Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMacabra

As 8 melhores citações dos filmes da Família Addams

Divirta-se com as frases desta família macabramente sagaz

Uma das características que torna os Addams tão irreverentes e queridos pelo público é o senso de humor deles: afiado e com aquela pitada de crítica aos exageros da sociedade. Os fãs mais sinistros dos personagens têm em A Família Addams: Álbum de Família uma coleção completa sobre a trajetória dos Addams, desde os cartuns na New Yorker até as animações mais recentes.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: A FAMÍLIA ADDAMS: ÁLBUM DE FAMÍLIA, DE CHARLES ADDAMS

No início dos anos 1990 a Família alcançou sucesso mundial com os filmes estrelados por Anjelica Huston, Christina Ricci, Raul Julia e Christopher Lloyd. Além das situações nada normais para uma família, uma das coisas que mais arrancou risadas de crianças e adultos foram as respostas afiadas de Morticia, Gomez, Feioso e Vandinha, aliás, principalmente a Vandinha!

A Caveira separou algumas das citações mais legais de A Família Addams e A Família Addams 2 para você se inspirar na próxima vez que precisar aplicar o sarcasmo em uma conversa:

1. “A Vandinha está naquela idade especial em que uma menina só consegue pensar em uma coisa”

Créditos: © 1993 Paramount Pictures

“Homicídio”. Ou existia outra possibilidade? Esse diálogo acontece no divertido encontro dos Addams com os Buckmans no Acampamento Chippewa. Mesmo com o contraste entre Morticia e a sra. Buckman, a resposta inesperada de Vandinha para a mulher que provavelmente achou que a menina diria “garotos” diverte até hoje. Sem contar que a expressão no rosto da sra. Buckman é impagável.

2. “Vandinha, brinque com a comida”

Quem aqui não cansou de levar bronca porque estava brincando com a comida em vez de simplesmente comer, não é mesmo? Mas o recado de Morticia para Vandinha não é uma simples inversão de valores, afinal, ela não estava comendo. A menina precisou perseguir o seu prato, que já estava se mexendo. Mais uma refeição normal na Mansão Addams.

3. “Disseram para não confiarmos nos peregrinos, principalmente em Sarah Miller”

Créditos: © 1993 Paramount Pictures

Quando Vandinha sabota a peça de Ação de Graças no acampamento, não estamos falando apenas de uma maneira perfeita de descreditar o patriarcado branco, mas de aparentemente validá-lo, com direito a muito sarcasmo, é claro. O monólogo dela é um dos mais icônicos da franquia:

“Vocês tomaram a terra que por direito é nossa. Daqui a muitos anos, meu povo será forçado a viver em casas móveis em reservas. O seu povo irá vestir cardigãs e beber uísque. Nós venderemos pulseiras nas beiras das estradas. Vocês vão jogar golfe e apreciar hors d’oeuvres. O meu povo terá dor e degradação. O seu povo terá câmbio de marchas. Os deuses da minha tribo disseram. Disseram para não confiarmos nos peregrinos, principalmente em Sarah Miller.”

LEIA TAMBÉM: COMO A FAMÍLIA ADDAMS INVERTE OS VALORES DA FAMÍLIA IDEAL

4. “Nós dissemos à Vandinha: primeiro a faculdade”

Quando a professora de Vandinha vai reclamar com Morticia por causa de alguns desenhos que a garota fez na classe da morte de uma parente, a mãe entende que a educadora está preocupada com o destino da filha. Diante disso, ela sorri e reconforta a professora da melhor forma: “Esta é a tia-avó de Vandinha, Calpurnia. Ela foi queimada por bruxaria em 1706. Disseram que ela dançava nua na praça da cidade e que escravizou o ministro. Mas não se preocupe, nós dissemos à Vandinha: primeiro a faculdade”. Nada como uma mãe preocupada com o futuro da filha.

5. “Eu sou como qualquer outra mulher moderna”

Créditos: © 1993 Paramount Pictures

Quando Morticia admite que está se sentindo sobrecarregada após o nascimento de Pubert, ela se solidariza com o sentimento de praticamente todas as mulheres diante da maternidade. Muitas irão se identificar com a primeira parte da citação de Morticia: “Eu sou como qualquer outra mulher moderna tentando dar conta de tudo. Um marido amável, uma família”. Mas talvez a maioria delas não se identifique tanto assim com o desfecho do pensamento da personagem: “Eu só queria ter mais tempo para buscar as forças obscuras e me juntar a elas em sua cruzada infernal”.

6. “Não fique se torturando, Gomez. Esse é o meu trabalho”

Ao observar a química entre Anjelica Huston e Raul Julia na frente das câmeras fica até difícil conceber que eles não se davam muito bem nos bastidores. Mas felizmente nos deixaram com muitas frases que definiam bem o seu relacionamento:

“Não fique se torturando, Gomez. Este é o meu trabalho.”

“Gomez, na última noite você estava desequilibrado. Você parecia um demônio desesperado uivando. Você me assustou. Faça de novo.”

E quando Gomez pergunta se ela está infeliz, Morticia responde: “Ah, sim. Sim, completamente.”

7. “Eu teria pena dele”

Créditos: © 1993 Paramount Pictures

No segundo filme, Vandinha parece encontrar o amor… ou o que os Addams consideram amor. Quando Joel se veste como Gomez, de bigode e tudo, e age como se os dois fossem viver infelizes para sempre, ela logo corta a fantasia: “E se você encontrasse o homem certo, que a venerasse a adorasse? Que faria tudo por você, que seria o seu devotado escravo? O que você faria?”. Ao que ela responde no melhor estilo Addams: “Eu teria pena dele”.

8. “Isso importa?”

Com uma linha muito tênue entre ser hilária ou mórbida, a personagem com as tiradas mais sarcásticas é Vandinha, desde o primeiro filme. No clímax de A Família Addams, Tully Alford e o dr. Pinder-Schloss são catapultados da residência dos Addams e caem em covas abertas no cemitério mais próximo. Acima delas estão Vandinha e Feioso, já com as pás em mãos. Feioso pergunta se eles estão mortos e sua irmã responde friamente “isso importa?”. Um fechamento sinistro, nervosamente engraçado, mas que faz todo o sentido para a personagem.

E você? Tem alguma frase preferida dos Addams? Conta pra Caveira nos comentários!

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA ADDAMS

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Ano das Bruxas + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneGraphic NovelLivros

3 Livros sobre Jeffrey Dahmer publicados pela DarkSide®

A série da Netflix sobre os crimes cometidos por Jeffrey Dahmer dão alguns insights...

Por DarkSide
DarkloveFilmes

Os paralelos entre A Mulher Rei e Ela Seria o Rei

O filme A Mulher Rei estreou em meados de setembro e apresenta Viola Davis como...

Por Dayhara Martins
ArtigoMagicae

A bruxaria é um ato político

“Eu sou bruxa.” Essas três palavrinhas sempre irão causar algum tipo de reação,...

Por DarkSide
FilmesHalloweenNovidades

Halloween está de volta aos cinemas

Uma das grandes certezas do universo do terror é a de que Michael Myers sempre...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

A macabra medicina dos médicos que fazem cirurgias em si próprios

Quem já precisou passar por uma cirurgia deve se lembrar bem de todos os cuidados...

Por DarkSide