Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMacabraSéries

7 Curiosidades sobre Wandinha que pouca gente conhece

Conheça melhor a personagem que estreou na Netflix

22/11/2022

Mais do que uma das fantasias de Halloween mais badaladas das últimas décadas, Wandinha Addams se tornou um ícone pop. Ela é a representante inequívoca das meninas trevosas e com um senso de humor bem peculiar. A legião de fãs da personagem de Charles Addams agora conta com uma série para chamar de sua: Wandinha, da Netflix.

LEIA TAMBÉM: QUAL A SUA FAMÍLIA? OS ADDAMS OU OS MONSTROS?

A mistura do macabro com a comédia tem seu espaço cativo no coração dos DarkSiders, e Tim Burton é um cineasta que pavimentou sua carreira em cima da união. O diretor de Edward Mãos de Tesoura e Os Fantasmas se Divertem parece a escolha certeira para produzir uma série sobre a adolescência de Wandinha.

Quer conhecer melhor essa musa macabra? A Caveira reuniu algumas curiosidades sobre Wandinha Addams que pouca gente conhece:

1. Fez sua estreia em 1940

O primeiro vislumbre da personagem ocorreu no cartum de Charles Addams publicado em 29 de junho de 1940, quando a New Yorker mostrou um casal diante de uma órfã magricela de cabelos pretos e compridos pulando corda à noite, no meio da rua, com uma legenda que dizia: “Vinte e três mil e um, vinte e três mil e dois, vinte e três mil e três…”. 

Essa também foi a primeira vez que Addams utilizou crianças como protagonistas, algo que se repetiria ao longo da carreira do cartunista. Quem quiser conhecer melhor as origens e história dos personagens, o livro A Família Addams: Álbum de Família é uma obra completa, que reúne tudo o que os fãs mais amam no universo criado por Charles Addams.

família addams

2. Só “virou filha” de Morticia quatro anos depois

No início os Addams apareciam em cartuns avulsos, sem qualquer relação explícita entre os personagens. Apesar das semelhanças físicas de Wandinha com Morticia, foi somente em 1944 que elas foram apresentadas como mãe e filha, o que já incluiu o outro filho dos Addams: Feioso. 

No cartum publicado em 26 de agosto de 1944, a menininha angustiada está diante de Morticia em um corredor do andar de cima, enquanto esta diz: “Ora, não venha de choramingo comigo. Diga a ele que você também vai envenená-lo”. Esse cartum também inaugurou o tipo de brincadeira que os dois irmãos conduziriam até os dias de hoje.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA ADDAMS

3. Seu nome tem um significado sinistro

O nome original de Wandinha é Wednesday, ou seja, Quarta-feira. Uma escolha bem estranha para nós brasileiros, que logo encontramos uma alternativa na tradução do nome da personagem. Mas o nome inusitado tem seu motivo: em uma cantiga muito antiga do inglês, eram feitas previsões do caráter de um bebê de acordo com o dia da semana em que ele nasceu. Segundo a cantiga, aquela que nascer na quarta-feira será filha da desgraça. Bem apropriado para nossa personagem sinistra.

No Brasil, para facilitar pronúncias e compreensão, ela recebeu um novo nome: Vandinha. Ele foi utilizado na maioria dos filmes e séries da Família Addams. Esse é o nome que a Caveira adota no livro A Família Addams: Álbum de Família, justamente por ser o mais conhecido dos brasileiros. Porém, a Netflix Brasil adotou a grafia com W para a série Wandinha, o que levou outras publicações e verbetes a escrever seu nome dessa maneira. Possivelmente uma escolha para ficar mais parecida com a grafia original e ter relação com a franja em formato de W da personagem.

Vandinha Addams

4. Tem um brinquedo preferido (e nem é o Feioso)

Na série da Família Addams dos anos 1960, Wandinha tem um brinquedo preferido: uma boneca sem cabeça. Para sermos justos, a boneca nem sempre foi assim, mas foi decapitada quando Feioso estava brincando com a guilhotina, uma das ferramentas que os Addams mantêm pela casa.

Esse foi um movimento inteligente na típica rivalidade entre irmãos, que frequentemente envolve uma boneca decapitada. A brincadeira foi utilizada novamente nos filmes dos anos 1990, e a boneca também aparece com o novo bebê da família.

boneca vandinha

5. Possui poderes sobre-humanos

Força sobre-humana e prever o futuro são duas habilidades que a personagem já demonstrou em suas versões. Na série dos anos 1960, por exemplo, Wandinha já apareceu aplicando golpes de judô no próprio pai, Gomez. Nada mau para uma criança, não é mesmo?

Já em A Família Addams 2, filme de 1994, a personagem tem um pesadelo enquanto está no acampamento de férias, indicando que ela tenha poderes sobrenaturais de adivinhação. No especial de 1977 ela também já havia demonstrado tais habilidades.

Christina Ricci como Vandinha Addams

6. Cria aranhas de estimação

Nada de gatos, cachorros ou peixinhos dourados: o animal de estimação de Wandinha é um animal de oito patas e causa terror em boa parte das pessoas. Na série dos anos 1960 um dos hobbies preferidos da garota era criar aranhas. Ela até tinha uma preferida, que se chamava Homer — uma provável referência a Homero, o poeta grego conhecido por suas histórias trágicas.

Nos anos 1960 isso provavelmente era visto com mais estranheza do que hoje em dia, com crianças colecionadoras de insetos, lagartos e os próprios aracnídeos livremente. Talvez seja por isso que Homer e seus amigos não tenham sido aproveitados em versões mais recentes.

7. Sua escola é inspirada em Edgar Allan Poe

A essas alturas a gente já conheceu diversos estilos de escolas de bruxaria na ficção, de Harry Potter a American Horror Story. A série Wandinha irá se passar na Nevermore Academy, ou Academia Nunca Mais. O nome é uma referência ao poema “O Corvo”, de Edgar Allan Poe — publicado no livro Edgar Allan Poe: Medo Clássico vol. 1. A escola já tem até um site próprio, que você confere aqui. Um ambiente sinistro sob medida para a jovem Addams.

nevermore academy

LEIA TAMBÉM: AS 8 MELHORES CITAÇÕES DOS FILMES DA FAMÍLIA ADDAMS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

7 Comentários

  • Danilo

    29 de novembro de 2022 às 17:31

    Vcs são demais! Excelentes textos! Excelente pesquisa! Excelentes livros, com encadernação criativa e perfeita. Parabéns mesmo

  • Cidaahc

    30 de novembro de 2022 às 09:28

    tô assistindo e estou achando interessante diferente tô gostando a Netflix ta de parabéns !!!

  • Anna clara

    1 de dezembro de 2022 às 19:55

    Eu tou amando muito interessante, adorei a série e os filmes a Netflix tá de parabéns

  • Matheus

    1 de dezembro de 2022 às 20:43

    eu ate imagino ter uma amiga que se chamasse wandinha seria uma benção de Deus ter uma amiga asssim

  • Ana Clara Touza Medeiros

    14 de janeiro de 2023 às 23:16

    quando vai sair a data de lançamento de Wandinha Addams segunda temporada

    • Avatar photo

      DarkSide

      16 de janeiro de 2023 às 09:37

      A Netflix ainda não deu previsão de estreia da segunda temporada. Mas fica pertinho da Caveira que qualquer novidade venho correndo contar!

  • Jonas da Silva de lima

    11 de setembro de 2023 às 03:47

    qual o ponto fraco de wandinha

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 1
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide