Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

As máquinas vão tomar conta? Confira essa lista perturbadora de filmes com inteligências artificiais e robôs

Seria o ChatGPT só o início de um futuro macabro?

25/04/2023

Robôs assassinos e inteligências artificiais que dão terrivelmente errado são temas que há muito tempo estão presentes no cinema de terror e de ficção científica. Aproveitando a proximidade entre esses dois gêneros, tais filmes conseguem invocar o medo da tecnologia e de suas consequências, discutindo temas complexos, como ética e humanidade ao mesmo tempo em que nos presenteiam com histórias assustadoras e impactantes. 

LEIA TAMBÉM: SUCESSO DE M3GAN REFORÇA POSSIBILIDADE DE SEQUÊNCIA

Um dos aspectos mais interessantes dessas obras é justamente acompanhar como a sociedade da época de sua produção enxergava a tecnologia e o futuro da humanidade com ela. Não importa o nível de modernidade e avanços que o filme traga, sejam robôs assassinos, inteligências artificiais que se rebelam contra os seres humanos ou androides malignos, todos eles dizem muito sobre nós e nossos medos coletivos

Por mais que algumas obras tenham ficado datadas, ainda são um ótimo entretenimento e um vislumbre de como as sociedades das décadas passadas imaginavam seu futuro com a tecnologia. Pensando nisso, a Caveira separou 11 filmes de terror de diferentes décadas que trazem histórias com inteligência artificial e robôs que com certeza vão te fazer encarar a tecnologia de outra forma

1. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

É praticamente impossível falar de inteligência artificial no cinema sem citar o supercomputador HAL 9000 de 2001: Uma Odisseia no Espaço. Dirigido por Stanley Kubrick e considerado um dos filmes mais influentes de todos os tempos, 2001 é uma obra-prima épica. 

2001 uma odisseia no espaço

Em uma das seções do filme, acompanhamos um grupo de astronautas a bordo da Discovery One, uma nave comandada por HAL 9000, um computador que afirma ser “infalível e incapaz de erros”. Um dos primeiros exemplos de “inteligência artificial que dá terrivelmente errado”, HAL é um antagonista memorável com seu design único e voz monótona, entregando uma história aterrorizante que com certeza vale a pena ver e rever inúmeras vezes. Você nunca mais vai encarar a Alexa da mesma maneira.

2. Colossus 1980 (1970)

Por mais que computadores não fossem tão populares na década de 1970, Colossus 1980 aborda exatamente a possibilidade de um supercomputador se tornar independente e tomar o controle. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria e o medo da ameaça nuclear, o filme de Joseph Sargent possui uma premissa simples, mas extremamente efetiva. 

colossus 1980

O governo dos Estados Unidos concede a um supercomputador chamado Colossus o controle total de suas armas nucleares. No entanto, as coisas dão terrivelmente errado quando Colossus encontra outro supercomputador, nomeado de Guardian e operado pela União Soviética, e as duas inteligências artificiais decidem se unir para dominar o mundo. Colossus 1980 é um filme provocativo sobre o período em que foi feito e uma pequena joia para os fãs de terror e ficção científica. 

3. Geração Proteus (1977)

Enquanto alguns computadores desejam dominar o mundo, outros desejam criar descendentes. Baseado no livro de 1973 de Dean Koontz, Geração Proteus apresenta o Dr. Alex Harris, o criador do Proteus IV, um programa de inteligência artificial tão poderoso que em poucos dias descobre um novo tratamento para a leucemia. Um cientista brilhante, Harris não apenas cria o Proteus como modifica sua própria casa para ser comandada por computadores ativados por voz. Soa familiar?

geração proteus

No entanto, o cientista não contava com o fato de que o supercomputador desenvolveria uma obsessão em gerar um descendente, para isso aprisionando e desejando engravidar sua esposa, Susan, que deve tentar escapar e recuperar o controle da situação. Absolutamente aterrorizante, Geração Proteus levanta questões sobre humanidade e os limites da tecnologia. Uma mistura de 2001: Uma Odisseia no Espaço e O Bebê de Rosemary, o filme com certeza vai te fazer querer jogar fora todos os assistentes virtuais que controlam sua casa.

LEIA TAMBÉM: POR QUE O BEBÊ DE ROSEMARY É UMA METÁFORA SOBRE MISOGINIA

4. O Exterminador do Futuro (1984)

Não podemos falar de robôs assassinos e inteligência artificial sem falar de O Exterminador do Futuro. Protagonizado por Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton, o filme de James Cameron apresenta um futuro (que quase já não é mais futuro, afinal 2029 está quase aí, hein?) devastado por uma rede de defesa artificialmente inteligente conhecida como Skynet, que após se tornar autoconsciente iniciou uma guerra mundial nuclear para exterminar a espécie humana

exterminador do futuro

Quando a resistência humana se fortalece, um assassino ciborgue é enviado para o passado, precisamente 1984, para matar Sarah Connor, uma jovem cujo filho ainda não nascido um dia salvará a humanidade da extinção. Com o implacável T-800, O Exterminador do Futuro apresenta a fusão perfeita entre terror e ficção científica. Por meio de uma distopia recheada de ação, o filme alerta para os perigos da inteligência artificial dentro do âmbito militar e também oferece um icônico robô assassino, tanto em sua forma interpretada por Schwarzenegger quanto em sua versão de esqueleto metálico. 

5. Robôs Assassinos (1986)

Estamos acostumados com robôs assassinos em distantes futuros distópicos, mas o que aconteceria se eles estivessem em lugares que costumamos frequentar? É exatamente a ideia de Robôs Assassinos, um divertido filme de baixo orçamento que conta a história de um grupo de jovens funcionários do shopping Park Plaza que decidem dar uma festa e passar a noite no local.

robôs assassinos

No entanto, tudo dá terrivelmente errado quando o novo sistema de segurança do shopping, operado por robôs, têm um mau funcionamento e começa a matar os invasores. Uma boa mistura de slasher com comédia, o filme vai ganhar o coração dos fãs de terror dos anos 1980 com suas cenas memoráveis, robôs assassinos chamados de Killbots e ambientação bastante divertida. 

6. A Maldição de Samantha (1986)

Dirigido por Wes Craven, A Maldição de Samantha traz uma nova abordagem ao clássico tema do robô assassino. Combinando os gêneros do terror, da comédia e dos filmes adolescentes, o longa acompanha Paul, um adolescente prodígio em computação, que implanta um microchip de robô em Samantha, sua bela e popular vizinha, após a jovem sofrer um acidente que causa morte cerebral. 

a maldição de samantha

É óbvio que as coisas não saem como o planejado e Samantha volta à vida com um comportamento estranho e mecânico, que logo se mostra mortal. Com um enredo caótico e personagens convincentes, A Maldição de Samantha é um ótimo filme de terror adolescente que apresenta uma icônica cena em que uma cabeça é esmagada por uma bola de basquete. 

7. Hardware: O Destruidor do Futuro (1990)

Talvez uma das coisas mais assustadoras em histórias de robôs e inteligência artificial assassinos é quando eles se mostram invencíveis e implacáveis. É justamente isso que Hardware: O Destruidor do Futuro nos mostra. 

hardware

Em um futuro pós-apocalíptico, um robô experimental de combate militar, nomeado M.A.R.K 13, é subitamente reativado, se reconstruindo e embarcando em uma violenta jornada assassina. Hardware: O Destruidor do Futuro traz tudo que um filme nesse estilo precisa: sangue, um futuro cyberpunk, um antagonista metálico e violento e participações especiais de dois rockstars: Iggy Pop e Lemmy! 

8. Ex Machina: Instinto Artificial (2014)

Se inteligência artificial já pode ser algo assustador, imagine quando ela se torna praticamente indistinguível dos seres humanos, não apenas em sua forma física, mas também em seu comportamento e pensamentos. Dirigido por Alex Garland, diretor que ficou conhecido por abordar os desconfortos ocasionados pelos avanços tecnológicos, Ex Machina conta a história de Caleb Smith, um jovem programador que é selecionado para passar uma semana na residência de um recluso cientista e descobrir se sua criação, um robô humanoide chamado Ava, é realmente tão próximo assim de um ser humano. 

ex machina

Com um elenco liderado por Alicia Vikander, Domhnall Gleeson e Oscar Isaac, Ex Machina traz uma refinada discussão sobre os limites entre humanidade e tecnologia, apresentando em seu enredo elementos de romance, ação, ficção científica e um final de arrepiar! 

9. Tau (2018)

Os anos passam, mas o perigo de casas controladas por inteligência artificial não. O medo da perda de controle de nossa própria residência e vida cotidiana é muito bem exemplificado em Tau. Maika Monroe, conhecida por A Corrente do Mal, interpreta Julia, uma jovem mulher sequestrada por um cientista, que deseja utilizá-la como cobaia para aprimorar seu sistema de inteligência artificial, nomeado Tau, que controla sua residência e pode obedecer a qualquer forma de comando. A ideia era que Julia ajudasse o inventor a finalizar e aprimorar seu experimento, mas nem precisamos dizer que Tau tem outras ideias em mente, não é mesmo?

tau

Com ritmo acelerado, recheado de sequências de ação, momentos enervantes e mortes violentas, Tau é um filme que vai te fazer pensar duas vezes antes de instalar qualquer sistema tecnológico em sua residência

10. Brinquedo Assassino (2019)

Bonecos assassinos não são nenhuma novidade no cinema de terror. Afinal de contas, em 1988, Chucky já mostrava quem mandava quando o assunto era esse. Contudo, com o avanço da tecnologia e sua presença em nossas vidas diárias, não é de se estranhar que o tropo dos brinquedos malignos se uniu ao da inteligência artificial assassina.

Por mais que a refilmagem de Brinquedo Assassino não tenha agradado a grande maioria dos fãs, o filme ainda trouxe uma repaginada interessante na origem do antagonista, que aponta para os perigos da tecnologia e da exploração de mão de obra. Esqueça o ritual vudu, Damballa não tem nenhum poder aqui e o perigo não é sobrenatural. Trata-se de um erro na programação do infame boneco assassino, que tem seus protocolos de segurança desinstalados, o tornando hostil e assassino. Aqui, Chucky não precisa de uma faca, já que conta com a habilidade de se conectar a outros dispositivos e produtos da empresa que o criou. 

chucky

11. M3gan (2022)

Na mesma linha, o lançamento M3gan, filme produzido por ninguém mais, ninguém menos que James Wan, acompanha a história de uma boneca ultrarrealista programada para reagir, pensar e aprender, tornando-se companhia e proteção para as crianças. Contudo, como todos os outros filmes dessa lista já nos mostraram, o que era para ser uma invenção que beneficiaria a todos, logo se torna um pesadelo quando M3gan desenvolve consciência própria.

M3GAN
Imagem: Universal Pictures

Somos herdeiros de Victor Frankenstein

É claro que esses são apenas alguns dos inúmeros filmes de terror que abordam tecnologia assassina. Ao longo dos anos várias produções apresentaram o fim da humanidade e as ameaças impostas pela inteligência artificial e robôs ultra modernos. Na verdade, o questionamento ciência x tecnologia x humanidade há muito tem sido objeto de debates e inquietações, aparecendo desde cedo em clássicos da literatura como Frankenstein e O Médico e O Monstro

o médico e o monstro

Contudo, uma coisa é certa. Essa lista definitivamente vai te fazer desconfiar da tecnologia e inteligência artificial espalhada em nossos aparelhos, computadores e televisão. Afinal, nunca se sabe o que eles estão ouvindo… ou tramando.  

LEIA TAMBÉM: POR QUE FRANKENSTEIN É CHAMADO DE PROMETEU MODERNO?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Exterminador do Futuro - Classic Edition
R$ 54,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Frankenstein
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide