Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraMagicae

Afinal, o que é considerado ocultismo?

Grimório Oculto desvenda a história das práticas ocultas

18/10/2021

O ser humano sempre teve uma necessidade insaciável de buscar respostas para aquilo que não compreende. Graças a esta curiosidade inquieta temos a ciência e obtivemos inúmeros avanços na história da humanidade. Mas como lidar com aquilo que se mantém inexplicável e que nem a religião consegue abranger?

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: GRIMÓRIO OCULTO, DE JOHN MICHAEL GREER

Práticas ocultas acompanham as pessoas há milênios e se manifestam em diferentes localidades e culturas. Esta história repleta de magia, alquimia e astrologia está em Grimório Oculto, livro de John Michael Greer publicado pela DarkSide® Books através do selo Macabra.

De maneira geral, ocultismo é uma categoria de crenças e práticas sobrenaturais que não se enquadram como religião ou ciência – sendo muitas vezes chamado de misticismo, espiritualidade ou magia. Também pode estar associado a ideias sobrenaturais, como experiências extracorporais e parapsicologia.

No século XVI, o termo “ciências ocultas” era usado na Europa para se referir a astrologia, alquimia e magia natural. Mas a palavra “ocultismo” e o significado como o conhecemos hoje surgiu na França do século XIX, associado aos grupos esotéricos franceses conectados a Éliphas Lévi e Papus. Em 1875 a palavra foi inserida na língua inglesa pela russa Helena Blavatsky, cofundadora da Sociedade Teosófica.

Hermetismo, primórdios do ocultismo e seus principais aspectos

O que tornou o ocultismo tão universal foi sua capacidade de se relacionar com aspectos comuns a praticamente todas as sociedades humanas, como adivinhação, magia, bruxaria e alquimia. A concepção que se tem de ocultismo no mundo ocidental subentende a existência de alguma filosofia secreta destinada às práticas ocultas.

Tal filosofia seria derivada primordialmente da magia e da alquimia helenística de um lado, e do misticismo judeu do outro. A principal fonte helenística vem do Corpus Hermeticum, textos associados a Hermes Trismegistos que abordam astrologia e outras ciências ocultas de restauração espiritual.

Créditos: David Teniers

Do lado judeu, a principal contribuição foi a cabala, uma interpretação mística da Torá que ficou conhecida entre estudiosos europeus na Idade Média e que se tornou ligada aos textos herméticos durante a Renascença. A união destas influências ficou conhecida como hermetismo, incorporando ao mesmo tempo a magia na teoria e na prática. 

A alquimia também acabou sendo incorporada ao hermetismo e tal laço foi estreitado no início do século XVII com o surgimento do movimento Rosacruz, uma sociedade supostamente secreta que utilizava símbolos alquimistas e ensinava conhecimentos secretos aos seus seguidores. Esta “alquimia espiritual” sobreviveu à ascensão das ciências empíricas e permitiu que o hermetismo passasse ileso pelo Iluminismo.

Templo Rosacruz

No século seguinte, o hermetismo foi estudado por alguns maçons entusiastas que não encontravam a filosofia oculta na maçonaria. Isso levou a crença a uma adaptação do ocultismo que se afastava um pouco do hermetismo, conectando-se mais ao espiritismo e à teosofia, que misturou as crenças ocidentais ao misticismo oriental.

LEIA TAMBÉM: COMO A BRUXARIA PODE SER PRATICADA EM TEMPOS MODERNOS?

Como o ocultismo se relaciona com a ciência

Antigamente, quando havia muito menos descobertas e avanços científicos do que hoje, muitos fenômenos inexplicáveis eram considerados ocultismo. Na Idade Média, por exemplo, o magnetismo era considerado uma ciência oculta, já que as pessoas não tinham uma explicação racional para sua ocorrência. A própria teoria de Isaac Newton para a gravidade foi acusada de ocultismo.

Apesar de existir naquilo que a ciência não consegue explicar, as práticas ocultas não rejeitam o progresso científico. Antoine Faivre, um estudioso do esoterismo ocidental, defendia que em vez de simplesmente aceitar o triunfo da ciência, os ocultistas buscavam soluções alternativas, numa tentativa de integrar tais progressos e deixando o vazio do materialismo ainda mais aparente. Ou seja, o ocultismo ainda estaria ali para preencher o inexplicável vazio da alma.

O estudioso de hermetismo Wouter Hanegraaff destaca que o ocultismo se distancia do esoterismo antigo por aceitar a ideia de um mundo “desencantado”, que privilegia a razão e a ciência. Esta adaptação foi necessária principalmente após o Iluminismo, que substituiu a visão de um mundo guiado por forças sobrenaturais, abrindo espaço para o existencialismo e as responsabilidades individuais.

O distanciamento do cristianismo e a aproximação com outras crenças

Outra característica que afastou o ocultismo do esoterismo tradicional foi o distanciamento de práticas cristãs – em alguns casos opondo-se completamente à religião. Ao rejeitar o cristianismo, muitos ocultistas voltaram-se a crenças mais antigas e distantes do que a religião de Cristo

Isso levou o ocultismo a se aproximar do paganismo e de religiões e filosofias asiáticas, como o hinduísmo e o budismo – vários praticantes acabaram se aproximando das duas possibilidades.

Estes ocultistas também deram ênfase à jornada espiritual de cada indivíduo, uma ideia que iria influenciar com bastante força o movimento New Age na metade do século XX. Tal busca foi encorajada pelas ciências ocultas europeias, como a alquimia e rituais de magia, e orientais, como o yoga.

Créditos: ©VadimGuzhva – stock.adobe.com

Nem ciência, nem religião e nem mesmo oculto nos dias de hoje. O ocultismo pode até ter começado em círculos mais fechados, mas abraçou as mais diferentes crenças, filosofias e a busca pela espiritualidade. De horóscopos a yoga, há milênios ele se faz presente na vida das pessoas e as ajuda a procurar respostas para os dilemas mais íntimos do nosso ser.

LEIA TAMBÉM: O ALTAR DA BRUXA

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

10 Comentários

  • ZeneL PibraL

    8 de agosto de 2022 às 18:15

    Excelente obra: bonita, suscinta e valoroso. Apenas um detalhe: não se trata de um grimorio, mas sim, um ótimo livro de história do Ocultismo.

  • Rosilene Ferreira Rodrigues

    10 de novembro de 2022 às 12:45

    EU AMO TUDO QUE SE RELACIONA A OCULTISMO. JA TIVE EXPERIÊNCIA FORA DO CORPO.

  • Ailton de Lima Junior

    19 de dezembro de 2022 às 20:00

    Sou médium,mago e ocultista…no momento estou focado no lado negro,pois foi ele que me libertou!!!! ainda estou assustado.
    Acho que luz e sombra são a mesma coisa,uma precisa da outra,essas coisas…Kálippo.

  • Aline

    26 de abril de 2023 às 08:58

    imaginar ter poderes sobrenaturais é considerado ocultismo??

  • Dinis Culumba

    7 de junho de 2023 às 05:03

    Estou muito interessado pra aprender ciências ocultas

  • Junior

    7 de outubro de 2023 às 14:08

    Gostei muito

  • Beatriz claudia de assunxao

    31 de outubro de 2023 às 19:10

    sou cristã conheço mais profundamente a Bíblia… E me vi fazendo o curso de Reik e gostei…
    Mas não tenho desejo de me aprofundar em ocultismo ou seja lá o que for…

  • Rosana Aparecida Gustavo

    9 de dezembro de 2023 às 15:30

    vejo pontos acesso na minha casa em árvores alguém pode me ajudar

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide