Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Fábulas DarkLançamento

Alice Liddell: conheça a verdadeira Alice no País das Maravilhas

A história contada para a pequena Alice Liddell e suas irmãs durante um passeio de barco se tornaria imortal para literatura infantil

26/08/2019

A figura de Alice, uma inocente menina curiosa que cai na toca de um coelho atrasado, é inesquecível. Não importa quanto tempo passe, Alice no País das Maravilhas sempre será dos cânones da literatura infantil. Mas o que inspirou Lewis Carroll a escrever uma jornada tão fantástica e marcante a partir de uma menina caminhando na floresta? O universo mágico de Alice no País das Maravilhas teve sua história inspirada na pequena Alice Liddell

Em julho de 1862, Carroll estava em um passeio de barco no rio Tâmisa, que passa por Oxford e Londres, na Inglaterra, acompanhado pelo reverendo Robinson Duckworth e três meninas: Alice, Edith e Lorina Liddell. Durante o passeio que terminaria em um piquenique em Godstow, Alice, que tinha dez anos, pediu a Carroll que contasse uma história. E ele então começou a narrar a história de uma garotinha chamada Alice que caiu em uma toca de coelho e viajou para um mundo de fantasia — sem nem imaginar que a história ficaria eternizada na história da literatura. As três irmãs adoraram a narrativa e a pequena Alice pediu a Charles que escrevesse o conto para que ela sempre pudesse ler. Carroll, que na época ainda usava seu nome verdadeiro Charles Lutwidge Dodgson, entregou à Alice um manuscrito da história que, logo após sua publicação original em 1865, foi sucesso absoluto até mesmo a rainha Vitória havia se tornado fã da obra. 

Em 1855, Carroll se aproximou da família Liddell através de Henry Liddell, pai das meninas e reitor da Christ Church, em Oxford, e tornou-se amigo do irmão mais velho de Alice, Harry Liddell. Ele costumava levar as crianças em piqueniques, contava histórias, como fazia também para seus irmãos.


Alice Liddell, de franja (à direita), e suas irmãs

LEIA TAMBÉM: CINCO REFLEXÕES PRESENTES EM ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Além de autor de um dos maiores clássicos da literatura infantil, Lewis Carroll escreveu cerca de dez livros, incluindo Alice Através do Espelho, continuação de Alice no País das Maravilhas, mas nenhuma de suas obras jamais atingiu o sucesso da história contada primeiramente para Alice Liddell. 

A amizade entre o autor e Alice Liddell, no entanto, terminou em junho de 1863. Parte da história estudada por biógrafos afirmam que Carroll teve sentimentos inapropriados e românticos em relação a Alice, que tinha 11 anos. Porém não há como provar o motivo do fim da amizade de Carroll com os Liddell, já que as páginas dessa época do diário que o autor mantinha nunca foram encontradas.

Alice Liddell

O universo inesquecível de Alice no País das Maravilhas

O manuscrito original de Alice no País das Maravilhas, originalmente chamado Alice’s Adventures Under Ground, que Alice havia recebido do autor ainda na infância foi vendido por ela durante a vida adulta após o falecimento de seu marido e atualmente é possível acessá-lo no site da British Library, a biblioteca nacional da Inglaterra.

Alice no País das Maravilhas, ilustrada por John Tenniel

A obra escrita por Lewis Carroll se tornou um marco na literatura infantil com seus diálogos, personagens e cenários que desafiam até as mais criativas mentes ao longo da leitura. A história ganhou inúmeras adaptações para cinema, teatro e animação desde seu lançamento, em 1865. E para deixar a obra acessível também ao público infantil, o próprio autor adaptou o texto para crianças de zero a cinco anos, originalmente lançado em 1890, que a DarkSide Books anunciou o lançamento pelo selo Caveirinha.

Além da versão para os pequeninos, a editora também apostou em duas edições especiais: Classic Edition, com as ilustrações de John Tenniel e texto original do autor, e Limited Edition, com texto original e ilustrações da artista brasileira Mika Takahashi — tudo para que os leitores possam, de fato, mergulhar no universo explorador e sem limites da jovem Alice.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

14 Comentários

  • Juliana

    31 de agosto de 2019 às 11:07

    GOSTO QUANDO RECEBO AS MENSAGENS DA EDITORA DARKSIDEBOOKS.OBRIGADA PELA PESQUISA. PETER PAN TAMBÉM É UMA LINDA OBRA. ESPERO QUE VOCÊS LANCEM TODOS OS CLÁSSICOS INFANTIS E TAMBÉM AS SUAS ORIGENS ASSIM COMO VOCÊS FAZEM.OBRIGADA. FIQUEM COM DEUS EM NOME DE JESUS CRISTO AMÉM♥

  • Pedro

    11 de setembro de 2019 às 20:40

    Obrigado por postarem essas curiosidades! Gostaria muito de poder ver uma edição digna de As crônicas de Nárnia feita por vocês…

    • Avatar photo

      DarkSide

      17 de setembro de 2019 às 19:56

      A Caveirinha fica feliz em saber que gostou do conteúdo <3 Estou sempre de olho nos pedidos de vocês.

  • Eloá

    19 de fevereiro de 2021 às 11:54

    amo ler, eu tenho um livro da Alice no pais das maravilhas e Alice através do espelho.

  • Brenda

    9 de abril de 2021 às 13:59

    Eu adorei a história, nos faz pensar e quebrar a cabeça e procurar por mais histórias assim!

  • Luna Miyuki

    2 de junho de 2021 às 16:52

    Amei a história, muito boa!!!!!

  • André

    21 de agosto de 2021 às 08:24

    Eu ministro cursos de saúde e segurança no trabalho. Sempre conto essa história como forma de expressar a verdade por trás da boa história.
    Top demais sua página estarei sempre de olho!

  • Anna

    5 de outubro de 2022 às 18:03

    amoo muito ler esse tipos valeu aí

  • Maria

    8 de novembro de 2022 às 07:56

    Eu sou muito fascinada por casos que aconteceram por traz da história (Embora tenha 11 anos) e é muito incrível que uma história inocente que foi contada para uma menina inocente pode ter por traz um possível caso de pedofilia. Mas nada irá tirar o brilho da história da Alice.

  • Kraieski

    12 de junho de 2023 às 15:24

    Tenho apenas 11 anos e estou fazendo um trabalho de literatura, e como um classico escolhi a historia Alice no pais das maravilhas. Sempre amei o filme e as historias entao pq nao ler?
    astava lendo e percebi que é exatamente como o filme, curiosa quis saber um pouco mais sobre esse livro pesquisando muito vi que esse site iria me ajudar nunca pensei que a propria alice era inspirada pela a vizinha do autor.

  • Quitéria

    7 de outubro de 2023 às 15:21

    adorei a historia da Alice é uma maravilhosa historia tão facinante que minha neta vai fazer a decoração do seu 18 anos com o tema mais o detalhe é que vai ser a terceira vez te tão facinante é essa linda historia

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide