Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

As 10 cenas mais nojentas do cinema

Esse post não é recomendado para estômagos sensíveis

24/09/2024

O cinema é marcado por cenas nojentas. Daquelas que fazem o espectador querer cobrir os olhos e correr rapidamente para o banheiro mais perto. Enquanto algumas ficam famosas por causarem risos, outras entram para a história do audiovisual como momentos marcantes de seus filmes. Basta lembrarmos, por exemplo, da pequena Regan MacNeil soltando um jato de vômito verde nos padres que tentam salvá-la em O Exorcista. Impossível esquecer desse momento nojento, não é mesmo?

LEIA TAMBÉM: A franquia de O Exorcista é amaldiçoada?

Mas o nojo não está presente somente no cinema. Ele faz parte de praticamente todos os aspectos de nossas vidas, moldando nossas interações sociais, nossas escolhas e nossos sistemas de crenças. E aquilo que julgamos ser tão natural e intrínseco ao ser humano é, na verdade, uma construção humana. É exatamente isso que o escritor e historiador William Ian Miller aborda em Anatomia do Nojo, lançamento da DarkSide® Books em parceria com a Macabra

anatomia do nojo

Com uma análise histórica, social e cultural, Miller cria uma história do nojo, levando o leitor pela aversão humana ao longo do tempo para mostrar que esse sentimento possui um papel importante em nossas definições de identidades, hierarquias e costumes, variando entre povos, épocas e regiões. Provocante e fascinante, Anatomia do Nojo acabou de chegar na DarkSide® Books e para celebrar esse lançamento a Caveira separou algumas das cenas mais nojentas do cinema para você conferir.

1. Concurso de tortas em Conta Comigo

Baseado em um conto de Stephen King, Conta Comigo narra a história de um grupo de amigos que durante o verão de 1959 embarca em uma emocionante viagem para encontrar o corpo de um garoto desaparecido na mata. Conhecido por sua sensibilidade e reflexões sobre amadurecimento, o filme também é notório por possuir uma das cenas mais nojentas do cinema.

Em determinado momento, os protagonistas se reúnem em volta de uma fogueira e um deles conta uma história fictícia sobre um garoto constantemente humilhado pelos outros que busca vingança durante um concurso de comer tortas, vomitando na plateia e induzindo litros e litros de vômitos em massa. Dá para ter uma ideia da nojeira, não é mesmo?

conta comigo

2. Divine experimentando fezes em Pink Flamingos

Clássico do diretor John Waters, Pink Flamingos é conhecido pelas cenas nojentas, sendo possível fazer uma lista de momentos asquerosos apenas com a produção protagonizada por Divine. No longa, a drag queen vive uma notória criminosa que se orgulha de possuir o título de “pessoa mais suja do mundo”. No entanto, quando seu título e reputação passam a ser contestados por um casal invejoso, ela embarca em uma bizarra e grotesca competição.

Entre os diversos momentos marcantes de Pink Flamingos, um dos mais nojentos certamente é a cena final em que Divine enxerga um cachorro defecando na calçada e decide pegar as fezes com as próprias mãos e… colocá-las na boca. Como se isso não fosse suficiente, a cena foi real e não contou com efeitos especiais, o que significa que a atriz realmente colocou as fezes na boca

pink flamingos

3. Vômito na tigela em Audição

Adaptação do livro homônimo de Ryu Murakami, Audição começa com uma premissa de drama romântico apenas para tomar um caminho sinistro e nojento. Na trama, seguimos Aoyama, um viúvo solitário que está à procura de um novo amor. Com ajuda do amigo, o produtor de televisão Yoshikawa, ele realiza falsos testes de elenco para encontrar um possível interesse amoroso. Entre várias de candidatas, seu coração é enfim conquistado por Asami. Ignorando todos os sinais de alerta, Aoyama se entrega ao mistério da jovem, sem desconfiar que algo está muito errado.

Considerado um dos melhores filmes de Takashi Miike, Audição também é constantemente lembrado por algumas cenas bastante desagradáveis. Em uma delas, por exemplo, um flashback inserido na parte final do longa, Asami vomita em uma tigela de cachorro e a entrega para o homem aprisionado em seu apartamento. O pior? Ele avidamente ingere os fluidos corporais ali depositados. 

audição

4. Centopeia humana em… A Centopeia Humana

Outro filme notório por sua premissa nojenta, A Centopeia Humana chocou o público ao contar a história de um cirurgião alemão, renomado mundialmente por seu trabalho na separação de gêmeos siameses, que sequestra três turistas para utilizá-los em seu experimento macabro de gerar uma nova criatura. Ele decide então formar uma “centopeia humana”, conectando cirurgicamente suas vítimas pelo sistema digestivo, ou seja, da boca de um ao ânus do outro.

A Centopeia Humana foi banido de muitos países e se tornou infame por diversos momentos. Em um dos mais famosos, a “cabeça” da centopeia precisa ir ao banheiro e bem… acontece que todos os seus fluidos vão diretamente para a boca da jovem que tem seus lábios costurados em seu ânus. 

centopeia humana

5. Stifler comendo uma trufa de cocô em American Pie: O Casamento

Engana-se quem acha que encontramos cenas nojentas apenas no cinema de horror! O melhor exemplo é a franquia de comédia American Pie, conhecida pelas cenas bizarras que conseguem ser simultaneamente engraçadas. Contudo, nada supera o terceiro filme, American Pie: O Casamento, que acompanha a confusão do casamento de Jim Levenstein e Michelle Flaherty, vividos por Jason Biggs e Alyson Hannigan.

No entanto, quem rouba a cena aqui é Stifler, interpretado por Seann William Scott, que come nada mais, nada menos do que cocô de cachorro fingindo ser uma trufa de chocolate. Como se isso não fosse nojento o suficiente, o personagem ainda é flagrado sorrindo com os dentes sujos de excremento. 

american pie o casamento

6. Ewan McGregor saindo de um vaso sanitário em Trainspotting

Dirigido por Danny Boyle e frequentemente citado como um dos melhores filmes dos anos 1990, Trainspotting acompanha a vida de um grupo de jovens dependentes químicos residente de uma zona empobrecida em Edimburgo. Entre eles, temos nosso protagonista, Mark Renton, um jovem de 26 anos que vive com os pais e subitamente se vê cansado desse estilo de vida.

Interpretado por Ewan McGregor, Renton é responsável por viver uma das cenas mais nojentas do filme. Tentando se desintoxicar da heroína, o personagem tem um episódio de diarreia e precisa se aliviar em um banheiro para lá de sujo. Tudo fica ainda pior quando ele entra em uma viagem alucinógena e se imagina nadando na água suja até sair de dentro do vaso sanitário mais imundo do cinema

trainspotting

7. Corpo dilacerado em Dia dos Mortos

Dirigido pelo mestre dos zumbis, George Romero, Dia dos Mortos é o terceiro filme da emblemática saga dos mortos criada pelo cineasta. No longa, seguimos um pequeno grupo formado por cientistas e militares que residem em uma base subterrânea após os zumbis dominarem completamente o mundo. É claro que não demora até os sobreviventes entrarem em conflito acerca de quais medidas devem ser tomadas para garantir a segurança do local e o futuro da humanidade.

Uma das cenas mais famosas de Dia dos Mortos é também uma das mais nojentas e brutais do filme. Nela, o capitão Henry Rhodes, líder do grupo militar, não apenas vira alimento para os zumbis, como também tem seu corpo literalmente dilacerado ao meio, revelando suas entranhas e vísceras que caem pelo chão. 

dia dos mortos

8. Transformação em A Mosca

Como todo bom filme de David Cronenberg, A Mosca é repleto de cenas chocantes. No longa, Jeff Goldblum vive Seth Brundle, um excêntrico cientista, que acidentalmente funde seu DNA com o de uma mosca, transformando-se lentamente em uma criatura híbrida e incontrolável.

Ao longo do filme, o personagem adquire uma aparência cada vez menos humana, o que culmina em um dos momentos mais nojentos do enredo. Quando Ronnie, vivida por Geena Davis, finalmente reencontra o namorado, seu corpo não apenas está envolto por uma pele repugnante como ele também começa a vomitar um líquido abjeto. Para piorar, Seth vomita enzimas digestivas em sua própria comida para conseguir dissolvê-las, assim como utiliza seus fluídos corrosivos para desfigurar o amigo de Ronnie. 

a mosca

9. O topete de Quem Vai Ficar com Mary

Quem Vai Ficar com Mary é mais uma prova de que cenas nojentas não pertencem exclusivamente ao mundo do horror. Nesta comédia romântica, protagonizada por Cameron Diaz e Ben Stiller, temos Ted, um homem que finalmente tem a chance de reconquistar Mary, a garota dos seus sonhos da época do colegial. No entanto, ele logo descobre que a jovem possui uma outros pretendentes que disputam sua afeição e querem conquistá-la.

Se você ainda não assistiu Quem Vai Ficar com Mary deve estar se perguntando o que diabos esse filme está fazendo em uma lista de cenas nojentas. Calma, que a Caveira te explica. Antes de sair em um encontro com a amada, Ted decide se masturbar no banheiro, de forma que inexplicavelmente seu sêmen acaba pendurado em sua orelha. Mas calma que isso não é o pior! Ao ser questionado sobre o fluido, ele mente para Mary que se trata de gel… e a pobre jovem pega um punhado para passar no próprio cabelo. Eca! 

quem vai ficar com mary

10. A festa em Fome Animal

Muito antes de dirigir O Senhor dos Anéis, Peter Jackson ganhou fama por seus filmes violentos e para lá de nojentos, como Náusea Total e Fome Animal. Neste último, lançado em 1992, acompanhamos Lionel, um jovem que vive dias pacatos ao lado da rigorosa mãe, Vera. No entanto, tudo muda quando ele se envolve com uma garota chamada Paquita e sua mãe é mordida por um híbrido de rato-macaco, que a transforma em um perigoso zumbi.

Jackson não poupa esforços para enojar o público em Fome Animal. Entre tantos momentos que merecem destaque há a notória cena da festa em que Lionel aparece com um cortador de grama para destruir a horda de zumbis, tudo isso enquanto Paquita se livra das partes de corpos em um liquidificador. Precisa mais nojeira do que isso? 

fome animal

E aí, qual dessas cenas é a mais nojenta na sua opinião? Conta para a Caveira nos comentários! 

LEIA TAMBÉM: Por que somos fascinados pelo nojo?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Celina

    28 de setembro de 2024 às 12:16

    eu fique imaginando as cenas só lendo achei pesado essas cenas descritas tem também o apanhador de sonhos a cena do alien saindo de dentro de um homem que e nojento obrigado caveira ☠️ bjs

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Anatomia do Nojo + Brinde Exclusivo
R$ 74,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Audição + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMacabra

Viajar para ver fungos luminosos? Conheça o micoturismo

Você já deve ter visto pela internet vídeos impressionantes de algas...

Por DarkSide
CuriosidadesFotografia

De onde vem o temor japonês por fotos e retratos?

Histórias de fantasmas carregam grande importância na cultura japonesa. Mas engana-se...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: Alice: Edição Pesadelo

Desde que Alice seguiu o coelho apressado e entrou numa toca, muita coisa aconteceu. O...

Por DarkSide
ArtigoFilmesMacabra

6 Lições de Os Doze Macacos para o futuro

A história do cinema está repleta de filmes que envelheceram bem. Isso significa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 8: Guerra das Bruxas, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Com uma guerra mágica prestes a explodir, o destino de todo o Condado de Harrow recai...

Por DarkSide