Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMedo Clássico

Bram Stoker: O mestre do Medo Clássico

Conheça 6 curiosidades sobre o escritor + 6 adaptações de Drácula

08/11/2019

Diferentemente da fama de seu maior best-seller, a história de Bram Stoker não é tão conhecida do grande público. O autor irlandês passou parte de sua vida em Londres, onde até hoje se encontram suas cinzas, e se tornou conhecido pelo livro Drácula, sobre o famoso vampiro da Transilvânia, publicado pela DarkSide Books® em duas edições: Dark Edition e First Edition.

Mas, se por um lado a sua biografia não é tão difundida, isso não significa que ela não tenha sido interessante. Neste post separamos algumas das principais curiosidades da vida do autor:

1. Ele passou boa parte da vida doente

Nascido em 1847 e batizado Abraham Stoker, o escritor foi o terceiro de sete filhos de uma família irlandesa que morava ao norte da capital, Dublin. Em seus primeiros anos de vida ele foi acometido por uma doença desconhecida. A situação era tão grave que ele não conseguiu ficar em pé até os sete anos de idade. Acredita-se que o período acamado contribuiu para sua criatividade.

2. Stoker era atleta e se formou em Matemática

Mesmo com uma infância doente, Bram Stoker nunca mais voltou a apresentar o problema e virou até atleta em seus anos na faculdade. Ele frequentou o Trinity College, uma das universidades mais prestigiadas da Irlanda, de onde também se formaram os escritores Oscar Wilde e Samuel Beckett. Lá ele praticou diversos esportes e se formou em Matemática.

3. O escritor trabalhou em outras áreas antes de se dedicar à literatura

A carreira de Bram Stoker se iniciou no serviço público do Governo Irlandês, na década de 1870. Nesta época ele também escrevia voluntariamente críticas de peças de teatro para o jornal Dublin Evening Mail. Sua avaliação de Hamlet chamou a atenção do ator Henry Irving, que acabou virando seu amigo. Anos mais tarde, Irving convidou Stoker para trabalhar com ele. Isso fez com que o escritor se mudasse para Londres, onde foi agente de Henry Irving e administrou o seu teatro, o Lyceum, que existe até os dias de hoje. Neste período ele conheceu muitas pessoas famosas da época, inclusive o escritor Arthur Conan Doyle. Seu romance mais famoso, Drácula, só foi publicado quando Bram Stoker já estava com 50 anos de idade.

Edições Drácula DarkSide

4. Bram Stoker se apaixonou pela mesma mulher que Oscar Wilde

Os dois escritores irlandeses se conheceram nos anos de faculdade no Trinity College. A mulher em questão era a atriz Florence Balcombe, uma beldade da época e namoradinha de infância de Wilde. Em 1878 ela e Stoker se casaram, o que levou Wilde a se mudar para Londres. Mal sabia ele que no ano seguinte os Stokers se mudariam para lá também. No final das contas, Wilde não guardou rancor para a vida inteira e foi visitado por Bram Stoker enquanto morou na França, nos últimos anos de sua vida. 

5. Sua causa de morte é desconhecida e suas cinzas podem ser visitadas

Stoker faleceu em abril de 1912, aos 65 anos de idade. A causa da morte não tem consenso entre historiadores, que apontam como possibilidades sífilis ou exaustão. Suas cinzas, assim como as de seu filho, Noel, estão em uma urna no Crematório Golders Green, o primeiro de Londres. Para visitá-las é preciso do acompanhamento de um guia. Florence ficou casada com Stoker até a morte dele e viveu por mais 25 anos. As cinzas dela foram espalhadas pelo jardim do mesmo crematório.

6. Dublin tem um festival em homenagem a Bram Stoker

Há oito anos a capital irlandesa celebra a vida do escritor com o Bram Stoker Festival, realizado em meio às festividades de Halloween. São quatro dias de diversas atividades voltadas ao terror, com direito a parque de diversões, instalações, exibições de filmes e até mesmo encenações de sessões espíritas. A última edição do Festival contou com a participação de Dacre Stoker, sobrinho bisneto do autor.

Leia também: HALLOWEEN: CONHEÇA O BRAM STOKER FESTIVAL



6 adaptações de Drácula no cinema e na TV

O sucesso do clássico Drácula rende adaptações e homenagens ao macabro vampiro de Bram Stoker até hoje. Uma das influências para a criação do personagem é o governante romeno Vlad III, cujo método preferido de execução era a empalação. Embora o escritor nunca tenha viajado para o Leste Europeu, ele passou sete anos pesquisando para fazer sua ambientação na Transilvânia.

LEIA TAMBÉM: PRÍNCIPE DRÁCULA: CONHEÇA CINCO LOCAIS DESLUMBRANTES NA ROMÊNIA

A verdade é que a macabra história permanece no nosso imaginário até hoje, reforçada por diversas adaptações em peças, filmes e séries de TV. Neste post separamos as principais delas:

1. Nosferatu (1922)

O longa de F. W. Murnau é um dos principais representantes do Expressionismo Alemão. A história se baseia livremente na obra de Stoker, trazendo alguns eventos para a Alemanha. Até os nomes dos personagens foram alterados para evitar processos por plágio. Só que não deu muito certo, já que Florence Stoker processou os produtores pela versão não autorizada. Ela ganhou o processo e muitos dos materiais originais do filme foram destruídos.

NOSFERATU, filme de 1922

2. Drácula (1931)

A nossa referência mais icônica do Conde Drácula no cinema vem da versão interpretada por Bela Lugosi, que também estrelou outros clássicos do cinema de terror, a maioria deles produzidos pela Universal Pictures, responsável pela popularização do gênero em Hollywood. O filme é uma adaptação da peça de teatro da Broadway, também estrelada por Lugosi.

Drácula, filme de 1931

3. Drácula de Bram Stoker (1992)

No início dos anos 1990 o aclamado diretor Francis Ford Coppola encarou uma nova adaptação do clássico de Bram Stoker, incluindo o nome do autor no título do filme. Estrelada por Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins e Keanu Reeves, esta adaptação buscou se manter o mais próxima possível do clássico original.

Drácula de Bram Stoker, filme de 1992

4. Drácula, morto mas feliz (1995)

Mel Brooks passou boa parte de sua carreira fazendo adaptações cômicas de histórias consagradas, como Robin Hood e até mesmo Star Wars. Nem o próprio Conde Drácula conseguiu fugir do raio cômico de Brooks, sendo interpretado pelo hilário Leslie Nielsen

Drácula, morto mas feliz, filme de 1995

5. Drácula (2013 – 2014)

Não só na telona vivem as adaptações de Drácula. Uma das versões mais recentes é uma série de 10 episódios foi transmitida pela NBC. A história é uma releitura do clássico de Stoker e mostra um Drácula chegando a Londres para se vingar daqueles que lhe causaram mal no passado. O personagem principal era interpretado por Jonathan Rhys Meyer, conterrâneo de Bram Stoker. A série foi cancelada após apenas uma temporada por não corresponder às expectativas de audiência nos Estados Unidos (apesar de ser um sucesso no Reino Unido) e pelos problemas de Meyer com alcoolismo. 

6. Drácula (2019)

E não é que o vampirão chegou à era do streaming? A Netflix e a BBC estão trabalhando em uma minissérie dedicada ao Conde Drácula e sua jornada da Transilvânia a Londres. A minissérie está sendo produzida pelos criadores de Sherlock e deve seguir um formato parecido: nesta primeira temporada serão três episódios de 90 minutos cada um. Na nova produção, o assustador Drácula será um vampiro bissexual. Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o roteirista do seriado Mark Gatiss deu detalhes de como será o novo vilão, com uma personalidade diferente das vistas em outros anos na TV e cinema:

“Ele tem os gostos ampliados, este Drácula. Dessa vez, não é apenas uma coleção de mulheres dos anos sessenta com sutiãs flexíveis. Drácula não discrimina. Ele procura a comida, mas, também as pessoas que o interessam”, disse.

LEIA TAMBÉM: NETFLIX DIVULGA NOVA IMAGEM DE SÉRIE SOBRE DRÁCULA

A data de lançamento ainda não foi confirmada, mas deve ficar para o final de 2019 ou início de 2020. Preparem seus pescoços!

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Drácula - First Edition + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide