Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeListasMagicae

As bruxas pretas na cultura pop

Relembre bruxas poderosíssimas

06/09/2021

E para encerrar essa incrível parceria entre a Bruxa Preta e o DarkBlog, eu não poderia deixar de trazer referências de bruxas pretes na cultura pop, mas antes eu quero compartilhar um pouco desse meu processo com vocês.

Quando comecei a estudar a bruxaria natural, tinha como premissa essas referências de filmes que muito me tocaram e me levaram para lugares inimagináveis, a maioria deles foi o que me fez adentrar de vez na bruxaria. Sendo a minha primeira referência o filme Jovens Bruxas. Ali eu tinha a sensação de que todo o percurso daquelas meninas era semelhante ao meu, mas não igual, afinal, falo de um contexto favelado, mas foi a primeira vez que vi uma bruxa preta em um filme, Rachel True, que na vida real é uma bruxa mesmo.

E é inevitável que a gente sinta falta dessas imagens que nos representam nas mídias, é inevitável não observar uma determinada exclusão nesse sentido, pensando até na minha época, claramente, era muito mais difícil ter acesso a essas imagens de bruxes pretes.

LEIA TAMBÉM: E SE A BRUXARIA ACONTECESSE NA FAVELA?

Por isso, acho muito justo elaborar com vocês essas figuras, além do mais, no próprio livro Grimório das Bruxas, encontramos um capítulo só com as referências das bruxas nos filmes. Somos uma comunidade e vou mostrar as que mais me inspiram de alguma forma.

1. Marie Laveau – American Horror Story

Marie Laveau, que foi interpretada pela atriz Angela Basset, aparece na temporada Coven e Apocalipse, onde a mesma é uma bruxa praticante do Voodoo. Ela não apenas é uma figura que aparece nas telas, como também existiu realmente. Marie Laveau é uma das bruxas pretas mais conhecidas de todos os tempos, considerada a Rainha do Voodoo nos Estados Unidos.

2. Prudence Blackwood – O Mundo Sombrio de Sabrina

Prudence, interpretada por Tati Gabrielle, é uma das bruxas que aparecem na série O Mundo Sombrio de Sabrina e, inicialmente a sua participação na série é bem pequena, onde sua história se entrelaça com a de suas duas irmãs adotivas. Nas temporadas mais recentes existe um crescimento da personagem quando descobre-se que é filha do senhor Blackwood, mas não é isso que a torna tão relevante para série; toda a sua altivez, domínio sobre os poderes que possui e sua energia, mesmo como antagonista, são extremamente potentes.

3. Queenie – American Horror Story

Queenie é extremamente controversa, afinal, a sua habilidade está na questão de ela mesma ser uma boneca de Voodoo. Eu sinto que para os olhos que não estão treinados para as cenas em que ela demonstra seu dom, é normal se chocar e até mesmo ter receio das cenas, mas a atriz Gabourey Sidibe interpreta de forma incrível!

4. Bonnie Bennett – Diário de Um Vampiro

Bonnie Bennett, interpretada pela atriz Kat Graham, é uma das personagens que, como todas acima, merecia mais atenção e cuidado no desenvolvimento de suas cenas. Ela é amiga de Helena, protagonista da série Diário de Um Vampiro, e tem um poder surreal!

5. Rochelle – Jovens Bruxas

E, claro, não poderia me esquecer da bruxa que provavelmente seja referência para todos nós, Rochelle, interpretada por Rachel True, em Jovens Bruxas. No filme a gente consegue identificar a sua história permeada pelo racismo que sofre de uma das personagens do colégio em que estuda. A partir do momento em que ela ganha os seus poderes através de todo o conhecimento compartilhado entre as amigas, a roda simplesmente gira.

Essas são algumas das bruxas pretas que conheço na cena pop e, obviamente temos mais; não podemos esquecer do maravilhoso Ambrose Spellman, por exemplo, mas a ideia do post é trazer esse estímulo para que vocês consigam enxergar para além dos estereótipos e nos fazer presentes.

LEIA TAMBÉM: COMO SER UMA BRUXA?

Agora vamos a algumas dicas de filmes sobre bruxaria que encontramos no livro Grimório das Bruxas, porque estes também são importantes para a construção da nossa narrativa mágica na atualidade.

Temos:
As Bruxas de Eastwick;
A Bruxa de Blair;
A Bruxa;
A Maldição da Bruxa;
The Love Witch

E muitos outros que não vou contar porque quero deixá-los curiosos e incentivá-los a ter o livro, não apenas por essa informação das bruxas na cultura pop, mas porque ele nos faz imergir na história da bruxa em vários tempos.

Bom, é isso. Antes de mais nada gostaria de agradecer pela oportunidade de poder compartilhar o meu conhecimento com vocês e por esse espaço cedido pelo DarkBlog, que tenho sempre a honra de fazer as melhores parcerias!

Me acompanhem nas redes sociais @abruxapreta e a gente se vê por aí!

Sobre Pam Ribeiro

Avatar photoPrazer, eu sou a Pam Ribeiro, A Bruxa Preta, dona e proprietária deste portalzão favelado. Facilitadora do reencontro com a nossa natureza divina por meio da decolonização espiritual. Terapeuta reikiana, taróloga, e astróloga. Na busca por levar a magia preta através da escrita curativa e poética marginal.

1 Comentário

  • Emili Lima

    13 de setembro de 2021 às 15:23

    Amei o post!!!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide