Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesNovidades

A Freira 2 confirma teoria de fãs de Invocação do Mal

Filme teve a maior bilheteria do fim de semana de estreia

12/09/2023

Pode começar a rezar porque Valak está de volta em A Freira 2, filme que integra o universo cinematográfico de Invocação do Mal. Seguindo o sucesso de seu predecessor, que tem a maior arrecadação do Invocaverso, A Freira 2 teve a maior bilheteria do fim de semana de estreia, com 32,6 milhões de dólares só no Estados Unidos. No Brasil foram mais de um milhão de ingressos vendidos, tornando essa a maior bilheteria de terror em 2023.

LEIA TAMBÉM: POR QUE A ATRIZ DE A FREIRA ESTÁ PROCESSANDO A WARNER?

O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE A FREIRA 2

Além de focar no retorno de Valak cinco anos após os eventos do primeiro filme, A Freira 2 traz de volta a Irmã Irene (Taissa Farmiga) para enfrentar a entidade demoníaca mais uma vez. Para isso, a segunda metade do filme introduz no Invocaverso o conceito dos Olhos de Santa Luzia

Ao longo do filme, a Irmã Irene têm visões do martírio de Santa Luzia, padroeira dos cegos, e da influência de Valak nesses eventos enquanto o demônio tenta recuperar a totalidade de seus poderes. Ela descobre que os Olhos da Santa, que têm poderes divinos, foram-lhe removidos em sua morte e escondidos na escola francesa que aparece no filme.

a freira 2
© 2023 Warner Bros. Entertainment Inc.

A questão é que se Valak conseguir os tais olhos, o demônio se tornaria imbatível. Uma visão da freira Irene lhe revela o paradeiro dos olhos e ela consegue recuperá-los. Porém, num confronto final entre Irene e Valak, a freira demoníaca os rouba para si e fica super poderosa, martirizando a própria Irene.

Entendendo o final e a ligação de Irene com Invocação do Mal

Antes do martírio de Irene, pudemos vislumbrar flashbacks da infância da personagem e, conforme ela arde, descobrimos que suas visões sobrenaturais têm relação com o fato de ela ser descendente direta de Santa Luzia. O fato de ela se dar conta disso é um dos fatores que lhe dá força suficiente para derrotar Valak no confronto final.

Nesse momento de descoberta, imagens passam rapidamente diante de seus olhos, de sua mãe, da própria Santa Luzia e de outra mulher, também uma possível descendente de Santa Luzia. Alguém que conhecemos muito bem por suas habilidades mediúnicas: Lorraine Warren.

a freira 2
© 2023 Warner Bros. Entertainment Inc.

Descoberta é um aceno para as teorias dos fãs

Desde que Taissa Farmiga foi escalada para o filme A Freira, rola uma teoria entre os fãs de Invocação do Mal de que em algum momento seria revelado que a Irmã Irene tem alguma ligação com Lorraine. Fonte: vozes da minha cabeça.

LEIA TAMBÉM: SAIBA A ORDEM DOS FILMES DO UNIVERSO DE INVOCAÇÃO DO MAL [ATUALIZADO]

Ok, para ser justa, a teoria se baseia no fato de que as duas atrizes são irmãs na vida real e, por isso, têm semelhanças físicas. Tal similaridade quase fez com que o diretor de A Freira, Corin Hardy, não contratasse Taissa, justamente porque os fãs notariam a semelhança.

Considerando que A Freira se passa em 1952, quase vinte anos antes de Invocação do Mal, a principal teoria era de que Irene e Lorraine seriam a mesma pessoa. Uma especulação repleta de furos, mas que ninguém havia negado até aqui.

invocação do mal 2
Warner Bros.

O que nos leva ao ápice de A Freira 2 e às visões de Irene, que incluem Lorraine — mas é um daqueles momentos “piscou, perdeu”, então não se sinta culpado se você não percebeu. A cena apenas confirma que as duas possuem alguma relação, mas não explica exatamente qual seria a ligação entre as personagens.

Poderia ser uma visão da própria Irene no futuro? Talvez, mas daí haveria algum tipo de menção nos outros filmes da franquia. Por exemplo, em Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio — inspirado no caso de Ed & Lorraine Warren: Luz nas Trevas — Lorraine fala que conheceu Ed quando era mais jovem. Em Invocação do Mal 2, quando Valak faz sua estreia na franquia, não há qualquer menção sobre Lorraine ter derrotado o demônio no passado.

Tem também um detalhe nada pequeno: os filmes de Invocação do Mal são baseados em eventos reais, de casos que constam na biografia do casal. Se você leu Ed & Lorraine Warren: Demonologistas sabe que a verdadeira Lorraine não era uma freira que abandonou o hábito para se tornar demonologista. Aliás, ela se casou em 1945 com Ed, bem antes dos eventos de ambos os filmes de A Freira. Por mais que os roteiros dos filmes tenham suas licenças poéticas, distanciando-se um pouco da realidade, criar um background desses seria demais.

Considerando a longevidade do Invocaverso e o sucesso de bilheteria de A Freira 2, é bem provável que tenhamos um próximo filme, que pode (ou não) explicar melhor a relação entre as personagens interpretadas pelas irmãs Farmiga. Não sei você, mas eu estou morrendo de curiosidade pra ver o que os roteiristas vão inventar agora.

LEIA TAMBÉM: LORRAINE WARREN: DE UMA VIDA PACATA AOS EXORCISMOS CONHECIDOS PELO MUNDO TODO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Sônia

    8 de outubro de 2023 às 13:59

    Olá!. não gostei de nada do filme ,até inicio tava bem. depois o filme com a aparição da personagem principal fraca, o filme morreu. ela nao tava legal , a menina e o rapaz possuído roubaram a cena. pois ela é fraquinha pelo menos nos dois filmes da freire. não gostei da atuação dela, mais fico torcendo que nos próximos filme ela coloque emoção.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

O Exorcista: versão de Mike Flanagan ganha data de estreia

Existem duas coisas que nunca são demais: pipoca e filme do Exorcista (ok, vamos...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Entenda o sucesso de Sob as Águas do Sena, da Netflix

A essas alturas você já deve ter percebido que Sob as Águas do Sena, da Netflix,...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Next of Kin: Mais perto do horror do que você imagina

Uma das formas mais efetivas para que um filme, um livro, ou outra produção...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

MaXXXine: Ti West e Lily Collins chocam fãs com sessão surpresa do filme

Era para ser uma sessão dupla de X e Pearl, mas então veio o plot twist. O diretor Ti...

Por DarkSide
LivrosMagicae

5 Reflexões valiosas do livro Inverno da Alma

Você já parou pra pensar o quanto as estações do ano estão associadas aos nossos...

Por DarkSide