Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Lançamento

A escravidão que [ainda] nos cerca

No livro Sabor Amargo, James Hannaham escancara formas de escravidão nem sempre percebidas. O livro será publicado no Brasil em breve pela DarkSide®.

19/06/2020

O que vem à sua mente quando o assunto é escravidão? Provavelmente imagens dos livros de história do Brasil colonial, os navios negreiros, os leilões de escravos e as senzalas. Até mesmo quando pensamos em escravidão fora do Brasil, muitas vezes lembramos das plantações de algodão no sul dos Estados Unidos. 

Frequentemente pensamos na escravidão como um assunto encerrado, seja pela Lei Áurea no Brasil ou por convenções internacionais capitaneadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na primeira metade do século 20. O problema é que tais documentos e marcos históricos muitas vezes encobrem uma realidade ignorada pela maioria: a escravidão existe até os dias de hoje.

LEIA TAMBÉM: 5 FILMES E SÉRIES COM A MESMA TEMÁTICA DE CORES VIVAS

Até mesmo quando pensamos neste conceito mais moderno de escravidão é comum associarmos a situações como o tráfico internacional de pessoas, menores de idade explorados pelos pais e as amontoadas fábricas na Ásia. Mas há muito mais escravos espalhados pelo mundo em situações muito mais próximas da nossa realidade do que imaginamos.

Esta percepção é trabalhada pelo escritor James Hannaham em seu livro Sabor Amargo, que mostra por meio de suas personagens como a escravidão moderna ainda é presente e próxima. Através da viúva Darlene, o autor apresenta desde a escravidão relacionada ao trabalho até aquela associada ao vício em drogas.

O que se entende por escravidão moderna

Para entender melhor a magnitude da escravidão moderna, é preciso, em primeiro lugar, conhecer a sua definição. Trata-se da exploração profunda de outra pessoa para ganho pessoal ou comercial. São pessoas presas em funções aparentemente normais, como fazendo roupas, servindo comida, escolhendo frutas em plantações, trabalhando em fábricas ou até mesmo com trabalho doméstico.

De longe podem até parecer trabalhos comuns, mas o que configura escravidão moderna é o controle sofrido por estes funcionários, seja através da violência ou de ameaças, pela incapacidade de quitar dívidas ou ainda por terem seus passaportes confiscados pelos empregadores sob pena de serem deportados. Muitas destas pessoas acabam caindo nesta armadilha por estarem tentando escapar da pobreza, da falta de segurança ou em busca de uma vida melhor para suas famílias.

De acordo com a organização internacional Anti-Slavery, estima-se que 40 milhões de pessoas em todo o mundo sejam vítimas da escravidão contemporânea. Destas, 25% são crianças e 71% são do sexo feminino. Algumas manifestações de escravidão moderna envolvem: tráfico humano, trabalho forçado, dívidas (a mais frequente de todas), escravidão passada de pai para filho, escravidão infantil e casamento de menores. Além disso há tipos de escravidão imposta pelo governo, como é o caso dos trabalhadores na Coreia do Norte e dos presidiários na China.

A diferença da escravidão moderna daquela dos livros de história é que os escravos de hoje em dia não são mais tratados como uma propriedade legal, mas são controlados de forma ilegal. Apesar da escravidão estar formalmente abolida, nunca existiram tantos escravos no planeta e o principal problema está justamente nesta suposta invisibilidade.

A escravidão contemporânea é compreendida como um subproduto da pobreza. Apesar de ser mais comum em países de população majoritariamente pobre, ela também existe em nações desenvolvidas. Em todo o mundo dezenas de milhares de pessoas trabalham em condições que se assemelham à escravidão em indústrias como mineração, fazendas, produzindo bens de consumo doméstico ou exportando para os países ricos.

Se na escravidão antiga estes trabalhadores eram um “bem” um tanto caro de se adquirir, o mesmo não pode ser dito de hoje em dia. A escravidão moderna consiste em contratar pessoas por valores irrisórios e, se o “empregador” encontrar mão de obra ainda mais barata, ele não hesitará em substituir a equipe. Por isso, na próxima vez que você comprar um produto que parece muito barato para ser verdade, é possível que o trabalho escravo faça parte do seu processo de produção.

James Hannaham e a sua mensagem anti-escravidão

Hoje o escritor James Hannaham enxerga a escravidão em diversas manifestações ao seu redor: nas calçadas, na cafeteria, na feira do mercado. Ele começou a enxergar a escravidão desta forma enquanto escrevia Sabor Amargo, seu segundo livro. Mas o autor despertou para o problema quando leu o livro de John Bowe: Nobodies: Modern American Slave Labor and the Dark Side of the New Global Economy (tradução literal: Ninguéns: O Trabalho Escravo Moderno Americano e o Lado Sombrio da Nova Economia Global), sobre uma mulher escravizada na Flórida em 1992.

LEIA TAMBÉM: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE FILMES NEGROS DE TERROR E FILMES DE TERROR COM NEGROS

Depois do lançamento de Sabor Amargo, Hannaham decidiu ser ainda mais enfático em sua mensagem anti-escravidão. Em matéria para a iniciativa Free the Slaves, o autor afirma: “Combater a escravidão é importante para mim porque eu gostaria de viver a vida sabendo que eu não estou contribuindo para o abuso ou a tortura de outras pessoas”. Ele ainda assinala que a escravidão é um dos “mais escondidos e, ainda assim, um dos problemas mais predominantes do mundo atualmente”.

O papel de James Hannaham em seu Sabor Amargo é justamente o de abrir os olhos das pessoas para o fato de que a escravidão moderna não apenas existe, mas que ela está em todo lugar. Para ele, uma obra de ficção consegue proporcionar um envolvimento emocional que nem sempre os fatos conseguem alcançar.

Não há motivo para continuar escondendo a escravidão moderna. Estar ciente da existência deste problema e de seus desdobramentos é o primeiro passo para assumir a responsabilidade de não contribuir mais com este tipo de indústria. Mais do que isso, é olhar para a sua volta com um pouco mais de atenção e empatia e buscar identificar o que não está certo. Conforme indaga o autor, sempre se pergunte: “De quem estamos esquecendo?”.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

15 Comentários

  • Bruna

    19 de junho de 2020 às 15:14

    Já quero esse livro!

    • Avatar photo

      DarkSide

      19 de junho de 2020 às 15:52

      Em breve a Caveirinha vai publicar para vocês.

  • Natanael Rodrigues

    19 de junho de 2020 às 16:09

    No Brasil já tem um livro “Escravidão” que faz parte de uma trilogia escrita por Laurentino Gomes, já comecei a ler este livro e estou achando bastante interessante.
    Este assunto vai estar bastante em evidencia pois de alguma forma se conecta as manifestações sobre racismo….Tenho interesse em ler este livro, vamos aguardar sua publicação.

  • Priscila

    19 de junho de 2020 às 16:42

    Não vejo a hora de ter esse livro.

  • Claudia

    19 de junho de 2020 às 16:52

    Adorei a abordagem de ver a escravidão em diversos lugares.

  • Franciely

    19 de junho de 2020 às 17:27

    Não esqueçam de me avisar sobre esse lançamento. Quero muito!

  • Emilene

    19 de junho de 2020 às 18:33

    Gente… pelo amor da caveira!! Quero muito!!!!

  • Carlos Henrique

    19 de junho de 2020 às 19:36

    Caveirinha, meus mais sinceros parabéns.
    Que livro.

  • Andressa

    19 de junho de 2020 às 23:52

    Na espera pelo lançamento. Um assunto de extrema importância

  • Lilly

    23 de junho de 2020 às 09:52

    Darkside sempre nos surpreendendo. A escravidão possui diferentes facetas e é um tema muito atual, presente nas mais diferentes sociedades. Obrigada Caveirinha por mais esta publicação . Estou ansiosa pela leitura.

  • Gabriel Galvão

    3 de julho de 2020 às 15:21

    To tão ansioso, quando sera o lançamento?

    • Avatar photo

      DarkSide

      6 de julho de 2020 às 16:14

      A pandemia atrasou um pouco a impressão e publicação de alguns títulos, mas em breve a Caveira vai retornar com as novidades sobre os lançamentos.

  • Bruna

    13 de abril de 2021 às 10:31

    Acabei de achar essa matéria no teu blog, Caveirinha, e estou ansiosa! Quando sai esse lançamento? <3

    • Avatar photo

      DarkSide

      19 de abril de 2021 às 11:25

      Fique ligada nas redes sociais da Caveira que o lançamento está próximo!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Cores Vivas + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Vida não me assusta
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide