Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ArtigoFilmes

O que explica o nosso medo de extraterrestres?

Aparição de óvnis reacende temor de invasão alienígena

15/02/2023

O noticiário das últimas semanas parece ter saído de algum filme de ficção científica: desde o início de fevereiro registros de objetos voadores não identificados, os famosos óvnis, assustam aqueles que têm medo de que alienígenas decidam invadir a Terra.

LEIA TAMBÉM: ENTENDA A ORDEM CRONOLÓGICA DE TODA A SAGA STAR WARS

No dia 4 de fevereiro, os Estados Unidos derrubaram um balão chinês que estaria sendo utilizado para vigilância, segundo os próprios americanos. Desde então, outros três incidentes foram reportados: um objeto do tamanho de um carro sobrevoava o Alasca, outro objeto cilíndrico voava sobre o Canadá e um outro, em formato octagonal, passava sobre um lago na fronteira dos EUA e Canadá. Todos eles foram derrubados e não há notícia de que algum ET tenha saído de dentro deles.

Diante da repercussão dos episódios, que rapidamente foram relacionados pelas pessoas a uma suposta atividade alienígena, a Casa Branca declarou que não há qualquer indício de que os objetos tenham origem extraterrestre. A própria nomenclatura de óvni é muito mais ampla do que a associação com ETs, que se popularizou. Como o próprio nome diz, trata-se de algum objeto voador que não pode ser propriamente identificado, inclusive de origem terrestre.

Por que temos medo de extraterrestres?

Em boa parte por causa da maioria das histórias de ficção científica que consumimos ao longo de décadas. Desde a famosa transmissão de rádio de Guerra dos Mundos, feita por Orson Welles, passando por livros e filmes, a maioria das nossas relações com os extraterrestres nessas obras não é nem um pouco amigável.

O medo de seres de outros planetas serviu para alimentar outras paranoias sociais, como Jack Finney fez em Invasores de Corpos. No livro, não há discos voadores ou criaturas com um cabeção. A ameaça se manifesta aos poucos, quando pessoas percebem que seus amigos, familiares e conhecidos se tornam “vegetais”. Publicada originalmente em 1955, a obra reflete o retrato de uma sociedade marcada pelo medo da lavagem cerebral e da invasão de um inimigo soviético durante a Guerra Fria.

invasores de corpos

Porém, não há qualquer evidência de que a natureza dos alienígenas seria malevolente. Os cenários que envolvem a possibilidade de vida inteligente fora da Terra são três: 1) os aliens não têm interesse em fazer contato; 2) eles têm contato e são benevolentes; e 3) o contato seria uma ameaça para nós — e é justamente essa que tiram o nosso sono após assistir a algum documentário sobre o tema.

Possivelmente o medo de ETs violentos parta justamente da nossa própria natureza. Se eles forem como boa parte das sociedades dominantes ao longo da história, estariam sim interessados em colonizar, escravizar, matar os nativos do planeta, roubar nossos recursos e impor o seu estilo de vida sobre nós. Afinal, nada tão desumano quanto o próprio ser humano, não é mesmo? 

E é ali que mora o medo: se eles tiverem o interesse e forem capazes de chegar até aqui, é porque já detêm uma tecnologia superior à nossa. E isso significa que não teríamos qualquer chance de nos defender caso a tal “visita” seja mesmo uma ameaça. Mais ou menos como aconteceu com os nativos de tantos continentes dominados por europeus ao longo de séculos.

A boa notícia é que nem a ciência apoia esse tipo de temor. Afinal, se os alienígenas estivessem interessado em algum recurso valioso, eles o buscariam em algum planeta composto por aquele material. Ou seja, se eventualmente esse contato ocorrer, pode muito bem ser em termos mais harmoniosos, como Becky Chambers escreveu na série de livros iniciada por A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil: com humanos e seres de outros planetas convivendo e trabalhando juntos em um sistema intergaláctico que abriga as mais variadas origens planetárias.

a longa viagem a um pequeno planeta hostil

LEIA TAMBÉM: SÉRIE WAYFARERS: A FICÇÃO CIENTÍFICA COM REPRESENTATIVIDADE

5 Filmes que alimentam o nosso medo de extraterrestres

Ficção científica e terror se encontram para despertar aquele medo da tal “verdade” que está lá fora. Existem inúmeros filmes aterrorizantes que abordam a temática de alienígenas, naves espaciais e invasões, mas a Caveira separou aqueles que dão um gelo especial na espinha. Se liga nessas produções de outro planeta:

1. Alien: O Oitavo Passageiro 

Clássico absoluto não apenas do terror, mas do cinema! No longa dirigido por Ridley Scott, Ripley (Sigourney Weaver) faz parte da tripulação de uma nave que aterrissa em um satélite, após terem recebido um sinal de lá. Só que a parada acaba fazendo com que eles carreguem um passageiro indesejado e coloquem a vida de todos à bordo em risco. O longa fez tanto sucesso que rendeu uma franquia de filmes, livros, quadrinhos, videogames e brinquedos.

alien
Brandywine Productions/Divulgação

2. Não! Não Olhe!

O terceiro filme de terror de Jordan Peele é o primeiro a incluir um mal que vem de outro planeta. Uma nuvem estranha parece alterar o comportamento de animais em uma fazenda e fazer com que objetos aleatórios caiam do céu sem explicação. Mas afinal, o que estaria por trás desses fenômenos inexplicáveis?

Não não olhe
Universal Pictures/Divulgação

3. Sinais

Em um dos filmes mais elogiados de M. Night Shyamalan, um pastor que mora com os filhos e o irmão mais novo em uma propriedade rural descobre estranhos círculos formados nas plantações de milhos — o que ele descobre ser resultado de atividades extraterrestres. Quando os ETs invadem de fato o planeta, ele e sua família se abrigam em casa para evitar os ataques.

sinais
Touchstone Pictures/Divulgação

4. O Enigma de Outro Mundo

Nesse enervante clássico de John Carpenter, um grupo de pesquisadores em missão na Antártida se depara com um parasita alienígena, capaz de assimilar e imitar formas humanas. Tal qual Invasores de Corpos, o suspense é construído em torno da paranoia do grupo em um local absolutamente isolado: afinal, como saber quem é humano e quem é extraterrestre?

o enigma de outro mundo
Universal Pictures/Divulgação

5. Cloverfield: O Monstro

Filmado em estilo found footage, Cloverfield: O Monstro consegue capturar bem o caos que seria sofrer um ataque alienígena do ponto de vista de uma pessoa comum. A história é contada através das filmagens feitas por um grupo na festa de despedida de um dos amigos, que iria se mudar para o Japão. O longa conta com a direção de Matt Reeves e produção de J. J. Abrahams, e deu início a uma franquia que explora outros subgêneros do terror e diferentes pontos de vista do ataque alienígena.

cloverfield monstro
Paramount Pictures/Divulgação

E você? Tem algum filme de extraterrestres que te deixa acordado à noite? Conta pra gente nos comentários que a Caveira quer saber!

LEIA TAMBÉM: 10 FILMES DE TERROR FOUND FOOTAGE ATERRORIZANTES

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Alguém

    16 de fevereiro de 2023 às 22:13

    Existem, são verdadeiros e são reportados desde muito tempo. Não definiria como “extraterrestres”. O melhor a fazer é esquecê-los.
    NÃO PROCURE O QUE VOCÊ NÃO QUER ENCONTRAR.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Star Wars: Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Nós, os ETs + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide