Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMedo ClássicoSéries

Wandinha + 5 séries com referências a Edgar Allan Poe

Cultura pop celebra obras clássicas do autor

06/12/2022

Edgar Allan Poe é um autor atemporal que tem a melancolia e o mistério de sua obra intimamente atrelados à sua imagem, de uma maneira que poucos conseguem. Os DarkSiders que já tiveram contato com as histórias de Poe sabem muito bem da maestria com que ele entrega um suspense enervante, que permanece no inconsciente coletivo há séculos.

LEIA TAMBÉM: 7 CURIOSIDADES SOBRE WANDINHA QUE POUCA GENTE CONHECE

A Caveira ama um terror sinistro de todas as idades, e é por isso que reuniu os contos mais Dark desse mestre literário nos dois volumes de Edgar Allan Poe Medo Clássico. Uma coleção indispensável para dar aquele frio na espinha ao cair da noite.

Referências à obra de Edgar Allan Poe em Wandinha

Se você já foi conquistado pelo clima sombrio da série Wandinha, já deve ter notado algumas pistas levando a Poe — mesmo se você não estiver tão familiarizado assim com o trabalho do autor, há referências bem evidentes. A mais gritante é de longe a Academia Nunca Mais, uma alusão direta ao que a ave do conto “O Corvo” não se cansava de repetir.

wandinha academia nunca mais
Netflix/Divulgação

Outra referência que está bem na cara é a Copa Poe, a corrida anual de canoa entre as quatro facções do colégio — que nada têm a ver com Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. Longe das casas de Hogwarts, cada grupo está ligado a histórias de Edgar Allan Poe, todas elas publicadas em Edgar Allan Poe: Medo Clássico vol. 1:

“O Barril de Amontillado”: as górgonas imitam o personagem Fortunato desse conto de Poe, vestindo chapéus de bobo da corte e usando maquiagem de palhaço. Na história, Fortunato está bêbado e vestido dessa maneira durante o carnaval, quando seu rival Montresor o atrai para uma alcova de pedra sob a promessa de que ali haveria algum vinho extraordinário, acorrentando-o e cercando-o com tijolos. Em Wandinha, as górgonas usam os chapéus para conterem seus cabelos de cobra.

“O Gato Preto”: o barco capitaneado por Enid, que quer convencer Wandinha a se juntar ao time, é batizado em homenagem a esse conhecido conto de Poe, sobre um alcóolatra que mata o seu gato e é atormentado psicologicamente quando um gato substituto aparece, fazendo com que ele mate sua esposa e esconda seu corpo no porão.

Copa Poe Wandinha
Netflix/Divulgação

“O Escaravelho de Ouro”: curiosamente, o conto do time das imbatíveis sereias não lida com o macabro ou com assassinatos. O escaravelho que dá nome ao conto é a chave para um tesouro escondido pelo Capitão Kidd na Ilha de Sullivan. Na história, o objeto deve ser colocado na cavidade ocular de uma caveira, o que faz todo o sentido com aquele rosto em forma de caveira na proa do barco em Wandinha.

“O Poço e o Pêndulo”: o nome da equipe de vampiros faz alusão a um dos contos mais macabros do escritor. Nessa história, um prisioneiro da Inquisição Espanhola é torturado e condenado à morte em uma pequena cela contendo um poço profundo e uma lâmina de pêndulo que balança lentamente. A lâmina é referenciada pelo machado de duas cabeças e a caracterização dos vampiros, com capuzes e máscaras, imitam a própria Inquisição.

5 Séries com referências a Edgar Allan Poe

O rico imaginário macabro construído em torno da obra de Poe já serviu de inspiração para muitas referências e até mesmo para séries inteiras. Confira algumas delas:

1. The Following

A série policial The Following é focada na investigação de um culto que comete seus assassinatos com referências à obra de Edgar Allan Poe. O líder é um serial killer que atuava como professor de literatura, e tinha Poe como seu ídolo máximo. Mesmo após sua prisão, ele conseguiu se comunicar com seus seguidores — outros assassinos em série — para que seus crimes continuassem a ser cometidos.

the following
Warner Bros./Divulgação

2. Os Simpsons

Em mais de trinta anos, já foram várias as referências e easter eggs a Edgar Allan Poe feitas na série Os Simpsons. A mais famosa dela é o segmento de “O Corvo” que aparece em um episódio especial de Halloween, em que Homer é o narrador e Bart é a ave. Poe foi até creditado como um dos roteiristas. Ao longo de outros episódios já vimos a lápide do escritor ser limpa pelo dr. Nick Riviera, a Casa de Usher explodindo em um programa de TV fictício e Homer dirigindo um caminhão que carrega a casa onde Poe nasceu. 

LEIA TAMBÉM: O CORVO: POEMA DE EDGAR ALLAN POE NA CULTURA POP

Simpsons O Corvo
Fox/Reprodução

3. Futurama

No episódio especial intitulado “O Jogo de Bender”, o personagem está em uma instituição psiquiátrica para robôs. Sua terapia consiste em ser amarrado a uma mesa e amordaçado, enquanto ratos mastigam suas amarras e um pêndulo desce sobre ele, em uma referência direta ao conto “O Poço e o Pêndulo”.

Futurama
Fox/Divulgação

4. Gilmore Girls

Quem acompanhou a série Gilmore Girls sabe que Stars Hollow é uma cidadezinha em que muita coisa estranha acontece. No episódio “Uma História de Poes e Fogo”, a Sociedade Poe vem ao vilarejo e fica hospedada na pousada de Lorelai. Eles conduzem leituras de obras do escritor, incluindo o famoso “O Corvo”, que é lido por dois “Poes”. Eles até presenteiam a dona da pousada com um corvo de mentira.

Gilmore Girls Poes
Warner Bros./Reprodução

5. Altered Carbon

Nessa série de ficção científica da Netflix, há um personagem chamado Al Poe (acho que a referência está bem direta, né?). Ele tem um hotel temático vitoriano chamado “Ravenwood” [Madeira de corvo], em referência ao conto mais famoso de Poe.

al poe altered carbon
Netflix/Reprodução

E vem mais por aí! Em 2021 a Inspired Pictures anunciou que irá produzir uma minissérie de oito episódios chamada A Queda da Casa de Usher, baseada na obra de Edgar Allan Poe. Mike Flanagan (A Maldição da Residência Hill, Missa da Meia-Noite) é o showrunner e também irá dirigir alguns episódios. A minissérie está prevista para 2023. Será que a Caveira está empolgada?

LEIA TAMBÉM: EDGAR ALLAN POE VAI GANHAR NOVA ADAPTAÇÃO PARA AS TELAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Gustavo F

    11 de abril de 2023 às 09:15

    Muito legal

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 1
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 2
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Apartment 7A: Prólogo de O Bebê de Rosemary vai estrear no próximo Halloween

Sem planos para o Halloween? Pois prepare-se para revisitar o edifício Bramford. O...

Por DarkSide
GamesNovidadesSéries

Série Fallout chama atenção pelo gore

Não é de hoje que o cinema e a televisão criam narrativas sobre o apocalipse. Desde...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Por que todo mundo está falando de Late Night with the Devil?

Conseguir um filme que seja sucesso de público e de crítica ao mesmo tempo nem sempre...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação