Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Novidades

Black Mirror real: Aplicativo permite visualizar memórias

Lembranças seriam vistas por realidade virtual

28/02/2023

“Caramba, isso é muito Black Mirror!” Quem nunca soltou essa ao se deparar com alguma tecnologia fascinante e ao mesmo tempo perturbadora do mundo real? Agora estão querendo lançar um aplicativo que permita às pessoas gravar, armazenar e visualizar as próprias memórias.

LEIA TAMBÉM: SCANNERS: RELEMBRE O CLÁSSICO DE DAVID CRONENBERG QUE VAI VIRAR SÉRIE NA HBO MAX

Se isso também lhe soou “muito Black Mirror” é porque a tecnologia é muito semelhante ao plot de um dos primeiros episódios da série. Intitulado “The entire history of you” [A história completa de você], o episódio foi o terceiro da primeira temporada e mostra um futuro em que as pessoas utilizam o “Grão”, um chip que implanta uma espécie de HD no cérebro, permitindo que cada ação de seus usuários seja gravada e possa ser assistida novamente com uma lente de contato sinistra. 

A tecnologia real se chama Vivid e apresenta algumas diferenças do dispositivo da ficção, embora levante a possibilidade de “reviver” momentos passados da nossa vida combinando realidade virtual e smartphones de última geração.

Como funciona o Vivid

Atualmente a Wist Labs está desenvolvendo um aplicativo para smartphone que permitirá que os usuários gravem experiências inesquecíveis e façam um upload delas em um headset de realidade virtual em algum momento. A ideia é que a tecnologia capture informações em 3D a partir de filmagens, transformando qualquer gravação em uma experiência imersiva tridimensional, com a qual os usuários possam interagir. Veja como funciona no tweet da empresa:

Atualmente o Vivid está na fase beta e apenas em iOS. Ele está sendo desenvolvido para ser compatível com os óculos de realidade virtual da Quest, permitindo que os usuários também convidem outras pessoas para participar de suas experiências.

De maneira semelhante à tecnologia do episódio de Black Mirror, a realidade virtual também permitiria que os usuários acessassem as experiências passadas com possibilidade de rebobinar, dar zoom e examinar em detalhes cenas do dia a dia que tenham sido capturadas.

A principal diferença da realidade para a ficção é que tais imagens necessitariam de um smartphone com sensores e software compatíveis com 3D. Para reviver uma memória, as pessoas devem gravar a experiência com o app Vivid, que irá capturar as informações necessárias para transformar a filmagem 2D em um mundo 3D — algo bem menos prático do que as lentes de contato que os personagens da série utilizavam. 

realidade virtual
Unsplash/Reprodução

Segundo o fundador da Wist, Andrew McHugh, o aplicativo será capaz de salvar cores, profundidade, a posição do dispositivo, áudio e informações da cena. A captura de profundidade é possível graças aos sensores LiDAR nos modelos Pro de iPhones e iPads.

O app e o programa ainda estão nos estágios iniciais, por isso os vídeos podem parecer meio distorcidos e sem algumas posições da cena. A Wist pretende melhorar a performance do aplicativo antes de ele ser oficialmente lançado, o que deve ocorrer ainda este ano.

Com a nova tecnologia, a frase “não consigo desver” talvez ganhe um novo significado.

LEIA TAMBÉM: O QUE EXPLICA O NOSSO MEDO DE EXTRATERRESTRES?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Ani

    7 de março de 2023 às 12:04

    Que louco isso

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

1618 + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
1984 +Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide