Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesFilmes

A franquia de O Exorcista é amaldiçoada?

Tragédias nos bastidores alimentam teoria

20/11/2023

O conceito de “filme amaldiçoado” é bastante comum dentro do terror. Histórias sobre produções tumultuadas, mortes inesperadas e acidentes bizarros nos sets de filmagens povoam o gênero há muito tempo e continuam sendo disseminadas até hoje por meio das redes sociais e documentários. Poltergeist: O Fenômeno é provavelmente uma das produções com maior fama de amaldiçoada, seguido de perto por um dos maiores clássicos do cinema: O Exorcista.

LEIA TAMBÉM: O QUE É A MALDIÇÃO DE POLTERGEIST?

Os bastidores de determinados filmes podem ser tão desastrosos que é preciso encontrar uma explicação sobrenatural. Nós sabemos bem que na grande maioria das vezes essa suposta maldição não passa de uma série de acontecimentos trágicos e assustadores, mas que ainda sim possuem explicações lógicas (que não deixam de ser assustadoras, mas tudo bem). Também precisamos considerar que todo filme, independentemente de seu gênero, vai sempre carregar algum tipo de bagagem, que vai desde pequenos conflitos até grandes catástrofes. 

Mas o que chama a atenção é como a “maldição” de determinados filmes parece estar muito atrelada à temática de seus enredos. Não é coincidência o terror ser o gênero favorito desse tipo de história e muito menos que os filmes sobrenaturais sejam seus alvos preferidos. Afinal, existe algo mais assustador do que possivelmente mexer com algo que não deveria ser provocado?

o exorcista

Talvez seja justamente por isso que os bastidores do clássico O Exorcista carregam uma história tão conturbada. O filme de William Friedkin mudou o terror como conhecemos, influenciado praticamente todas as histórias de possessão que vieram depois. Com atuações memoráveis de Linda Blair, Ellen Burstyn, Max von Sydow e Jason Miller, o longa continua assustando novas gerações até hoje. 

Para comemorar (ou talvez exorcizar) os 50 anos deste clássico do terror, a Caveira mergulhou fundo nos bastidores de um dos maiores filmes de todos os tempos para te contar um pouco sobre o que é a suposta maldição de O Exorcista.

Atrasos técnicos e um incêndio misterioso

Alguns problemas começaram logo no início da produção, enquanto o elenco e a equipe se preparavam para começar as filmagens. O filme enfrentou múltiplos atrasos, o que é bastante comum, mas um deles chamou bastante a atenção: o set construído como a casa da família MacNeil pegou fogo após um curto-circuito. O local ficou destruído com exceção do quarto de Regan. Sim, exatamente onde os exorcismos acontecem no longa.

LEIA TAMBÉM: 10 FILMES DE TERROR AMALDIÇOADOS NA VIDA REAL

Depois disso, foi decidido que o set precisava ser exorcizado. O padre, que também era o consultor da produção, se recusou a realizar o exorcismo, afirmando que isso apenas aumentaria a ansiedade de todos os envolvidos. Ao invés disso, ele abençoou o set e a equipe. Apenas por precaução. Sabe como é.

O incêndio causou um atraso de seis semanas nas filmagens, já que o set precisou ser reconstruído. Quando o projeto iria recomeçar, o intérprete do Padre Merrin, Max von Sydow, descobriu que o irmão havia falecido, o que o fez voltar para a Suécia para o funeral. De forma semelhante, a pequena Linda Blair perdeu o avô, precisando se afastar momentaneamente da produção. 

o exorcista

Como se isso não bastasse, a estátua de Pazuzu que aparece no começo do filme foi perdida enquanto estava sendo transportada para o local das filmagens, sendo enviada para Hong Kong e não para o Iraque onde as cenas seriam gravadas. Tudo isso contribuiu imensamente para o atraso do filme, que teve seu orçamento inflacionado, com suas filmagens durando o dobro do que havia sido inicialmente planejado. 

Mortes conectadas aos filmes

Embora a atriz Ellen Burstyn, que interpreta Chris MacNeil, tenha afirmado em uma entrevista que nove pessoas morreram durante a produção, há duas mortes que são “oficialmente” ligadas ao O Exorcista e alimentam a ideia de uma maldição do filme. 

A primeira delas foi a do ator Jack MacGowran, que deu vida ao excêntrico diretor de cinema Burke Dennings, um dos personagens morto pela possuída Regan. Com apenas 54 anos de idade, MacGowran faleceu tragicamente devido a complicações de uma gripe em janeiro de 1973, meses antes do filme ser lançado.

jack macgowran

A atriz Vasiliki Maliaros, intérprete de Mary Karras, mãe do padre Damien, também faleceu naquele mesmo ano, sem ter a chance de ver o longa nas telas.  Sem nenhuma experiência prévia com atuação, Maliaros foi escalada após ser vista em um restaurante e faleceu de causas naturais aos 90 anos.

Além do falecimento dos familiares de Max von Sydow e Linda Blair, o filho caçula do ator Jason Miller, que interpreta o padre Karras, sofreu um acidente de moto quase fatal durante as filmagens e precisou ser internado no hospital. Quinze anos depois do lançamento do filme, o único filho da atriz Mercedes McCambridge, que deu voz ao demônio Pazuzu, se envolveu em um escândalo financeiro e tragicamente acabou tirando sua vida e a de suas filhas e esposa.

Lesões e desconfortos

Outro argumento que sustenta a tese de uma maldição de O Exorcista é a quantidade de acidentes que aconteceram no set de filmagens. Um dos membros da equipe perdeu o dedo do pé, enquanto outro cortou acidentalmente o próprio dedão da mão.

o exorcista

Ellen Burstyn sofreu uma lesão na coluna enquanto filmava a cena em que sua personagem é empurrada pelos poderes demoníacos de Regan e precisou utilizar muletas pelo restante da produção. Já Linda Blair alegou que essa mesma falta de segurança no set contribuiu para o desenvolvimento de sua escoliose, sendo que o momento em que fraturou a parte inferior da coluna vertebral é justamente quando sua personagem convulsiona na cama. A atriz contou que chegou a gritar de dor e implorar para que a equipe interrompesse a cena. 

Vômitos, desmaios e controvérsias

Quando O Exorcista finalmente chegou aos cinemas em dezembro de 1973, começaram a circular notícias de que havia pessoas desmaiando e passando mal nas salas onde o filme era exibido. Filas se formavam ao redor dos cinemas com espectadores ávidos para conferir a história.  

Há boatos de que durante uma sessão do filme em Roma, um raio atingiu a Igreja situada do outro lado da rua. Nos Estados Unidos, uma mulher desmaiou e fraturou o maxilar, posteriormente processando a Warner Bros. No Reino Unido, um hospital afirmou que atendeu vários espectadores transtornados pelo longa. 

o exorcista

Existe mesmo uma maldição de O Exorcista?

Apesar de toda a estranheza envolvendo esses eventos, é preciso relembrar algumas coisas. Em relação a todo o burburinho envolvendo o filme e seus espectadores, é impossível sabermos se isso é verdade ou não. O fato é que a Warner Bros. se aproveitou imensamente da controvérsia e da suposta maldição para divulgar O Exorcista. Afinal, era publicidade gratuita que só aumentava a curiosidade sobre o longa. O filme estava sendo comentado em todos os lugares, até mesmo pela Igreja Católica! Agora, 50 anos depois, ainda estamos falando sobre isso.

Também vale lembrar que o diretor William Friedkin possuía uma reputação por seus métodos “peculiares”. O cineasta ficou conhecido por disparar armas de fogo e acertar objetos em seus atores para assustá-los de verdade. Descrito como uma pessoa intensa que fazia qualquer coisa para obter a tomada desejada, Friedkin muitas vezes passou por cima de questões de segurança e saúde, o que resultou, por exemplo, nas lesões de Blair e Burstyn. Para obter o efeito da respiração embaçada, o cineasta transformou o set em uma grande câmara fria, deixando todos extremamente desconfortáveis. 

É claro que há coisas que não podem ser explicadas. Acidentes e perdas infelizmente fazem parte da vida e nós, seres humanos, tentamos encontrar alguma explicação para as coisas ruins que acontecem. Se formos pensar racionalmente, a chance de uma maldição é bem pequena considerando o enorme sucesso que o filme desfruta até hoje

o exorcista
© 1973 – Warner Bros. Entertainment/Divulgação

O próprio elenco descartou essas explicações sobrenaturais. William Friedkin afirmou que se tivesse acreditado nisso nunca teria terminado o longa. O ator Max Von Sydow, por exemplo, relembrou que se você filmar algo por um ano, é óbvio que acidentes e mortes irão acontecer.

Se existe ou não uma maldição de O Exorcista, não conseguimos responder. Coisas estranhas e trágicas infelizmente acontecem. Algumas encontram explicações, outras não. No entanto, parece que quanto mais icônico e controverso é o filme, maior essa suposta maldição é e maior é o fascínio que temos por ela. Os fatos estão aí, você pode acreditar no que te traz mais conforto. 

A única certeza que realmente temos é que o filme de William Friedkin mudou o terror como conhecemos. Com efeitos únicos e uma história arrepiante, o longa é o triunfo da narrativa e da magia cinematográfica. É o terror em sua mais perfeita forma. É por isso que a DarkSide® Books orgulhosamente trouxe para o Brasil O Exorcista: Segredos e Devoção, um livro recheado de segredos da produção, detalhes das filmagens, entrevistas e curiosidades deste grande clássico. 

o exorcista

Escrito pelo crítico Mark Kermode, essa edição assombrosa não tem nada de maldição. Pelo contrário. O Exorcista: Segredos e Devoção carrega apenas amor e reverência por esse filme que se transformou em um patrimônio cultural do terror e que mesmo 50 anos depois de seu lançamento continua nos deixando com medo do escuro.  

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES ASSUSTADORAS SOBRE O FILME O EXORCISTA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Poltergeist + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

12 Filmes com apocalipse nuclear

O cinema sempre adorou explorar nossos medos mais profundos em relação ao futuro,...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

The Entity: O horror que possuiu uma geração

Em um passado não muito distante, todos levavam a vida, e a vida após a mortem com a...

Por Cesar Bravo
FilmesGraphic NovelSéries

As 10 adaptações mais assustadoras de obras de Junji Ito

O terror do cotidiano, que ganha contornos insanos, grotescos e apavorantes é a marca...

Por DarkSide
EventosNovidades

Dark Guide CCXP23: O guia de sobrevivência dos DarkSiders

A Comic Con Experience, nossa querida CCXP é um marco no calendário da cultura pop...

Por DarkSide
CuriosidadesEventosGraphic Novel

10 Curiosidades sobre Junji Ito que vão te surpreender

Os fãs brasileiros que tiveram calafrios com Fragmentos do Horror e Contos de Horror...

Por DarkSide