Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMedo Clássico

A influência de Orlando: Uma Biografia no mundo das artes

Obra de Virginia Woolf ajudou a quebrar paradigmas de questões de gênero

25/01/2023

Não é novidade para ninguém que Virginia Woolf era uma escritora tão à frente de seu tempo que sua obra permanece assustadoramente atual. Quando escreveu Orlando: Uma Biografia, ela elaborou sua obra como uma homenagem e uma carta de amor à sua amiga e amante Vita Sackville-West, mas na verdade estava escrevendo um livro que ajudaria a quebrar paradigmas quanto à fluidez de gênero.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: ORLANDO: UMA BIOGRAFIA, DE VIRGINIA WOOLF

A trama de Orlando: Uma Biografia é centrada no jovem aristocrata que dá nome ao livro. Ele desfruta dos prazeres de uma vida abastada na Inglaterra do século XVI, uma trajetória acompanhada da adolescência até os 30 anos. Certo dia, em uma viagem, ele acorda no corpo de uma mulher.

A prosa lírica de Woolf acompanha o hábito de Vita de se vestir em trajes masculinos, principalmente durante o relacionamento com Violet Trefusis. Uma inserção corajosa da autora, principalmente se considerarmos o contexto em que o livro foi publicado, ainda no início do século XX.

Orlando é um marco de transformação e evolução social que inspirou outros trabalhos artísticos. Conheça alguns deles:

1. Orlando, a Mulher Imortal (1992)

Esse filme britânico de 1992 tem ninguém menos do que Tilda Swinton no papel principal. O longa é baseado na obra de Virginia Woolf, embora não seja uma adaptação muito fidedigna. Segundo a roteirista e diretora Sally Potter, Orlando, a Mulher Imortal se mantém fiel ao espírito proposto pela autora no original, embora tenha algumas mudanças impetuosas que “foram necessárias para fazer com que o livro funcionasse cinematograficamente”.

orlando a mulher imortal
Adventure Pictures/Divulgação

2. Um Romance nas Entrelinhas (2018)

O sucesso de Orlando, uma Biografia trouxe luz ao relacionamento de Virginia Woolf e Vita Sackville-West mais de quarenta anos antes da homossexualidade ser legalizada no Reino Unido. O filme Um Romance nas Entrelinhas aborda justamente os bastidores, a história por trás do livro. O longa conta a história de amor e amizade das duas, bem como os desafios da norma social, a saúde mental de Woolf e a impulsividade de Sackville-West.

um romance nas entrelinhas
Mirror Productions/Divulgação

LEIA TAMBÉM: 7 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA DE VIRGINIA WOOLF

3. The Actress (2021)

O curta-metragem dirigido por Andrew Ondrejcak possui muitas influências cinematográficas, incluindo Barbarella e Laranja Mecânica. Mas a essência é completamente relacionada a Orlando, obra pela qual o cineasta se diz obcecado. Originalmente, ele queria fazer uma ópera do livro de Virginia Woolf, mas acabou pendendo para uma versão cinematográfica. O curta é estrelado pela atriz trans Isabel Sandoval no papel de uma aspirante a atriz que transcende tempo, espaço, gênero e aparência para ocupar os papéis mais icônicos do cinema.

the actress
Savannah College of Art & Design/Reprodução

4. Orlando (balé – 2021)

O clássico não se limitou à literatura e ao cinema. Orlando é um espetáculo de balé de dois atos que foi criado por Christian Spuck para a companhia Bolshoi, totalmente baseado no trabalho de Woolf. O número conta a história do jovem que atravessou séculos sem envelhecer e que magicamente se tornou uma mulher.

orlando balé
© Pavel Rychkov

5. Orlando (exposição fotográfica – 2019)

Além de ter interpretado Orlando no cinema, Tilda Swinton fez a curadoria de uma exposição fotográfica inspirada no livro quase trinta anos após o lançamento do longa. As fotografias desafiam as normas de gênero, tal qual ocorre com o protagonista de Virginia Woolf. Porém, para a atriz, Orlando: Uma Biografia não tem a questão transgênero como tema central, e sim as inevitáveis mudanças que nos acometem ao longo da vida, que podem ter a ver com diferentes aspectos da nossa identidade, sendo o gênero uma delas.

orlando exposição
Imagem: Zackary Drucker e Luis De Jesus

LEIA TAMBÉM: 8 ESCRITORAS QUE ESTÃO EM BRUXAS LITERÁRIAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Orlando: uma Biografia + Brindes Exclusivos
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Príncipe e a Costureira + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelListas

8 Histórias em quadrinhos nacionais que você precisa conhecer

Quadrinhos são uma fonte rica de informação, entretenimento e de estímulos para a...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: O Menu

A alta gastronomia possivelmente nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje....

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

Por que ler quadrinhos faz bem ao cérebro?

Houve um tempo em que histórias em quadrinhos eram desprezadas no meio literário....

Por DarkSide
FilmesGraphic NovelSéries

Conheça os filmes e séries que inspiraram Hailstone

Horror, ficção científica, ficção histórica, faroeste e mistério se misturam...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Joëlle Jones está trabalhando em Lady Killer 3

Os fãs de Josie Schuller podem separar suas luvas de borracha e o seu humor ácido:...

Por DarkSide