Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesGraphic NovelSéries

As 10 adaptações mais assustadoras de obras de Junji Ito

Filmes, séries e animações que capturam o horror do mestre

30/11/2023

O terror do cotidiano, que ganha contornos insanos, grotescos e apavorantes é a marca registrada de Junji Ito. O mangaká responsável por Fragmentos do Horror e Contos de Horror da Mimi está de passagem pelo Brasil para participar da CCXP23.

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES SOBRE JUNJI ITO QUE VÃO TE SURPREENDER

Com um senso de humor bem sinistro e personagens inesquecíveis, Junji Ito consegue cultivar um tipo de horror que transcende formatos, mídias e plataformas. Prova disso é a vasta participação do artista em diferentes áreas do entretenimento, seja através de adaptações em filmes, séries, animações, jogos de videogame e até mesmo dando sua marca aos Pokémons.

A Collider deu uma vasculhada nas adaptações multimídia das obras aterrorizantes do mestre Junji Ito e criou um ranking das 10 melhores. Confira a seguir, se tiver coragem:

10. Tomie: Re-Birth (2001)

As histórias de Tomie sempre acompanham uma mulher com esse nome que tem uma verruga debaixo do olho esquerdo e que é assassinada pelo seu parceiro (a mulher, não a verruga). Tomie: Re-Birth conta a história de Tomie (Miki Sakai) e seu namorado Takumi (Satoshi Tsumabuki), que está estudando para ser um artista. As coisas começam a desandar quando Tomie faz piada com o retrato que Takumi fez dela e é por isso que ele assassina a namorada (sim, você leu certo). Só que a partir daí Tomie passa a assombrar qualquer um que possua aquele quadro.

tomie rebirth

9. Kakashi (2001)

Kaoru (Maho Nonami) é uma jovem em busca de seu irmão desaparecido que acaba parando em uma área rural no Japão. Os locais detestam sua presença no vilarejo, mas quando o seu carro apresenta um problema ela é obrigada a ficar por ali. Conforme Kaoru passa mais tempo no lugar, ela é exposta aos estranhos rituais que eles conduzem, todos eles envolvendo queimar um espantalho. Kakashi é uma mistura de história de monstro com reviravoltas cultistas e terror rural.

kakashi

8. Junji Ito: Histórias Macabras do Japão (2023)

A recente adaptação da Netflix, Junji Ito: Histórias Macabras do Japão, transforma em animação vinte histórias do mangaká, reproduzidas em cerca de vinte minutos de puro horror. Um dos mais famosos é “Balões Enforcadores”, no qual uma celebridade morre, aparentemente por suicídio, quando há diversas aparições de sua cabeça em tamanho gigante, flutuando pelo céu como um balão. O caos toma conta quando cabeças mais grotescas começam a ser vistas no céu.

Junji Ito Maniac
Netflix/Divulgação

7. Tomie: anaza feisu (1999)

A adaptação que começou como um segmento de TV de três episódios acabou sendo editada para o formato de longa-metragem em 1999. O ponto alto dessa versão é que ela parte do mesmo conceito e o aplica a diversas circunstâncias. Tomie: anaza feisu possui três narrativas que se complementam em uma história principal. Todas elas evidenciam um tipo de horror diferente vivenciado pela personagem Tomie.

tomie another face

6. Uzumaki (2000)

Uma das obras mais conhecidas do mangaká, Uzumaki mistura a visão de Ito para o horror corporal com o terror psicológico conforme a paranoia toma conta de uma cidade inteira. Ela começa com uma pessoa que se torna obcecada por espirais, o que leva a mutilações corporais e dá início a um caos coletivo conforme os horrores das espirais continuam crescendo. 

uzumaki

LEIA TAMBÉM: HIDEO KOJIMA: O DESIGNER DE GAMES FAVORITO DE JUNJI ITO

5. Junji Ito Collection (2018)

De maneira semelhante a Junji Ito: Histórias Macabras do Japão, essa série adapta várias histórias curtas de Ito para o formato de animação, sendo as mais conhecidas “Modelo fotográfica” e “A janela da vizinha”. A primeira aborda os horrores da indústria da moda para modelos, enquanto a segunda se concentra no terror pessoal de ser vizinho de um monstro. 

junji ito collection

4. Tomie: Replay (2000)

O segundo filme da franquia, Tomie: Replay, acompanha a história de uma jovem que se debruça sobre os estudos do pai e descobre os vários experimentos que ele fez antes de sua morte. O nome “Tomie” começa a aparecer no diário dele. O experimento em questão resultou na retirada dos órgãos de Tomie para que ajudassem sua filha a sobreviver. O terror se instala por completo quando Tomie começa a crescer novamente dentro do corpo da jovem.

tomie replay

3. Gyo (2012)

Baseado em uma das histórias mais longas de Junji Ito, a melhor parte de Gyo é conhecer os bastidores da obra original. O longa conta a história de tubarões que saem do mar e atacam pessoas em terra, uma mistura perfeita entre terror e comédia que é brilhantemente capturada por essa adaptação. Diferentemente das histórias perturbadoras de Uzumaki ou Tomie, Gyo tem um tom mais leve. O absurdo de assistir a essas criaturas perseguindo pessoas em terra causa tanto humor quanto suspense, de maneira semelhante a produções atuais como Megatubarão e Águas Rasas. A inspiração do mangaká para essa história em particular veio do seu medo após assistir ao filme Tubarão.

gyo

2. Nagai yume (2000)

Mukoda Tetsuro (Ken Arai) está tendo problemas com seus sonhos. Mesmo com assistência médica, ninguém consegue entender por que seus sonhos continuam a se tornar mais longos e aterrorizantes — um problema que o personagem alega ter há anos. O terror aqui está na possibilidade de Mukoda viver nesses sonhos pelo resto da vida. Nagai yume é um telefilme de 58 minutos, mas que tem a duração ideal para explorar a ideia de pesadelos perseguindo uma pessoa para sempre. Aliás, é bem o tipo de história que a gente facilmente veria em algum episódio de Black Mirror sobre separar os sonhos da realidade.

long dream

1. Tomie (1998)

A melhor adaptação de uma obra de Junji Ito é o primeiro filme da franquia de Tomie. Com um tom mais realista do que suas sequências, o longa foca em uma investigação de assassinato sobre Tomie (Miho Kanno). O rumo da investigação muda completamente quando a polícia descobre a história por trás do homicídio da vítima e como essa não é sua primeira vez voltando à vida. É o filme ideal para começar a assistir adaptações de histórias do mestre, pois a produção reúne tudo o que amamos no tipo de horror criado por Junji Ito.

tomie

Que outras adaptações de Junji Ito você considera geniais ou aterrorizantes? Conta pra Caveira nos comentários.

LEIA TAMBÉM: POR QUE O TERROR DE JUNJI ITO É TÃO PERTURBADOR?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Rafael Jorge Nunes Bastos

    6 de dezembro de 2023 às 05:28

    Gostei Muito de Saber as 10 Melhores Historias de Junji Ito.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Fragmentos do Horror + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesMúsica

15 Músicas para sentir a magia de Wicked

Nenhuma viagem para Oz está completa sem a playlist perfeita para embalar a jornada....

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Tremors: Vermes gigantes, pólvora e Kevin Bacon

Como cinéfilos devotados e praticamente moradores da Firestar & DarkBlog, sabemos...

Por Cesar Bravo
FilmesMúsicaNovidades

Beatlesverso: Sam Mendes irá fazer 4 filmes do Fab Four

Lembra quando a Marvel fez vários filmes de origem de seus super-heróis para depois...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Loputyn: Uma aventura pelo mundo encantador da ilustração

Com traços mágicos e profundos, a arte de Loputyn nos conduz por uma dança...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide lança canal no WhatsApp

A Caveira baixou a tia do Zap e incorporou o tio do Pavê só pra te chamar para um...

Por DarkSide