Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


LançamentoMacabra

Conheça a Árvore Genealógica da Família Addams

Dá pra imaginar um almoço de domingo com esses parentes?

29/10/2021

Morticia, Gomez, Vandinha e Feioso. Os quatro membros elementares da Família Addams você provavelmente conhece muito bem. Mas na imaginação de Charles Addams sempre tem lugar para mais um e os galhos desta árvore genealógica se estenderam, como você confere no livro A Família Addams: Álbum de Família, publicado pela DarkSide® Books em parceria com a Macabra.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: A FAMÍLIA ADDAMS: ÁLBUM DE FAMÍLIA, DE CHARLES ADDAMS

O sucesso desta sinistra família rendeu diversas adaptações, o que agregou muitos mais personagens – nem sempre criados pelo próprio Charles. Os mais conhecidos são Vovó e Tio Chico, que aparecem na série de TV, nos filmes dos anos 1990 e na animação da mesma década. Além deles, há o enigmático e peludo Primo Itt e até mesmo outros menos conhecidos, como os irmãos de Gomez e Morticia.

Mas afinal, vó de quem, tio de quem e primo de quem? Neste post apresentamos alguns parentes menos conhecidos dos Addams, além daqueles que sabemos muito bem quem são e todos os seus confusos laços familiares.

Morticia

Créditos: © Paramount Pictures / Scott Rudin Productions

A matriarca dos Addams era chamada de Morticia Frump antes de se casar com Gomez e assumir o sobrenome do marido. Ela foi propriamente nomeada apenas com o seriado de TV, e ganhou alguns parentes – a maioria deles mulheres. 

O pai da personagem não é muito conhecido, mas sua mãe, Hester Frump, fez uma aparição no programa. Hester é irmã do Tio Chico e, além de Morticia, tem uma filha mais velha chamada Ophelia – que na série também foi interpretada por Carolyn Jones. Nesta versão a Vovó é mãe de Hester, tornando-se avó de Morticia, e no filme dos anos 1990 ela se torna mãe da personagem.

Os ancestrais de Morticia podem ser rastreados até as bruxas de Salem, em Massachusetts – e a feitiçaria é mencionada em alguns momentos na série, dando a entender que ela seria, de fato, uma bruxa.

Gomez

Créditos: © Paramount Pictures / Scott Rudin Productions

Diferentemente do bon vivant interpretado por Raul Julia nos filmes, Gomez Addams é um homem rústico, sombrio, sujinho e tem muito mais dinheiro do que inteligência. Originalmente filho da Vovó, a dinâmica familiar do personagem também mudou com o tempo, ganhando os irmãos Pancho e Cosimo. Nos filmes dos anos 1990 ele também se torna irmão do Tio Chico

O enigmático Primo Itt vem de seu lado da família, sendo primo de Gomez. A origem de seu pai é desconhecida e existem contradições sobre a fortuna dos Addams, ora sugerindo que o personagem tenha conquistado tudo sozinho, ora dizendo que “nenhum Addams trabalha há anos.”

LEIA TAMBÉM: 5 CASAIS APAIXONANTEMENTE MACABROS DOS FILMES DE TERROR

Vandinha

Créditos: © Paramount Pictures / Scott Rudin Productions

Primeiro ela era a filha caçula, mas em versões mais recentes se tornou a primogênita dos Addams. Vandinha é mais conhecida como uma menina de 13 anos obcecada pela morte, pelas brincadeiras de tortura com o irmão Feioso e por ser dona e proprietária de uma das fantasias favoritas de todo Halloween. Seu nome em inglês, Wednesday (quarta-feira), surgiu como sugestão da atriz e poetisa Joan Blake, amiga de Charles Addams.

Feioso

Créditos: © Paramount Pictures / Scott Rudin Productions

O irmão mais novo (ou mais velho, dependendo da versão) de Vandinha tem por volta dos 10 anos de idade e é frequentemente interpretado como um menino sagaz e ao mesmo tempo sinistro. Originalmente seu nome seria Pubert (em alusão à puberdade, fase da vida que ele estaria vivendo), mas os produtores acharam o nome muito sexual para a sitcom. Mais tarde, Pubert seria aproveitado no filme A Família Addams 2 para batizar o bebê Addams.

Vovó

Conhecida como Vovó Frump ou Vovó Addams, dependendo do material que você consulta, é uma das personagens que mais mudou de lado da família. Ela foi concebida por Chas Addams como mãe de Gomez (seu nome de solteira seria Frump, não o de Morticia). Mas em outras versões ela chegou a ser avó e até mesmo mãe de Morticia

O musical da Broadway dos Addams até brinca com esta confusão familiar em uma cena em que Morticia se refere a Vovó como mãe de Gomez e Tio Chico, ao que o marido se surpreende dizendo que acreditava que ela era sua sogra. Mais tarde Morticia diz nem saber se a espirituosa senhora é mesmo parte da família, uma cutucada às constantes mudanças.

Tio Chico

Créditos: Paramount

Mais um personagem frequentemente jogado do lado Addams para o Frump, Tio Chico surgiu já nos cartuns de Charles Addams na New Yorker e é facilmente reconhecido em suas diferentes versões. Em algumas adaptações ele é irmão de Gomez e em outras é irmão de Hester, tornando-se tio de Morticia.

O personagem tem a capacidade de gerar energia e na série dos anos 1960 ele teria sido duramente disciplinado por seu pai – que supostamente lhe dava dinheiro para não aparecer em público.

Primo Itt

THE ADDAMS FAMILY – “The Addams Family Tree” – Shoot Date: June 30, 1964. (Photo by Walt Disney Television via Getty Images Photo Archives/Walt Disney Television)

Charles Addams publicou o peludo parente em apenas dois cartuns, mas suas aparições em outras versões tornaram este enigmático personagem particularmente querido entre o público. Ele é primo de Gomez e conquistou a simpatia das pessoas a partir da série dos anos 1960. Itt fala um sotaque que apenas os membros da família conseguem compreender.

Pancho Addams

Irmão mais novo de Gomez e que chegou a cortejar Morticia no passado, Pancho aparece no especial de TV Halloween com a Nova Família Addams, que foi ao ar em 1977. Os dois irmãos sempre tiveram suas diferenças e Gomez ficou particularmente incomodado com a visita do irmão no Halloween, com medo de que ele roubasse suas tradições e que ainda tivesse sentimentos por Morticia.

Ophelia Frump

THE ADDAMS FAMILY – “Morticia’s Romance” – Airdate: October 1, 1965. (Photo by Walt Disney Television via Getty Images Photo Archives/Walt Disney Television)

Se Gomez e Pancho tinham suas diferenças, Morticia e Ophelia são completos opostos. A irmã mais velha da matriarca Addams é mais próxima do que se consideraria uma pessoa “normal”: alegre, atlética e tem gostos mais comuns. Ainda assim, ela tem suas variações de humor. Ela quase se casou com Gomez através de um matrimônio arranjado, mas se apaixonou pelo Primo Itt. Ophelia é muito próxima de sua mãe, Hester, diferentemente da irmã. 

Assim como muitos de nós, os Addams têm aqueles familiares queridos, que estão sempre por perto, aqueles mais distantes que a gente quase não vê e aqueles parentes que a gente nem sabe muito bem de que lado da família vieram. Com relações complexas, talvez os Addams sejam muito mais gente como a gente do que aparentam.

LEIA TAMBÉM: 8 FILMES PARA CRIANÇAS SEM MEDO

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

6 Comentários

  • Nathany

    4 de dezembro de 2022 às 21:52

    eu amo muito wandinha ou vandinha né amei ler isso tudo

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Ano das Bruxas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide