Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

Fábulas DarkLançamento

Alice Liddell: conheça a verdadeira Alice no País das Maravilhas

A história contada para a pequena Alice Liddell e suas irmãs durante um passeio de barco se tornaria imortal para literatura infantil

A figura de Alice, uma inocente menina curiosa que cai na toca de um coelho atrasado, é inesquecível. Não importa quanto tempo passe, Alice no País das Maravilhas sempre será dos cânones da literatura infantil. Mas o que inspirou Lewis Carroll a escrever uma jornada tão fantástica e marcante a partir de uma menina caminhando na floresta? O universo mágico de Alice no País das Maravilhas teve sua história inspirada na pequena Alice Liddell

Em julho de 1862, Carroll estava em um passeio de barco no rio Tâmisa, que passa por Oxford e Londres, na Inglaterra, acompanhado pelo reverendo Robinson Duckworth e três meninas: Alice, Edith e Lorina Liddell. Durante o passeio que terminaria em um piquenique em Godstow, Alice, que tinha dez anos, pediu a Carroll que contasse uma história. E ele então começou a narrar a história de uma garotinha chamada Alice que caiu em uma toca de coelho e viajou para um mundo de fantasia — sem nem imaginar que a história ficaria eternizada na história da literatura. As três irmãs adoraram a narrativa e a pequena Alice pediu a Charles que escrevesse o conto para que ela sempre pudesse ler. Carroll, que na época ainda usava seu nome verdadeiro Charles Lutwidge Dodgson, entregou à Alice um manuscrito da história que, logo após sua publicação original em 1865, foi sucesso absoluto até mesmo a rainha Vitória havia se tornado fã da obra. 

Em 1855, Carroll se aproximou da família Liddell através de Henry Liddell, pai das meninas e reitor da Christ Church, em Oxford, e tornou-se amigo do irmão mais velho de Alice, Harry Liddell. Ele costumava levar as crianças em piqueniques, contava histórias, como fazia também para seus irmãos.


Alice Liddell, de franja (à direita), e suas irmãs

LEIA TAMBÉM: CINCO REFLEXÕES PRESENTES EM ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Além de autor de um dos maiores clássicos da literatura infantil, Lewis Carroll escreveu cerca de dez livros, incluindo Alice Através do Espelho, continuação de Alice no País das Maravilhas, mas nenhuma de suas obras jamais atingiu o sucesso da história contada primeiramente para Alice Liddell. 

A amizade entre o autor e Alice Liddell, no entanto, terminou em junho de 1863. Parte da história estudada por biógrafos afirmam que Carroll teve sentimentos inapropriados e românticos em relação a Alice, que tinha 11 anos. Porém não há como provar o motivo do fim da amizade de Carroll com os Liddell, já que as páginas dessa época do diário que o autor mantinha nunca foram encontradas.

Alice Liddell

O universo inesquecível de Alice no País das Maravilhas

O manuscrito original de Alice no País das Maravilhas, originalmente chamado Alice’s Adventures Under Ground, que Alice havia recebido do autor ainda na infância foi vendido por ela durante a vida adulta após o falecimento de seu marido e atualmente é possível acessá-lo no site da British Library, a biblioteca nacional da Inglaterra.

Alice no País das Maravilhas, ilustrada por John Tenniel

A obra escrita por Lewis Carroll se tornou um marco na literatura infantil com seus diálogos, personagens e cenários que desafiam até as mais criativas mentes ao longo da leitura. A história ganhou inúmeras adaptações para cinema, teatro e animação desde seu lançamento, em 1865. E para deixar a obra acessível também ao público infantil, o próprio autor adaptou o texto para crianças de zero a cinco anos, originalmente lançado em 1890, que a DarkSide Books anunciou o lançamento pelo selo Caveirinha.

Além da versão para os pequeninos, a editora também apostou em duas edições especiais: Classic Edition, com as ilustrações de John Tenniel e texto original do autor, e Limited Edition, com texto original e ilustrações da artista brasileira Mika Takahashi — tudo para que os leitores possam, de fato, mergulhar no universo explorador e sem limites da jovem Alice.

3 Comentários

  • Juliana

    31 de agosto de 2019 às 11:07

    GOSTO QUANDO RECEBO AS MENSAGENS DA EDITORA DARKSIDEBOOKS.OBRIGADA PELA PESQUISA. PETER PAN TAMBÉM É UMA LINDA OBRA. ESPERO QUE VOCÊS LANCEM TODOS OS CLÁSSICOS INFANTIS E TAMBÉM AS SUAS ORIGENS ASSIM COMO VOCÊS FAZEM.OBRIGADA. FIQUEM COM DEUS EM NOME DE JESUS CRISTO AMÉM♥

  • Pedro

    11 de setembro de 2019 às 20:40

    Obrigado por postarem essas curiosidades! Gostaria muito de poder ver uma edição digna de As crônicas de Nárnia feita por vocês…

    • DarkSide

      17 de setembro de 2019 às 19:56

      A Caveirinha fica feliz em saber que gostou do conteúdo <3 Estou sempre de olho nos pedidos de vocês.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cine Book ClubFilmesLivros

De Volta Para o Futuro completa 35 anos em 2020

Há 35 anos, viajávamos no tempo pela primeira vez com Marty McFly a bordo de um...

Por DarkSide
Darklove

Laura Purcell e O Silêncio da Casa Fria

Se você é fã de histórias fantasmagóricas e com uma atmosfera mais sombria já...

Por DarkSide
Medo Clássico

7 curiosidades sobre Edgar Allan Poe

O enigmático olhar de Edgar Allan Poe parece habitar todas as suas obras. Nascido em...

Por DarkSide
Cine Book ClubFilmesLivros

Diferenças e semelhanças entre livros e filmes

Adaptar livros para o cinema é uma prática bem comum desde os primórdios da Sétima...

Por DarkSide
FilmesLivrosSéries

Entenda os diferentes conceitos de viagem no tempo da ficção científica

Você está prestes a embarcar em uma viagem rumo ao passado. Mesmo se você for um...

Por DarkSide