Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesGraphic Novel

Hideo Kojima: O designer de games favorito de Junji Ito

Parcerias entre os dois são ensaiadas há algum tempo

12/09/2022

Junji Ito já é um velho conhecido dos darksiders, que ficaram fascinados com Fragmentos do Horror e agora estão prontos para criar novos pesadelos com Contos de Horror da Mimi, uma coleção de histórias de fantasmas baseadas em acontecimentos reais, provando que a realidade pode ser mais assustadora que a ficção em muitos casos. 

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: CONTOS DE HORROR DA MIMI, POR JUNJI ITO

Contos de Horror da Mimi

O trabalho transgressor que Ito entrega nos mangás é muito semelhante ao que o designer de videogames Hideo Kojima aplica neste universo, entregando uma desenvoltura pioneira para contar histórias inimagináveis. Os dois já declararam publicamente uma admiração mútua e enchem os fãs de esperança para que um trabalho conjunto seja anunciado a qualquer momento.

Quem é Hideo Kojima

O designer de videogames japonês também trabalha como diretor, produtor e roteirista. Durante a infância e a adolescência nutriu uma forte paixão por livros e filmes de ação e aventura. Tanto é que no começo da carreira tentou trabalhos na indústria cinematográfica. 

Porém, em 1986 foi contratado pela Konami, a única desenvolvedora de games da época a ser listada no mercado de ações japonês. No início da sua carreira, Kojima mentia sobre a sua profissão, dizendo que trabalhava numa empresa de finanças. Naquela época ainda não existia palavra no japonês para designer de videogames.

Ao longo de sua carreira, Hideo Kojima se destacou por ter inovado parte da indústria com o jogo Metal Gear, entre outros títulos. Ele é conhecido por prever e explorar temas em seus jogos antes mesmo de que eles se tornem mainstream no mundo dos games e na sociedade como um todo. 

Hideo Kojima
Reprodução: Hideo Kojima/Twitter

Um dos principais exemplos desse pioneirismo está em Metal Gear Solid 2, lançado em novembro de 2001 e que abordou ideias e conceitos que se tornaram significativos nos anos 2010, como o conceito de pós-verdade, narrativas sobre a realidade, fake news, feeds de notícia automatizados por inteligência artificial, sobrecarga de informação e o politicamente correto.

No fim de 2015, o mestre dos videogames anunciou que a Kojima Productions sairia da Konami e se tornaria um estúdio independente, parceiro da Sony Computer Entertainment. Desde então ele também lançou um canal no YouTube e em 2017 se tornou um colaborador da revista Rolling Stone, frequentemente discutindo lançamentos de filmes e comparando-os aos seus trabalhos no videogame. Em 2019 declarou que seu plano era de que a Kojima Productions também começasse a produzir filmes, retomando suas primeiras aspirações a cineasta.

LEIA TAMBÉM: JUNJI ITO ANUNCIA ADAPTAÇÃO DE SUAS OBRAS NA NETFLIX

A relação de Hideo Kojima e Junji Ito

Além de serem pioneiros, cada um à sua maneira na sua indústria, há uma relação de mútua admiração entre Hideo Kojima e Junji Ito. Kojima já declarou ser fã do mangaká, que por sua vez o considera seu designer de videogames preferido e não esconde a vontade de trabalhar em um projeto compartilhado um dia.

Uma parceria entre os dois quase veio a se concretizar quando Kojima ficaria responsável pelo game Silent Hills. Na ocasião, Ito ajudou a desenvolver os personagens do jogo. Porém, o título acabou sendo cancelado e a parceria não foi para frente.

O cancelamento de Silent Hills ocorreu na época em que Hideo Kojima saiu da Konami, firmando o acordo de exclusividade com a Sony. Da parceria surgiu Death Stranding, que contou com uma parceria com Guillermo del Toro. Junji Ito faz uma participação especial no jogo, com uma breve aparição e sendo creditado como “o Engenheiro”. Recentemente, Hideo Kojima escreveu o prefácio de uma obra de Ito intitulada Sensor e teceu efusivos elogios ao trabalho do mangaká. 

Junji Ito e Hideo Kojima
Junji Ito e Hideo Kojima / Reprodução Twitter @HIDEO_KOJIMA

Em 2020, Junji Ito encheu os fãs de esperança ao declarar em uma entrevista que havia sido procurado por Kojima para uma possível parceria para um jogo. Apesar da expectativa criada, o quadrinista veio novamente a público para esclarecer que não existia nada firmado, e que a colaboração era apenas uma ideia de Kojima

De qualquer forma, seguimos na esperança para que esses dois gigantes do entretenimento unam forças a qualquer hora dessas.

LEIA TAMBÉM: JUNJI ITO E NAGABE: TERROR E LIRISMO NO MANGÁ

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Fragmentos do Horror + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
DeathDisco + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide
FilmesLivrosSéries

5 Histórias em que os deuses gregos interferem nas vidas dos mortais

Até que ponto somos responsáveis por nossos atos? Ou seríamos meros instrumentos dos...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Susanna Kaysen: 5 curiosidades sobre a autora de Garota, Interrompida

O ser humano, por natureza, tende a buscar identificação com a história de outras...

Por DarkSide