém uma forte influência no mundo de hoje, estendendo seus tentáculos para além do mundo da ficção e da cultura pop. De uma forma bem distorcida, o culto à divindade cósmica tornou- se uma realidade.

LEIA TAMBÉM: EXTENSÃO DO CHROME LEVA CTHULHU PRA DENTRO DA SUA CASA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Chamado de Cthulhu + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide